Employee Experience: como melhorar a jornada do colaborador na empresa
Em gerações anteriores, a principal ambição profissional era fazer uma faculdade, conseguir um bom emprego e ficar até a aposentadoria no mesmo lugar, alcançando promoções e salários mais altos ao longo do caminho. Hoje, com o Employee Experience, isso mudou. Além de uma boa remuneração, os profissionais buscam uma experiência completa no trabalho, considerando bem-estar físico, psicológico e um ambiente acolhedor.
O conceito de Employee Experience (EX) está no centro dessa mudança e se tornou um elemento essencial para empresas que querem se destacar. Mais do que uma tendência de RH, o EX é uma estratégia focada em melhorar todas as interações que os colaboradores têm com a empresa, desde o recrutamento até o desligamento.
Implementar uma jornada do colaborador centrada no Employee Experience traz benefícios tanto para os profissionais quanto para a empresa. Menos turnover, mais engajamento e uma produtividade maior são apenas alguns dos ganhos que podem ser alcançados. Confira abaixo como essa estratégia pode transformar a sua empresa!
O Que é Employee Experience e Por Que é Importante para a Jornada do Colaborador?
Muitas pessoas já passaram por empresas onde a experiência do funcionário não era prioridade. Seja por falta de valorização, práticas inclusivas superficiais ou ausência de suporte em casos de assédio, esses problemas afetam diretamente a satisfação e produtividade dos colaboradores.
O Employee Experience visa garantir que toda a jornada do colaborador seja positiva, desde a contratação até um possível desligamento. O objetivo é reforçar o vínculo da empresa com seus empregados e, consequentemente, alcançar melhores resultados financeiros.
De acordo com um relatório da Gartner, empresas que investem no EX melhoram automaticamente a experiência do cliente, criando um ciclo virtuoso. A importância dessa prática fica evidente quando consideramos que empresas com estratégias eficazes de Employee Experience têm taxas de retenção de colaboradores até 40% superiores às empresas que ignoram essa prática.
Os dados do Panorama da Experiência do Colaborador mostram que 75% dos entrevistados afirmaram estar satisfeitos com a experiência proporcionada no trabalho. Os principais aspectos positivos incluem inclusão, propósito e boas relações interpessoais. Por outro lado, pontos como remuneração justa, reconhecimento e oportunidades de crescimento ainda precisam de mais atenção.
Conheça as 3 Frentes do Employee Experience
Para implementar o Employee Experience, o RH deve colocar o colaborador no centro de suas estratégias, mas isso vai muito além de oferecer flexibilidade ou um escritório bonito. O Employee Experience é sobre entender verdadeiramente as necessidades dos colaboradores e resolver suas principais dores. Veja as três frentes essenciais do EX:
1. Ambiente Físico
O ambiente físico é a base para uma jornada de trabalho produtiva e satisfatória. É importante garantir que os colaboradores tenham um espaço confortável, funcional e que promova a interação, criatividade e bem-estar.
O Que Avaliar no Ambiente Físico?
Conforto e Ergonomia: Certifique-se de que cadeiras, mesas e outros móveis são confortáveis e apoiam uma postura adequada. Investir em ergonomia é essencial para reduzir problemas de saúde.
Espaços Colaborativos e de Foco: A criação de espaços específicos para reuniões, brainstorming e concentração ajuda os colaboradores a trabalharem de forma mais eficaz.
Suporte para Trabalho Remoto: Para equipes que atuam em home office, fornecer estrutura como computadores eficientes, cadeiras ergonômicas e boa conectividade é crucial.
Empresas como a Google, por exemplo, são conhecidas por seus escritórios inovadores, que não apenas oferecem conforto, mas também promovem a criatividade e interação entre equipes. Esses ambientes inspiram outras empresas a repensarem suas configurações físicas para melhorar a experiência dos funcionários.
2. Ambiente Tecnológico
A tecnologia é um grande facilitador no dia a dia do colaborador. Com processos mais automatizados e menos burocracia, é possível focar no que realmente importa: inovação e resultados.
Ferramentas Tecnológicas para Melhorar o EX
Softwares de Automação: Utilizar ferramentas que automatizam processos repetitivos, como folhas de pagamento e controle de ponto, libera os colaboradores para serem mais estratégicos.
Integração com Inteligência Artificial (IA): A IA pode ser usada para melhorar processos de recrutamento, criar planos de desenvolvimento personalizados e até prever possíveis problemas antes que eles ocorram.
Uso de Plataformas de Comunicação Interna: Ferramentas como Slack e Microsoft Teams facilitam a comunicação e colaboração, especialmente em ambientes híbridos ou remotos. A CERTPONTO também possui ferramentas para auxiliar nesse processo.
De acordo com um relatório da McKinsey, empresas que adotam soluções tecnológicas avançadas na gestão de pessoas veem um aumento significativo na eficiência e na satisfação dos colaboradores. A modernização dos processos internos é essencial para criar uma experiência fluida e engajante.
3. Ambiente Cultural
A cultura da empresa é um dos pilares mais importantes do Employee Experience. Ela define como os colaboradores se sentem em relação ao local de trabalho e influencia diretamente seu engajamento e produtividade.
Como Melhorar o Ambiente Cultural?
Valores Alinhados: Certifique-se de que os valores da empresa são claros e que todos os colaboradores compreendem e se identificam com eles.
Inclusão e Diversidade: Promova uma cultura inclusiva onde todos os colaboradores se sintam valorizados, independentemente de suas origens, gênero ou preferências.
Programas de Desenvolvimento e Reconhecimento: Invista em treinamentos, mentorias e programas de reconhecimento que ajudem os colaboradores a crescerem e se sentirem apreciados.
A Salesforce, por exemplo, é conhecida por sua forte cultura inclusiva e programas de desenvolvimento de carreira, que ajudam a manter um ambiente de trabalho saudável e motivador. Empresas que priorizam a cultura como parte do Employee Experience têm mais sucesso em atrair e reter talentos.
Dicas para Implementar uma Estratégia de Employee Experience de Sucesso
Desenhe a Jornada do Colaborador: Mapeie todas as etapas pelas quais os colaboradores passam, desde o recrutamento até o desligamento. Isso ajuda a identificar pontos fortes e áreas a melhorar.
Invista em People Analytics: Utilize dados para tomar decisões informadas e prever desafios. Ferramentas de análise ajudam a entender melhor o comportamento e as necessidades dos colaboradores.
Alinhe os Objetivos da Empresa e dos Colaboradores: Certifique-se de que as metas e interesses dos colaboradores estão alinhados com os objetivos da empresa. Isso cria um senso de propósito e pertencimento.
Escute seus Colaboradores: Ouça ativamente o feedback dos colaboradores para fazer ajustes contínuos. Implementar mudanças baseadas nesse feedback mostra que a empresa realmente se importa com a equipe.
Para mais dicas sobre como melhorar o Employee Experience, veja o estudo da Gallup, que destaca práticas eficazes para aumentar o engajamento e satisfação no trabalho.
Benefícios do Employee Experience para a Empresa
Redução do Turnover: Colaboradores satisfeitos são mais propensos a permanecer na empresa, reduzindo custos com novas contratações.
Aumento da Produtividade: Um ambiente de trabalho positivo aumenta a motivação e, consequentemente, a produtividade.
Melhoria na Reputação da Empresa: Empresas que investem no bem-estar dos colaboradores são vistas como locais desejáveis para trabalhar, atraindo talentos de alto nível.
O Employee Experience vai muito além de benefícios superficiais ou ambientes de trabalho coloridos. Trata-se de construir uma jornada completa para o colaborador, desde o recrutamento até o desligamento, onde cada interação reforça o compromisso da empresa com o bem-estar e desenvolvimento do time. Adotar essa prática ajuda não só a reter talentos, mas também a melhorar os resultados da empresa como um todo.
A CERTPONTO pode ajudar sua empresa a implementar práticas que melhoram o Employee Experience, simplificando processos e integrando tecnologias de ponta. Saiba mais sobre nossas soluções e comece a transformar a experiência dos seus colaboradores hoje!
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Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.
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Existem também cookies que identificam o usuário quando ele retorna ao nosso website e nos permite oferecer
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auxiliando a melhor a forma que o website funciona e como as informações são organizadas e exibidas. Nós
chamamos estes de “cookies de desempenho e análise”.
Temos ainda cookies de terceiros que podem ser utilizados para publicidade, análise de fluxo no nosso Website
e páginas e para outros tipos de levantamento estatísticos.
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3. Como a CERTPONTO usa cookies?
Tipo de cookie
Finalidade
Estritamente necessário
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CERTPONTO
possa oferecer os
serviços solicitados.
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e
como está
funcionando, analisamos os dados para manter, operar ou melhorar nossos serviços.
Funcionais
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suas
preferências
possuam relevância no site, como, por exemplo, lembrar o visitante dos artigos que ele já consumiu ou do
conteúdo que já acessou.
4. Como gerenciar suas preferências
Você pode gerenciar a sua preferência acerca do uso de cookies a qualquer momento pelas
funcionalidades do seu navegador. Se não quiser mais aceitar o uso, é possível utilizar as configurações do
navegador para aceitar, recusar ou excluir cookies.
Esta Política de Cookies está sujeita a eventuais alterações e atualizações pela CERTPONTO, a
qualquer tempo, para permitir a contínua melhoria de seus produtos e serviços. Por isso, recomendamos visitar
periodicamente esta página para que tenha conhecimento sobre as modificações.
Política de Privacidade de Dados
Nós da CERTPONTO oferecemos uma plataforma digital para proporcionar
às empresas maior gestão, economia, mobilidade, flexibilidade, proximidade e segurança, através da nossa solução
que oferece marcações de ponto; gestão compartilhada das jornadas de trabalho com pessoas chave nas equipes;
controle de ponto; gestão, organização e armazenamento de documentos, e muito mais.
Estamos comprometidos em resguardar a proteção dos Dados Pessoais das pessoas físicas que interajam
com nosso Website e páginas. Assim, “Você”, Titular de dados, tem o direito e o dever de realizar a leitura
completa deste documento a qualquer momento para entender como agimos.
Aqui, você encontrará as informações sobre como os seus dados pessoais são coletados, usados,
compartilhados e armazenados por meio do nosso Website.
Caso você não concorde com esta Política, por favor não continue disponibilizando os seus
dados e
interrompa o uso do nosso Website.
1. Quais são os dados pessoais tratados pela CERTPONTO?
Os Dados Pessoais tratados pela CERTPONTO podem variar de acordo com o tipo de interação com nossos
Sites e a categoria de titular de dados a qual pertence, conforme a classificação do item “Titulares de Dados
Pessoais” e podem ser obtidos diretamente do Titular, obtidos de terceiros ou coletados de modo automático.
Os Dados Pessoais podem envolver:
Informações de acesso, como histórico de navegação, interação com conteúdo e
visualização
de páginas;
Informações de contato, como nome completo, endereço de e-mail, telefone, celular;
Informações de navegação e do dispositivo, como endereço de IP, datas e horários de
acesso, informações do
dispositivo, dados de cookies;
Informações profissionais, como cargo e empresa na qual o Titular trabalha ou mantém
relação profissional;
Nós não coletamos necessariamente todos os dados aqui identificados. Os Dados Pessoais coletados
irão depender da interação com os nossos Sites e Serviços.
Nós tratamos os Dados Pessoais de algumas categorias de pessoas – Titulares de Dados Pessoais. Isso
significa que o nosso Titular (“Você”) pode se encaixar em uma ou mais dessas categorias, que dividimos entre: (a)
Visitantes e (b) Leads CERTPONTO.
Os Visitantes são aqueles titulares de Dados Pessoais que visitam ou acessam os Sites ou páginas da CERTPONTO;
Os Leads CERTPONTO são os contatos ou possíveis clientes da CERTPONTO que interagiram ou interagem com o nosso
conteúdo através do preenchimento de páginas de contato, de páginas de agendamento de demonstração, de páginas
de inscrição para recebimento de newsletter ou conteúdos úteis em seus meios de contato, e/ou outras situações
que envolvam a divulgação e promoção dos nossos serviços.
2. Como tratamos os seus dados pessoais?
A. Dados de Visitantes
Tratamento e finalidade. Ao acessar e navegar nos sites e páginas da
CERTPONTO, podemos
coletar e tratar alguns
dados pessoais com a finalidade de viabilizar seu acesso aos nossos Sites e de melhorar nossas estratégias de
marketing e promoção dos nossos Serviços, para que nossa comunicação através dos Sites e contato com Você esteja
sempre em desenvolvimento.
Para facilitar, de forma objetiva, a sua visualização de como e para qual finalidade podemos tratar
os seus dados neste contexto você pode consultar a tabela exemplificativa a seguir:
Finalidade do processamento dos dados pessoais
Dados pessoais tratados
Base Legal
Acesso ao website
Informações de acesso
Informações de navegação e do dispositivo
Execução de contrato
A utilização de cookies no nosso Website e páginas também envolve o tratamento de dados pessoais.
Para entender mais sobre o que são, quais cookies utilizamos no Website e páginas da CERTPONTO, e como apagá-los
ou bloqueá-los acesse nossa Política de Cookies.
B. Dados de Leads Certponto
Tratamento e finalidade. Nós também tratamos Dados Pessoais quando o Você entra em contato conosco
através formulário da web, páginas do Website ou landing pages da CERTPONTO, quando interage com conteúdo de
posts, entre outros meios de contato que possam estar vinculados ao nosso Website e páginas. Esse tratamento
inclui as finalidades de possibilitar que seja encaminhada resposta à sua solicitação, de enviar comunicações por
e-mail que consideramos que possam ser úteis para Você, de promover os nossos Serviços e de, caso Você demonstre
interesse, apresentar uma proposta comercial dos nossos Serviços.
Nessas situações, alguns exemplos dos dados envolvidos nas atividades de tratamento, bem como suas
finalidades e bases legais são as seguintes:
Finalidade do processamento dos dados pessoais
Exemplo
Dados pessoais tratados*
Base Legal
Divulgação dos serviços da CERTPONTO
Quando Você preenche um formulário informando que deseja ter acesso a materiais como
ebooks ou que deseja receber nossos conteúdos por e-mail, ou ainda, quando Nós promovemos campanhas de
marketing acerca dos nossos Serviços.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Informações de acesso
Informações de navegação e do dispositivo
Legítimo interesse
Envio de comunicações
Quando Você aceita que Nós enviemos materiais, conteúdos e notícias que acharmos que
serão úteis para Você.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Legítimo interesse
Venda dos serviços da CERTPONTO
Quando Nós entrarmos em contato com Você para apresentar uma proposta comercial.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Legítimo interesse
Atendimento ao público
Quando Você entra em contato conosco através dos nossos contatos, como contato através
do nosso formulário de contato para agendamento de uma demonstração.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Legítimo interesse
Melhoria da divulgação dos serviços da CERTPONTO
Quando Nós analisamos nossas ações de marketing para melhorar nossas estratégias de
marketing, e isso pode incluir o acesso a Dados Pessoais
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Informações de acesso
Informações de navegação e do dispositivo
Legítimo interesse
* Mais exemplos de dados que se enquadram dentro de informações cadastrais, profissionais,
bancárias, de acesso, de navegação e do dispositivo estão elencados no item “Dados Pessoais tratados”. Nós
também podemos tratar outros dados pessoais que Você venha a nos fornecer além dos mencionados na planilha
em questão.
3. Como utilizamos cookies?
O que são cookies?
Cookies são pequenos arquivos de texto localizados no navegador do visitante. Eles são usados para
auxiliar o visitante a navegar nos sites com mais eficiência e executar determinadas funções.
Os cookies são arquivos criados quando o navegador carrega um site. No momento em que o visitante
retorna ao mesmo site poderá ser identificado pelo site pois o navegador informará a existência ou não dos
cookies. Vale ressaltar que os cookies não são criados apenas pelo site em que se está navegando, mas também por
outros sites que exibem anúncios, widgets e outros elementos na página carregada.
O termo cookie compreende outras tecnologias como pixel tags, identificadores de dispositivo móvel
e armazenamentos na web.
Além disso, possuem finalidades de acordo com a sua coleta, como:
Os cookies estritamente necessários para a utilização do serviço como o de sessão de usuário;
Os cookies de desempenho que coletam informações dos visitantes para melhor performance do website;
Os cookies de funcionalidade que permitem com que o site memorize as escolhas que o visitante faz;
Os cookies de direcionamento ou publicidade que são utilizados para fornecer anúncios mais relevantes e
interessantes.
Como a CERTPONTO usa cookies?
Tipo de cookie
Finalidade
Estritamente necessário
Esses cookies são essenciais para que as ferramentas do site funcionem e que a
CERTPONTO
possa oferecer os
serviços solicitados.
Desempenho/análise
Utilizamos esses cookies para verificar como o site da CERTPONTO é acessado, utilizado
e
como está
funcionando, analisamos os dados para manter, operar ou melhorar nossos serviços.
Funcionais
Utilizamos esses cookies para que sua experiência fique ainda melhor, de maneira que
suas
preferências
possuam relevância no site, como, por exemplo, lembrar o visitante dos artigos que ele já consumiu ou do
conteúdo que já acessou.
Como gerenciar suas preferências
Você pode gerenciar a sua preferência acerca do uso de cookies a qualquer momento pelas
funcionalidades do seu navegador. Se não quiser mais aceitar o uso, é possível utilizar as configurações do
navegador para aceitar, recusar ou excluir cookies.
A configuração de recusa de cookies pode impossibilitar o acesso a todos os recursos dos sites da
CERTPONTO.
4. Bases legais de tratamento
Base legais utilizadas. Todo e qualquer tratamento de dados pessoais realizado pela CERTPONTO é
fundamentado em uma base legal prevista na legislação aplicável. As bases legais utilizadas pela CERTPONTO podem
variar de acordo com o contexto de tratamento. Nós utilizamos as seguintes bases legais:
Execução do Contrato: Quando a CERTPONTO realiza o tratamento de dados pessoais em
razão da execução e/ou preparação de Contrato;
Exercício regular de direitos: Quando existir a necessidade de tratar dados pessoais
em função de ação judicial, procedimento administrativo ou arbitral;
Cumprimento de obrigação legal ou regulatória: Quando a CERTPONTO é obrigada a
realizar o tratamento de dados pessoais por força de determinação legal ou regulatória;
Legítimo interesse: Quando a CERTPONTO decide realizar o tratamento de dados para
atender seus legítimos interesses, sendo que tais atividades de tratamentos passaram, antes de serem
implementadas na empresa, por análise minuciosa envolvendo a avaliação da necessidade e finalidade do
tratamento, da expectativa do titular de dados envolvido quanto ao tratamento dos dados pessoais e da
proporcionalidade em relação a garantia dos direitos dos titulares de dados.
4. Com quem a CERTPONTO compartilha os seus dados?
Compartilhamento de Dados Pessoais. Para possibilitar a execução das atividades de tratamento, a
CERTPONTO pode compartilhar alguns dos Dados Pessoais coletados com terceiros. Para a compreensão de tais
relações, você pode visualizar na tabela abaixo os destinatários dos compartilhamentos e as razões pelas quais
isso acontece.
Destinatários
Razões de Compartilhamento
Prestadores de Serviços
Nós utilizamos plataformas para operacionalizar alguns processos dentro da CERTPONTO.
Os dados podem ser compartilhados com essas plataformas que contribuem em processos que auxiliam o
fornecimento da nossa solução e os processos de vendas, marketing, sucesso do cliente, por exemplo. Só
compartilhamos o necessário para oferecer um serviço mais completo.
Autoridades de Proteção de Dados Pessoais e Ações Judiciais
Caso sejamos demandados por Autoridades de Proteção de Dados ou na hipótese de Ação
Judicial, podemos compartilhar seus dados por exigência legal, nos termos da legislação que se aplica, ou
para fins de exercício regular de direitos.
5. Quais são seus direitos como titular de dados?
5.1. Conheça seus direitos
Conheça, conforme a tabela abaixo, quais são os seus direitos, baseados nos fundamentos da
legislação de proteção de dados pessoais.
Direitos fundamentais
Aplicabilidade Prática
Confirmação da existência de tratamento
O titular tem o direito de saber se da existência ou não de tratamento de seus dados
pessoais, o que deve ser informado pela CERTPONTO, caso demandada, em atendimento a solicitação do titular.
Acesso
O titular terá acesso facilitado às informações (tanto eletrônico como impresso) sobre
o tratamento de seus dados e sobre quais os dados pessoais, especificamente, que estão sob “guarda” da
CERTPONTO.
Retificação
O titular poderá solicitar para retificar/corrigir os seus dados pessoais que estão por
alguma razão incompletos, inexatos ou desatualizados.
Eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
O titular tem direito à eliminação, bloqueio ou anonimização de dados desnecessários,
excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto em Lei.
Eliminação de dados tratados com base no consentimento
O titular tem direito à eliminação de seus dados pessoais, caso estes sejam tratados
apenas com base no consentimento. Havendo outra base legal a justificar a retenção do dado, ou havendo
alguma das hipóteses do art. 16 da LGPD, os dados podem ser mantidos.
Explicação e informação
O titular tem direito à informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento
e sobre as consequências da negativa assim como sobre as entidades públicas e privadas com as quais o
controlador realizou uso compartilhado de dados.
Revogação do consentimento
Direito de revogar o consentimento uma vez obtido do titular para tratamento de seus
dados pessoais.
Revisão de Decisões Automatizadas
O titular dos dados tem direito a solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente
com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses, incluídas as decisões
destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua
personalidade.
Portabilidade
O titular de dados tem o direito de portabilidade de seus dados a outro fornecedor de
serviço ou produto, mediante requisição expressa.
5.2 - Solicitações
Caso o titular de dados tenha alguma dúvida sobre o tratamento de dados que Nós realizamos ou queira
exercer algum dos seus direitos, de acordo com a legislação aplicável, é possível realizar uma solicitação. O
titular pode, por exemplo, requerer o acesso, a retificação ou a exclusão dos seus dados pessoais.
A solicitação relativa a quaisquer destes direitos deve ser requisitada através deste endereço de
e-mail: privacidade@certponto.com.br.
6. Por quanto tempo os seus dados pessoais serão armazenados?
6.1. Período de tratamento
Os Dados Pessoais indicados nesta Política, serão tratados por Nós, de acordo com a lei, até que
alguma dessas hipóteses ocorra:
A finalidade do tratamento seja alcançada;
Os dados deixem de ser necessários ou pertinentes ao alcance da finalidade proposta;
eja exercido o direito de exclusão dos Dados Pessoais do Titular de dados, no caso de não existir outras
finalidades que justifiquem sua manutenção, como alguma obrigação legal ou regulatória, e/ou no caso de
tratamento de dados baseado apenas no consentimento;
Sobrevenha eventual penalização aplicada pelo órgão responsável por fiscalizar a legislação aplicável;
Ainda, em situações específicas, a CERTPONTO e seus Prestadores de Serviços poderão conservar dados
pessoais
mesmo após as hipóteses de término do tratamento, em razão de cumprimento de obrigação legal ou regulatória.
Nesses casos, os dados pessoais serão armazenados pelo tempo necessário para cumprimento da obrigação legal ou
regulatória, sempre em local seguro e com acesso segmentado.
7. Mudanças e adaptações nesta Política
Atualizações desta Política de Privacidade. Estamos em constante desenvolvimento, então algumas
mudanças ou adaptações podem ser realizadas nesta Política. Por este motivo, é importante que Você a verifique de
forma recorrente ao utilizar o nosso Website e páginas.
8. Como entrar em contato com a CERTPONTO?
Entre em contato. Nós cumprimos com toda a legislação brasileira aplicável à proteção e privacidade
de dados. Dúvidas ou solicitações sobre qualquer item desta política podem ser encaminhadas ao e-mail privacidade@certponto.com.br.
Glossário
Serviços: Referem-se aos serviços prestados pela CERTPONTO, envolvendo o fornecimento da plataforma CERTPONTO,
que oferece funcionalidades como marcações de ponto; gestão compartilhada das jornadas de trabalho com pessoas
chave nas equipes; controle de ponto; gestão, organização e armazenamento de documentos, entre outros.
Website e páginas ou apenas Website: Inclui as páginas que estejam vinculadas ao website da CERTPONTO, além de
outras páginas de titularidade da empresa, não necessariamente vinculadas a este website, mas que são divulgadas
através dele, das redes sociais da CERTPONTO ou de outros meios de divulgação oficiais da CERTPONTO;
Titulares de Dados Pessoais, ou simplesmente Titulares: São as pessoas físicas a quem se referem os dados
pessoais que são objeto de tratamento
Visitantes: São aqueles titulares de Dados Pessoais que visitam ou acessam os Sites ou páginas da CERTPONTO;
Leads CERTPONTO: São os contatos ou possíveis clientes da CERTPONTO que interagiram ou interagem com o nosso
conteúdo através do preenchimento de páginas de contato, de páginas de agendamento de demonstração, de páginas
de inscrição para recebimento de newsletter ou conteúdos úteis em seus meios de contato, e/ou outras situações
que envolvam a divulgação e promoção dos nossos Serviços;
Inclusive e Incluindo: significam “inclusive, sem limite” e “incluindo, sem limite”, respectivamente;
O singular inclui o plural e vice-versa e cada gênero inclui o outro;
Os Aditivos, Anexos, Cronogramas, Comunicações, Informes e quaisquer outros apensos, disposições e documentos
integram a presente Política de Privacidade e têm o mesmo efeito como se estivessem expressamente incluídos no
corpo desta Política, sendo que qualquer menção a um inclui uma menção aos demais;