Blog

Conteúdo sobre gente e gestão

reduzir custos operacionais
Publicado 23.08.2022 em Tecnologia

Reduzir custos operacionais: como a tecnologia pode ajudar?

A possibilidade de ter gastos desnecessários atrapalha o sono de todos os gestores. Afinal, o que toda empresa quer é máxima eficiência pelo melhor custo-benefício. Isso quer dizer reduzir custos operacionais otimizando processos, aumentando a produtividade e criando uma cultura organizacional forte. Parece uma tarefa difícil, mas pode ficar tranquilo. As soluções tecnológicas vieram para transformar a realidade dos negócios!

Com elas, é possível facilitar diversas tarefas diárias, como comunicação interna e gestão de ponto eletrônico. Além, é claro, de se modernizar e, assim, ganhar mais espaço no mercado. Neste texto, você entenderá mais sobre o uso de tecnologia para reduzir custos operacionais. Ainda, confira dicas de como escolher as melhores ferramentas para esse encargo.

Como utilizar a tecnologia para reduzir custos operacionais?

A tecnologia em si não é mais novidade no dia a dia empresarial, mas é verdade que as companhias ainda carecem de noções de como usar da melhor forma. Isso quer dizer que aproveitá-la é mais do que ter computadores, é realizar um planejamento focado na inovação. Até porque ela oferece soluções para diversas áreas e auxilia no aumento dos lucros. Confira, abaixo, algumas ideias para seu negócio.

Exemplos de tecnologia que ajudarão a reduzir custos

A computação em nuvem, ou cloud computing, é o primeiro que citaremos. Ela consiste em manter o armazenamento em uma rede, em que o acesso é feito pela internet de qualquer dispositivo. Isso se dá pelo fato de que funciona a partir de um servidor externo, não no próprio aparelho. Algumas formas de uso da computação em nuvem dentro da empresa são processamento de pagamentos, controle de jornada de trabalho, monitoramento de dados, segurança etc.

A forma de reduzir custos operacionais é por conta de não haver gasto com implantação e manutenção. Além disso, como também permite integração, os gastos com comunicação corporativa diminuem consideravelmente. Ainda, de acordo com uma pesquisa da KPMG, 37% dos entrevistados afirmam que o cloud computing ajuda a aprofundar a relação com os clientes. Ou seja, a fidelização resultará em menos investimento para alcançar novos consumidores.

Outras formas de aproveitar a tecnologia para reduzir custos operacionais é com a virtualização da estrutura da companhia. O que é uma vantagem maior ainda se a sua é híbrida ou remota. Softwares de gestão de trabalho são aliados nessa etapa! Ainda, a automatização dos processos irá melhorar a gestão dos recursos e evitar desperdícios.

Confira dicas para escolher as melhores soluções para sua empresa

Sabemos que pode ser difícil selecionar as melhores opções. Por isso, separamos algumas indicações úteis. Veja a seguir.

1. Aposte em softwares integrados

Utilizar um sistema que não integra com os outros da sua organização resultará em trabalho dobrado. Isso porque será necessário digitalização de documentos e gerenciamento manual de várias tarefas. Assim, seus funcionários perderão tempo que poderia estar sendo usado em tarefas lucrativas e o custo com materiais aumentará. Então, fique atento a essa dica na hora do planejamento.

2. Busque parceiras certificadas

Parcerias estratégicas são essenciais para o sucesso dos seus procedimentos. Dessa forma, pesquise bem para ter certeza que as contratadas são certificadas, têm experiência no mercado e cumprem com toda a legislação, como a LGPD. Desse modo, poupará problemas futuros e dará a garantia de qualidade no serviço.

3. Coloque a cibersegurança como prioridade

Os ataques virtuais aumentaram e focar em segurança virtual na empresa é prezar pelo patrimônio. Afinal, pense em toda a perda financeira que uma falha de segurança pode causar. Decréscimo de dados e de clientes, manutenção de sistemas, substituição de solução são só algumas das consequências. Melhor evitar, não é mesmo?

Aqui, ficou claro que a tecnologia deve ser uma prioridade quando o assunto é reduzir custos operacionais. Porém, seu uso também exige cuidado e atenção. Quando o assunto é RH, a tecnologia tornará os processos mais fáceis e os profissionais mais realizados. Para finalizar, deixamos a indicação do artigo “Quais cuidados você precisa ter na hora de escolher um sistema de ponto eletrônico?” para ajudar nesse setor em específico. Até a próxima!

Compartilhe nas redes


Leia mais

Saiba mais sobre a CERTPONTO e como ela impacta no seu negócio!

Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.

Entrar em contato