Blog

Conteúdo sobre gente e gestão

REP
Publicado 11.08.2022 em Controle de ponto

Sua empresa ainda usa o REP-C? Saiba por que essa não é uma boa ideia

Existe mais de uma maneira de registrar a jornada de trabalho dos colaboradores na empresa. O RH pode fazer uso do REP-C ― Registro Eletrônico de Ponto ― ou do ponto virtual. É claro que também é possível usar o ponto manual, mas não é segredo que esse método não é o mais seguro e abre espaço para muitos problemas. Então, vamos tratar dos dois primeiros.

Tanto o REP-C quanto o ponto virtual apresentam diferenças referentes à segurança e armazenamento dos dados. Entre as semelhanças, temos a legislação: atualmente, ambos os pontos são regulados pela portaria 671/2021.

Para entender cada um e fazer a melhor escolha para sua empresa, preparamos este conteúdo. Continue a leitura!

Saiba a diferença entre o REP-C e o ponto virtual

Bom, antes de tudo, vamos compreender cada um deles. O REP-C, como já citado, é o registro de ponto que ocorre em terminais físicos da empresa. Assim, o funcionário realiza a marcação na entrada, saída e intervalos por meio de cartão magnético, biometria ou senha, dependendo do tipo do modelo do equipamento.

Já o ponto virtual não depende do REP-C. Ou seja, é um sistema que pode ser acessado por aplicativo ou computador. Dessa forma, é possível registrar presença no próprio dispositivo pessoal, sem precisar de deslocamento para isso. Numa realidade de trabalhos remotos e híbridos, essa ferramenta mostra, cada vez mais, sua essencialidade. O registro do ponto pode ocorrer por biometria, código de barras, aplicativos que funcionam com ou sem internet, e pela Web.

Mas a mobilidade não é a única vantagem do ponto virtual em relação ao REP-C. Conheça mais alguns abaixo.

  • custo-benefício: essa vantagem não está explícita, mas é perceptível. Afinal, sem gastos com manutenção, instalação e outros, as despesas reduzem muito;
  • facilidade: a tarefa do RH no fim do mês fica muito mais fácil com todos os dados computados e organizados automaticamente. Como os dados são transmitidos em tempo real, a folha pode ser fechada a qualquer tempo;
  • manutenção: como o virtual é SaaS, software como serviço, pode ser usado em qualquer computador ou dispositivo móvel.

A segurança é nossa prioridade

Uma das grandes questões referentes ao REP-C é a segurança. Em tempos de LGPD e aumento da necessidade da segurança de dados, isso é indispensável. No Registro de Ponto por equipamento, os dados ficam expostos. Assim, eles ficam inseguros e propensos a serem usados de forma indevida. Isso também pode ocorrer com o comprovante de marcação, já que existe o risco de ser deixado em qualquer lugar. Ainda, usando esse equipamento, o RH precisará fazer a exportação e conferência das informações no fim do mês, o que, por quase nunca ser feito de forma automática, afeta a eficácia do levantamento.

Por outro lado, o ponto virtual da CERTPONTO utiliza certificação digital e os dados são criptografados para proteger os funcionários e empresas.

Desse modo, dá para ver por que o uso do ponto virtual oferece mais segurança e eficácia. Inclusive, levando em consideração que o uso da tecnologia SaaS (Software as a Service) e de verificação digital auxiliam nesse processo. Quer saber mais? Confira abaixo.

Tecnologia na gestão do registro de ponto

A tecnologia é uma aliada tanto no uso do REP-C quanto no ponto virtual. É com ela que o RH consegue otimizar a coleta do registro, a verificação do espelho de ponto e os relatórios. E, mesmo com a relevância nos dois tipos de pontos, o virtual apresenta a vantagem da criptografia, do serviço em nuvem, da checagem imediata e da relatoria automatizada. Todo esse processo reduz erros e, também, custos operacionais.

Então, nada melhor do que escolher a melhor plataforma, que contenha além do registro de ponto, não é mesmo? Importante fazer uma pesquisa e verificar qual já está adequada à LGPD e oferece segurança, facilidade e confiabilidade. Além de ser oferecida por uma empresa com expertise na área. Considerar esses detalhes é prezar pelo melhor serviço para sua empresa!

Conheça uma plataforma que cumpre todos esses requisitos clicando aqui. E continue acompanhando nosso blog!

Compartilhe nas redes


Leia mais

Era digital
Publicado 13.05.2016 em Tecnologia

Era digital, toda informação em apenas um clique!

A Era da Informação ou era digital são termos frequentemente utilizados para designar os avanços tecnológicos advindos da Terceira Revolução Industrial e que reverberaram na difusão de um ciberespaço, um meio de comunicação instrumentalizado pela informática e pela internet.

Saiba mais sobre a CERTPONTO e como ela impacta no seu negócio!

Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.

Entrar em contato