Blog

Conteúdo sobre gente e gestão

recrutamento inclusivo
Publicado 19.12.2022 em Recursos Humanos

Recrutamento inclusivo: 4 passos para promover diversidade

A troca de conhecimento e experiências é sem dúvida o grande responsável em trazer ideias inovadoras, cada pessoa com sua visão de mundo particular ao trabalhar em equipe, permite que as peças se encaixem de forma que a promoção de processos inovadores surja. Agora, imagine só quando essa equipe possui pessoas com as mais variadas vivências? Com certeza é bem mais enriquecedor. A inclusão e diversidade não pode ser vista apenas como uma tendência a se seguir, ela é uma necessidade para empresas que querem ser mais disruptivas.

Se você quer trazer esse benefício para o seu negócio, comece selecionando colaboradores com estratégias que eliminem os vieses exclusivos e incentive a contratação de pessoas de diversas sexualidades, culturas, idades, origens e PCDs. Dessa forma, aumentam-se os níveis de empregabilidade desses grupos e a pluralidade na empresa.

E engana-se quem pensa que esse tipo de ação não é necessária. Um levantamento da Pulses constatou que menos de 10% dos colaboradores das empresas são minorias sociais. Isso reflete nas lideranças e na gestão. Se mais de 50% da população brasileira é composta por pessoas negras, 24% PCDs e 12% LGBTQIAP+, então sua empresa está refletindo essa diversidade, representa a realidade brasileira?

Essa é uma pergunta e um problema que você, como gestor e profissional de RH, precisa se debruçar. Para ajudar, trouxemos este artigo. Aproveite!

Que tal uma ajudinha nos processos? Veja no artigo “Os benefícios das soluções em nuvem para o setor de RH

4 passos para promover o recrutamento inclusivo na sua empresa

Você sabe como os colaboradores percebem a diversidade e inclusão na empresa? A pesquisa permite melhorar a experiência dos colaboradores, uma vez que passam a perceber que a empresa que estão se preocupam com as pessoas que trabalham nela, isso gera acolhimento. Então, após uma visão dos aspectos internos da empresa, é hora de colocar em prática o recrutamento inclusivo, ótimos funcionários que por falta de oportunidade, possuem menos visibilidade.

Diversidade reflete como dito acima em inovação, e para a equipe há o fortalecimento da percepção sobre a marca e a empresa em geral. Isso reflete em uma redução do custo com contratação em até 50% e diminui a rotatividade em até 28%. Segundo a pesquisa “Guia da Marca do Empregador” do LinkedIn.

Falando em employer branding, saiba mais sobre essas e outras tendências do RH para 2023 aqui.

A construção de uma cultura organizacional forte começa de dentro e reflete fora. Os valores são construídos  e afinal, quem não quer trabalhar em uma companhia que tem impacto relevante sobre a sociedade?

Agora que você viu a importância de realizar um recrutamento inclusivo, vamos mostrar alguns passos para colocar em prática. Veja abaixo e aproveite.

1. Revise as exigências da vaga

Analise os requisitos das vagas, deixando somente as habilidades realmente necessárias e barrando as excludentes. Por exemplo, será que “inglês avançado” é necessário para executar a função? Às vezes, a falta de oportunidade na vida de alguém não a torna sem talento para adquirir aquela habilidade. Não vale reconsiderar? Grandes talentos podem estar se afastando da sua empresa por existirem tantas exigências. Ainda estamos em uma época que reflete grandes desigualdades sociais e impacta diretamente na qualificação das pessoas.

2. Divulgue as vagas em diferentes plataformas

Outra questão para pensar são os canais em que está sendo divulgada a vaga. Ampliar os canais de divulgação permite que chegue em mais pessoas. Nem todos utilizam redes sociais ou possuem tempo para acompanhar, deixe as perguntas mais específicas para uma segunda etapa, grandes quantidades de perguntas e testes são cansativos. Faça perguntas que sejam diretas e relevantes para a execução da vaga. Considere o uso de plataformas que permitem anexar o currículo ou o envio de currículos por e-mail.

3. Apresente a cultura da empresa no processo seletivo

Diversidade e inclusão são temas que estão diretamente ligados à cultura organizacional da empresa. Por isso, desde o momento de divulgar a vaga, vale destacar quais são as ações realizadas pela organização que reforçam seu compromisso com a pluralidade. Alguns exemplos são treinamentos, grupos de debates e materiais de conscientização promovidos pelo time de comunicação interna, além de divulgação de vagas focadas em minorias.

4. Formato de entrevista

Muitos recrutadores preferem fazer entrevistas individualmente, porém, inconscientemente ao longo da entrevista podem surgir perguntas mais desafiadoras para alguns candidatos do que para outros, o que leva a uma avaliação até tendenciosa, então roteiros estruturados são importantes, assim como pessoas bem capacitadas, para que os desvios sejam minimizados.

Entrevistas em pares também é algo que pode ser bom, pois pode ser mais dinâmico, para alguns. Estar ao lado de outra pessoa que esteja ali com o mesmo objetivo pode deixar o profissional mais confiante e promove um debate de ideias. Usar das habilidades como um profissional preparado trazendo conforto para o candidato permite um olhar mais humano e respeitoso sobre aquele ser humano ali à nossa frente, possuidor de sonhos e vontades.

Não esqueça que usar tecnologias que fortaleçam as relações humanas ao promoverem transparência e segurança irá melhorar ainda mais a cultura organizacional, como é o caso da plataforma CERTPONTO. Para saber cada vez mais, acompanhe regularmente nosso blog. Até a próxima!

Compartilhe nas redes


Leia mais

Saiba mais sobre a CERTPONTO e como ela impacta no seu negócio!

Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.

Entrar em contato