Blog

Conteúdo sobre gente e gestão

cultura organizacional forte
Publicado 18.08.2022 em Gente e Gestão

Como uma cultura organizacional forte pode impactar a sua empresa

Uma empresa é muito mais que a estrutura, os funcionários e os processos existentes. O que unifica tudo isso e estabelece um padrão é a cultura organizacional. Isso porque é ela que define o comportamento de todos os elementos dentro da companhia. E é necessário ações que a mantenham firme e preservem a identidade do local para ter uma cultura organizacional forte. Pode acreditar, isso vai ter um grande impacto nos negócios!

Para isso, é preciso agir de forma alinhada com todos os setores e uma gestão eficiente. Claro que também é essencial conhecer bem as características de uma cultura fortalecida. Você pode entender tudo neste conteúdo. Boa leitura!

Saiba o que é uma cultura organizacional forte

O conceito de cultura dentro da organização engloba a rotina, mentalidade e o comportamento da companhia. Afinal, cada empresa pode ser considerada um pequeno ecossistema com princípios, regras, valores e hábitos. Para ser considerada uma cultura organizacional forte, existe uma série de características que precisam estar presentes, como:

  • colaboradores e clientes motivados e engajados;
  • trabalho em torno do grupo, não do indivíduo;
  • competitividade saudável;
  • sempre assumir riscos;
  • atenção aos detalhes;
  • foco nos resultados;
  • inovação.

Todas essas demonstram o alinhamento com ideias inovadoras e constante aperfeiçoamento. Detalhes esses que farão total diferença para os colaboradores e para os prospects. Contudo, para chegar a esse cenário, caso ainda não esteja, são necessárias algumas mudanças. Confira a seguir como construir uma cultura organizacional forte e comece a aplicar no seu trabalho.

Veja como investir na cultura organizacional irá impactar sua empresa

O advento da internet trouxe uma nova realidade para os negócios. Isso porque a transformação digital mudou a forma de se relacionar, agir e trabalhar. O próprio trabalho remoto é a prova disso. Mesmo que a pandemia tenha acelerado essa mudança, ela já vinha acontecendo há um tempo.

Ao investir em uma cultura organizacional forte, você perceberá a mudança no engajamento e a satisfação da equipe. O que trará um novo ritmo de trabalho, melhorando os resultados. Além disso, quer diminuir o desligamento de funcionários da sua instituição? Então, fazer com que eles se identifiquem e gostem do que fazem é a melhor maneira de retenção. Um trabalhador realizado produz muito mais!

Isso é tão real que a Academy of Management Journal publicou um estudo sobre o tema Organizational Culture and Employee Retention. Acompanhou-se 904 profissionais recém-saídos da faculdade nos últimos 6 anos. Dessa forma, viu-se uma significativa diferença de retenção com o fit cultural. Por exemplo, com adaptação à cultura organizacional, os funcionários ficaram, em média, 13 meses a mais no emprego.

Também, uma cultura organizacional forte ajuda na melhora do autogerenciamento das equipes e na agilidade dos processos corporativos. E, melhor ainda, aumenta a satisfação dos clientes com sua companhia, visto que os colaboradores se sentirão mais motivados a entregar um melhor serviço.

Entenda como construir uma cultura organizacional forte

Agora, fique atento a como construir um ambiente de trabalho positivo. Nesta parte do conteúdo, daremos algumas dicas de aplicação para sua empresa. Lembre-se: uma cultura organizacional forte engaja toda a equipe, traz sensação de pertencimento e, por consequência, aumenta a produtividade.

Defina uma missão e crie um significado coletivo

A partir da missão, você cria um propósito para a organização e pode imaginar como quer que seu negócio seja visto. Esses valores serão os pilares da construção da sua cultura e devem ser propagados pelos gestores.

Documente sua cultura organizacional

Mantenha sua missão, valores e princípios em um documento. Além disso, garanta que todos tenham acesso a ele.

Fique de olho no comportamento do líder

Se o líder não segue as premissas da empresa, não tem como ter uma cultura organizacional forte. Isso porque os funcionários seguirão o exemplo dos diretores.

Crie uma identidade para ter uma cultura organizacional forte

Essa dica se liga à primeira, pois, ao definir a missão e valores, uma identidade começa a ser solidificada. Então, após isso, é preciso criar um senso de identificação e responsabilidade em todos da organização. Dessa forma, essa cultura será fixada e passada para frente com mais facilidade.

Realize comemorações corporativas

Eventos, comemorações e reuniões padronizadas serão agentes do fortalecimento dos costumes do espaço de trabalho. Prepare um calendário com esses momentos e veja a diferença!

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e fique atento a todas as dicas que oferecemos!

Compartilhe nas redes


Leia mais

aplicativos
Publicado 08.07.2016 em Recursos Humanos

Aplicativos para Gestão de RH

Conheça aplicativos para ajudá-lo na gestão de RH. Com um caminhão de diversidade, os apps invadem também o mundo corporativo tonando os processos mais dinâmicos e rápidos.

Saiba mais sobre a CERTPONTO e como ela impacta no seu negócio!

Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.

Entrar em contato