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regras da LGPD
Publicado 01.12.2022 em Legislação

Regras da LGPD para pequenas e médias empresas: saiba como se adequar

As legislações para segurança são uma necessidade latente numa sociedade cada vez mais conectada digitalmente. Algumas já haviam surgido pelo mundo, como nos EUA, contudo a Lei Geral de Proteção de Dados foi um marco da segurança cibernética no Brasil. Portanto, as regras da LGPD para empresas ajudaram a implementar sistemas de proteção e resguardar clientes.

E se você pensa que esse tipo de norma é só para grandes empresas, está enganado. Qualquer um que lide com dados pessoais precisa se adaptar. Inclusive, antes da nova resolução, era obrigatório indicar um encarregado de Proteção de Dados, independentemente do porte da organização. Com a mudança, os pequenos e médios negócios não têm mais essa exigência. Isso torna a alteração mais prática, mas não menos rígida.

Para ajudar, apresentaremos os passos para as PME (pequenas e médias empresas) se adequarem. Já coloque na aba de favoritos para futuras consultas e aproveite!

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Conheça os 4 passos para se adequar às regras da LGPD

Antes de tudo, vale lembrar que a LGPD, apesar de ter sido promulgada em 2018, ainda está passível de alterações. Isso porque, de acordo ANPD (Autoridade Nacional dos Dados), a regulamentação está em fase de constituição e desenvolvimento.

Levando em conta que as PMEs possuem menos recursos que as grandes empresas, é importante trazer alguns passos para se adequar às regras da LGPD.

1. Entenda a legislação a fundo

Para garantir a proteção dos dados dos usuários, como manda a lei, é necessário conhecê-la como ninguém. Se houver como ter um auxílio jurídico para lidar com isso, ótimo! Mas sabemos que essa não é a realidade de várias pequenas empresas. Desse modo, o gestor deve tirar um tempo para estudar o material e garantir o cumprimento. Até porque estão previstas sanções para os que não seguirem o que determina a LGPD.

2. Mapeie os dados pessoais utilizados na empresa

Faça um levantamento dos dados pessoais que precisam ser protegidos. Tanto dos clientes quanto dos colaboradores e fornecedores. A partir disso, avalie os riscos de vazamento ou, até mesmo, de tratamento inadequado. Dessa forma, você conhecerá os problemas, podendo corrigi-los ou evitá-los.

3. Revise os documentos

Os novos documentos já devem seguir as regras da LGPD, mas não é só isso. Os antigos precisam ser revisados e atualizados de acordo com a regulamentação. Para tanto, o ideal é contratar uma consultoria especializada. Pode parecer mais caro, mas vai resguardar sua empresa e ajudar a economizar ao se livrar das multas.

4. Ofereça treinamentos para os funcionários

A segurança de dados é uma tarefa de todos e deve ser feita com o máximo de atenção e capacitação. Pode haver o pensamento de que não vale a pena oferecer treinamento para uma equipe pequena, entretanto essa não é a realidade. Uma PME também significa menos segmentação de tarefas, o que leva a todos terem contato com os dados pessoais. Afinal, são poucos colaboradores para diversas demandas. Nesse caso, ter conhecimento do assunto é tão importante quanto em um grande negócio.

Além de tudo o que falamos, sugerimos, ainda, organizar um plano de segurança da informação. Inclua nele desde cadastro de clientes até tecnologias, como o sistema de ponto. Aderir a ferramentas já reguladas poupará tempo e recursos.

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Outra dica é disponibilizar um canal de comunicação com os clientes. Essa não é uma tarefa obrigatória das PMEs, mas é indicada. Visto que serve para receber reclamações, sugestões, prestar esclarecimentos e adotar providências. Assim, tornará o relacionamento com o consumidor mais transparente e claro.

Lembre-se de sempre acompanhar as novas portarias ou alterações para não perder as atualizações. Um pequeno erro pode gerar uma grande dor de cabeça. E continuar acompanhando nosso blog para ter mais dicas sobre as regras da LGPD.

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