Blog

Conteúdo sobre gente e gestão

Biometria facial no controle de ponto: confira como funciona e as vantagens
Publicado 02.06.2023 em Tecnologia

Biometria facial no controle de ponto: 4 vantagens para sua empresa

Aquela velha história de um escritório cheio de gavetas que, por sua vez, são lotadas de livros-ponto, não deve existir mais. Atualmente, já há diversas maneiras de acompanhar o expediente dos colaboradores com a ajuda da tecnologia, seja em empresas pequenas, médias ou grandes. E a biometria facial no controle de ponto é uma das mais vantajosas devido a segurança na prevenção de fraudes.

Quer ganhar mais segurança, rapidez e precisão? Leia o conteúdo abaixo e entenda como essa inovação pode ajudar!

O que é a biometria facial e como funciona no controle de ponto?

Não é de hoje que a tecnologia nos oferece opções para melhorar a segurança dos usuários. Seja para utilizar aplicativos de banco, realizar compras on-line ou fazer o monitoramento do expediente dos colaboradores.

A biometria facial no controle de ponto é uma alternativa moderna e eficiente. Basicamente, ela utiliza uma câmera para uma verificação de identificação rápida e confiável. Todos os dados do usuário são criptografados para proteção de suas informações. A tecnologia usa algoritmos e padrões para processar dados biométricos.

Usar a biometria facial no ponto é de longe um dos métodos de identificação mais seguros para reduzir com eficácia o risco de fraude, além de que o reconhecimento facial leva menos de um segundo e sem toque. Pensando em empresas que exigem cuidados mais rigorosos com higiene, como hospitais e restaurantes, o simples fato de não precisar tocar um aparelho representa menos um local para possível contaminação entre as pessoas.

Para garantir que não haja falhas, o reconhecimento facial é feito por meio dos inúmeros pontos nodais que existem na face. Alguns deles são: espessura e curvatura dos lábios, espaçamento entre os olhos, cicatrizes, comprimento do nariz ou outras marcas mais expressivas.

Ou seja, é capturada a estrutura facial do usuário. Dessa maneira, no caso do trabalhador quando for iniciar ou finalizar o trabalho, ele fará esse registro de forma ágil, segura e incomparavelmente mais rápido.

Quais são as vantagens da biometria facial no controle de ponto?

Agora que você já entendeu como ela funciona, chegou a hora de conhecer suas principais vantagens. Spoiler: fomentar as inovações na cultura organizacional e ser adequada às leis trabalhistas são algumas delas. Confira!

1. Segurança

Um dos tópicos mais importantes quando falamos de biometria facial no controle de ponto é a precisão. Aqui, os gestores e o setor de RH não precisam se preocupar com isso. Os algoritmos apresentam grande precisão. Isso evita fraudes com a marcação de horas do ponto confiável.

2. Acompanhamento simultâneo

Nada de aguardar até vários dias para conferir a assiduidade ou os atrasos dos colaboradores. Com a biometria facial no controle de ponto, os gestores e o departamento pessoal podem acompanhar esses números a qualquer momento. Tudo isso com a ajuda do software responsável pela tecnologia, tal qual o da CERTPONTO, que envia quando de forma on-line as informações do ponto imediatamente.

Veja no blog: Além do controle de ponto eletrônico: conheça 6 soluções que a CERTPONTO possui.

3. Compatibilidade com as normas trabalhistas

Não adianta gerar mais rapidez e assertividade para os funcionários e para os Recursos Humanos, se não estiver em conformidade com as leis trabalhistas. Por isso, é importante destacar que a biometria facial no controle de ponto está dentro das normas determinadas. A própria CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 74 prevê a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico.

Para deixar essa ideia mais aplicável, podemos trazer também as diretrizes do Ministério do Trabalho e Emprego. A Portaria 671/2021 define os requisitos que o próprio software de registro deve cumprir. Na prática, essa indica necessidade de registrar fielmente as marcações efetuadas, impedindo práticas que possam desvirtuar a lei, tais como:

  • restrições de horário;
  • marcações automáticas predeterminadas ou a partir do horário de contrato;
  • exigência de autorização prévia para marcação de sobrejornada;
  • existência de dispositivos que permitem a alteração dos dados registrados.

4. Modernização da cultura organizacional

As inovações que tornam o trabalho mais simples e abrem espaço para a estratégia devem estar presentes na sua cultura organizacional. Em suma, os colaboradores precisarão entender os benefícios da tecnologia e aderirem a ela. Para isso, crie campanhas que mostrem os pontos positivos de abraçar a mudança não só para a empresa, mas para a rotina das equipes.

A CERTPONTO conta com biometria facial no controle de ponto e outras inúmeras funcionalidades que potencializam o trabalho do RH. Veja em nosso blog o case de sucesso em que contamos como ajudamos uma multinacional a se adequar ao controle de ponto eletrônico. Até a próxima!

Compartilhe nas redes


Leia mais

Regulamentação
Publicado 04.08.2022 em Legislação

Teletrabalho: Regulamentação segue para sanção

Aprovado nesta quarta-feira (3) pelo Senado o projeto de lei de conversão PLV 21/2022, originário da Medida Provisória  1.108/2022, que regulamenta o teletrabalho, altera regras do auxílio-alimentação e outros assuntos relacionados a centrais sindicais e o texto seguiu para sanção do presidente da república. Fique pode dentro das principais mudanças no que trata de auxílio-alimentação […]

Saiba mais sobre a CERTPONTO e como ela impacta no seu negócio!

Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.

Entrar em contato