Blog

Conteúdo sobre gente e gestão

microgerente
Publicado 04.10.2016 em Gente e Gestão

Microgerente – 7 motivos para não agir como um

No último post falamos sobre Micromanagement e como esse método gerencial é visto dentro das organizações.

Hoje iremos destacar 7 pontos muito importantes que devem ser observados e avaliados, pois são pontos negativos que podem estar adoecendo sua empresa e medidas reparativas devem ser tomadas o mais breve possível.

1 – O microgerente pode estar deixando um ou vários membros da equipe doente

Sim. Imagine uma pessoa que mais parece a sua sombra, te criticando, e agindo de forma a te constranger. Existem vários estudos que ligam as doenças psicossomáticas a fatores relacionados à trabalho.

2- Aumento do índice de Turnover

Quando a relação entre gerente/funcionário se desgasta, o funcionário tende a procurar um ambiente em que ele possa melhorar sua qualidade de vida, se sinta menos estressado e pressionado. As consequências afetam diretamente a empresa, que perde seu capital intelectual, gasta com rescisões, novas contratações, treinamento, etc.

3 – A produtividade despenca

Aqueles funcionários que permanecerem, estarão desmotivados. Como consequência, atraso na entrega de tarefas e perda de prazos.

4- O microgerente pode estar afetando a vida pessoal do funcionário e nem percebe que a dele mesmo já não está tão bem..

O estresse no trabalho, muitas vezes é levado para casa. E se sua casa deveria ser seu porto seguro e já não é mais, as coisas só tendem a piorar. A falta de paciência, inquietação, são reflexos de assuntos mal resolvidos. O “perfeccionismo” no trabalho, também está em casa. É preciso compreensão para entender as diferenças.

5 – Medo

Medo de perder o emprego, medo de fracassar, medo de não conseguir… conviver com o medo. Se não há segurança no trabalho, existe espaço para desconfiança, desmotivação, o comportamento muda. Por muitas vezes o resultado é excesso de trabalho, que gera estresse e insatisfação.

6 –  Retrabalho

Para atender as exigências do microgerente, os projetos são feitos, refeitos, alterados, substituídos, até que se perca os prazos. Seria melhor acompanhar as atualizações e sugerir mudanças somente se necessário.

7 – Sinergia entre cada participante da equipe

Para resultados serem alcançados mais rapidamente e com mais qualidade, a equipe precisa estar envolvida com o projeto e entre si. Se esta sinergia deixa de existir por atitudes que sufocam e desmotivam, a criatividade é reprimida, as ideias deixam de aparecer, a convivência se torna cada vez mais difícil. Onde falta sinergia, sobra espaço para fofocas no corredor. Ham? Como assim? Para o microgerente, ele dá conta do recado, só ele sabe e não nota nenhuma mudança de comportamento nos funcionários.

As pessoas se tornam mais envolvidas com a empresa quando percebem que existe autonomia e confiança na medida certa. E qual é essa medida? Aquela que está trazendo os melhores resultados.

É possível melhorar e buscar a excelência de cada membro da equipe e de todos os membros em conjunto. Esse é o papel do gerente, envolver as pessoas para alcançar os melhores resultados reconhecendo o potencial de cada membro da equipe, com a capacidade de liderar e ser lembrado pelo ótimo gestor que é.

http://www.certponto.com.br/2016/09/02/micromanagement_/

Compartilhe nas redes


Leia mais

Saiba mais sobre a CERTPONTO e como ela impacta no seu negócio!

Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.

Entrar em contato