Blog

Conteúdo sobre gente e gestão

Educação corporativa: tendências para ficar de olho que podem te ajudar a reduzir o turnover
Publicado 07.06.2023 em Gente e Gestão

Educação corporativa: 6 tendências que podem reduzir o turnover

Empresas que não evoluem as habilidades de suas equipes e não se adaptam às necessidades do mercado, ficam para trás. Essa é uma afirmação que se comprova na prática com altos números de turnover ou com resultados aquém do esperado. É neste contexto que a educação corporativa se faz indispensável. Afinal, além de garantir que todos tenham as competências necessárias para executar suas funções, ela também auxilia na motivação dos colaboradores.

Para que você fique por dentro do que se trata esse termo e saiba como utilizá-lo no dia a dia, criamos este conteúdo. Leia mais abaixo e entenda por completo!

Entenda o que é educação corporativa e quais são seus benefícios

Educação corporativa nada mais é do que disponibilizar treinamentos para que um time melhore as qualificações. Seu objetivo é oferecer uma melhor entrega ao cliente, mas também incentivar o progresso das pessoas e a busca pela capacitação.

Isso não significa que vez ou outra você deve oferecer cursos aleatórios para os funcionários. É preciso criar programas contínuos de aprendizagem que mantenham as habilidades sempre atualizadas. Tudo isso de acordo com as metas do negócio, com as necessidades de cada profissional e com a mão de obra exigida.

Aqui, tanto vale as chamadas hard skills quanto as softs skills. Ou seja: é preciso ter alternativas de cursos “formais”, principalmente aqueles que exigem um certificado para atuação ou de idiomas, por exemplo. Mas habilidades como resiliência, criatividade, comunicação e liderança também devem ser incentivadas.

Além disso, é importante trabalhar o conhecimento com novas ferramentas tecnológicas. O ChatGPT e o ponto eletrônico são excelentes exemplos que potencializam o trabalho do time de Recursos Humanos.

Melhora na produtividade, no engajamento do time e no nível do serviço são consequências imediatas da aplicação da educação corporativa. Bem como a consolidação da cultura organizacional e a redução do turnover, que tanto preocupa e gera retrabalho nos processos de recrutamento e seleção.

Conheça as tendências para educação corporativa

No mercado, já temos recursos que avaliam, automaticamente, o desempenho dos alunos e adaptam o ensino de acordo com seu ritmo e necessidade. Também acompanhamos a Inteligência Artificial se tornar parte do dia a dia e acelerar o aprendizado.

Agora, veremos outras ferramentas que estão em alta no segmento e que o departamento pessoal precisa dominar para disponibilizar na empresa. E, é claro, inserir na cultura organizacional. Confira a seguir!

1. Phygital

A cada ano que passa, a tecnologia está mais inserida em nossas vidas e unimos o “mundo real” ao digital. Quando falamos de Phygital, a proposta caminha na mesma linha.

Seu propósito é gerar uma aprendizagem que una canais on-line e off-line, gerando uma experiência imersiva para o colaborador. Ideias como realidade aumentada, inteligência artificial e até mesmo os QR Codes são opções interessantes aqui.

2. Aprendizagem Autodirigida

Ninguém melhor do que você mesmo para definir a forma mais produtiva que sua mente adquire conhecimento, não é mesmo? A Aprendizagem Autodirigida propõe que cada profissional possa desenhar sua jornada de estudo de acordo com o que faz mais sentido em seu contexto. Contudo, exige uma grande responsabilidade individual para seguir com disciplina.

3. Microlearning e Nanolearning

Só de pensar em cursos muito parados, extremamente extensos e cheios de teoria, dá um cansaço, certo? Sem falar que não é aplicável quando se precisa de um conhecimento rápido e específico.

Para suprir essa necessidade, uma das tendências da educação corporativa é o microlearning e o nanolearning. Os dois se referem a um formato de ensino que acontece em um período curto de tempo e com absorção intensa de conhecimento. O primeiro dura de 2 a 5 minutos, enquanto o outro não passa de 120 segundos.

Esta metodologia é ideal para um aprendizado sobre ferramentas, por exemplo. Vamos supor que você adquiriu um novo software e precisa entender como realizar o cadastro de um funcionário. É possível parar, assistir a um vídeo curto e entender como fazer.

Veja no blog: A demissão sem justa causa pode ser proibida?

4. Aprendizagem Social

As pessoas que convivemos, os lugares que frequentamos e todo o mundo ao nosso redor é capaz de gerar ensinamentos. É nessa afirmação que se baseia a Aprendizagem Social. Na prática, significa que o indivíduo aprenderá por meio de um conjunto de relações.

Atualmente, as comunidades em redes sociais, como o Facebook, são uma excelente maneira de adquirir conhecimento. Ainda, o chamado Cohort Based Learning também se encaixa aqui. Nada mais é do que um grupo de pessoas que atuam juntas e possuem interesses em comum, trocando experiências e aprendendo de forma flexível. Outras alternativas são workshops e o próprio networking.

5. LIFOW

A sigla refere-se a Learning in the Flow of Work, ou seja: aprender durante o fluxo de trabalho. Esse método defende que não é preciso parar um período para aprender e só depois aplicar os ensinamentos. Durante a função, os colaboradores precisam ter ferramentas que incentivem o aprendizado contínuo. O microlearning e o nanolearning, já citados anteriormente, são formas de adotar o LIFOW.

6. Reskilling

Outro recurso em alta na educação corporativa é o Reskilling ou reciclagem profissional. Trata-se de um treinamento para um colaborador ser realocado dentro da empresa. Seja porque ele mesmo deseja trocar de área, por fazer sentido para o negócio ou, ainda, para se adaptar às tecnologias.

Para finalizar, que tal conferir outro conteúdo que auxilia na atuação do RH? Leia “Endomarketing: tecnologia da informação para melhoria da comunicação interna na sua empresa”. Até a próxima!

Compartilhe nas redes


Leia mais

Saiba mais sobre a CERTPONTO e como ela impacta no seu negócio!

Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.

Entrar em contato