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Controle de ponto
Publicado 01.02.2023 em Recursos Humanos

[Case de Sucesso] Confira como ajudamos uma multinacional a se adequar ao controle de ponto eletrônico

Aqui no blog, sempre tratamos de como a plataforma CERTPONTO tem o objetivo de ser uma solução completa que resolva os problemas com o controle de ponto e dê agilidade às rotinas do RH. Mas que tal ver isso na prática? Sabemos que “o ver para crer” ainda tem peso para muitas decisões e por isso, nada melhor do que apresentar fatos que vêm de informações dadas pelo próprio cliente.

Neste artigo, apresentaremos o case de uma multinacional que decidiu mudar a forma de fazer o controle da jornada de trabalho. Decidida a largar métodos que não refletem a cultura tecnológica da empresa, abandonou o uso do ponto manual, responsável pela geração de muito resíduo em papéis além das inconsistências de dados que refletia diretamente nos resultados da empresa.

A necessidade de agilizar os processos e ter mais segurança das informações se tornaram a principal motivação. Além disso, a possibilidade de visualizar seus custos agrupados por projetos e profissionais e poder confiar nas informações se tornou algo realmente impulsionador de mudanças. Primeiramente, o projeto de mudança tecnológica se iniciou pela contratação do controle e tratamento de ponto, tudo se desenrolou bem e dentro das expectativas (que já eram altas). Então, pouco depois, foi adicionado o módulo Produtividade.

Quer entender como tudo aconteceu? Continue a leitura do texto!

Saiba como era o controle de ponto e o que foi alterado

Segundo o Gerente de Projetos responsável pelo acompanhamento da implantação, a companhia seguia o modelo que muitas ainda utilizam: o controle de ponto manual. Ou seja, o uso de tabelas em papel ou em planilhas eletrônicas, onde o colaborador marcava sua presença na hora da entrada e da saída. Porém, isso trazia alguns problemas, como não é mais segredo.

Além do impacto ambiental causado pela quantidade de papel utilizado e descartado, os gastos e todos os aspectos que envolvem esse processo manual, o problema com raízes mais profundas estava a cargo do jurídico resolver. As informações não tinham um padrão, o que gerava questionamentos e mais trabalho para verificação dos dados. Nada que uma empresa desse porte com tantos funcionários gostaria, um tempo desperdiçado que poderia estar sendo aplicado a outras atividades!

Veja qual foi o impacto nas atividades

Levando essa situação em conta e pensando na complexidade dos números de uma empresa de serviços ― que possui alto custo com a folha de pagamento e na outra ponta precisa controlar horas de projetos geradores de receita ― o controle de ponto foi contratado. E nessa multinacional, em torno de 80% dos gastos eram com pessoas. Então, gerenciar a folha e os projetos se torna fundamental para a saúde da empresa. Sabemos que essa é a realidade da maioria das companhias, na qual o gasto com pessoal representa expressivamente a maior parte do direcionamento dos recursos financeiros.

Problema resolvido com a adoção do controle de ponto. Então, onde se encaixa a necessidade da adição do módulo Produtividade? Depois de explicado o problema, ficou óbvia a sua importância. É incrível a possibilidade de aliar a marcação de ponto ao que realmente trazia receita para a empresa. “Agora, eu sei qual é o meu custo de folha e, através da locação dos projetos, eu consigo dizer em qual projeto eu trabalhei e quanto valeu meu tempo”, palavras do entrevistado.

Desse modo, é possível ter uma análise global da situação, sabendo exatamente quais projetos consomem recursos e quais geram mais receita. Uma das consequências disso é uma gestão e um aproveitamento superior da mão de obra.

Vale ressaltar que foi por conta do impacto na confiabilidade que a empresa decidiu expandir os serviços contratados com a CERTPONTO. Assim, uniu o controle de ponto à produtividade e os resultados foram melhores que o esperado, trazendo alegria para a equipe e felicidade para a empresa. Tudo de forma transparente e íntegra.

Leia no blog: Além do controle de ponto eletrônico: conheça 6 soluções que a CERTPONTO possui.

Entenda o impacto na cultura da empresa

A transição para o digital normalmente causa atritos, como qualquer mudança que possa tirar as pessoas da sua zona de conforto. Com o tempo elas se mostram benéficas, até que não nos imaginamos mais sem elas. Portanto, a adoção de tecnologias deve vir aliada a uma mudança de mindset, para facilitar o dia-a-dia das pessoas, reduzir o estresse com atividades que podem ser automatizadas, oferecer qualidade de vida e oportunidade de crescimento profissional. Para o funcionário resolver uma grande dor da empresa é maravilhoso, e foi exatamente nisso que a empresa investiu!

Com o objetivo de construir uma cultura organizacional forte, foram realizados treinamentos e capacitação pensando no employee experience, ou seja, tornar a experiência do colaborador ótima frente às novidades. Sem falar do aprimoramento na comunicação interna, ou endomarketing. Muitos ruídos podem acontecer na fase de mudanças e todos precisam estar alinhados e se sentirem pertencentes a essa nova realidade.

“É trabalhar junto com a implantação do sistema para fazer um processo de mudança organizacional e cultural muito bem feito“, ressalta o entrevistado. Até porque não adianta ter a tecnologia mais avançada, se as pessoas não a aceitam e não abraçam as inovações. Aí é que entra o papel do RH e da gestão.

Confira as tendências do RH para 2023: era digital, toda informação em apenas um clique.

Como você viu, a CERTPONTO melhorou a forma como a empresa realiza o controle de ponto e produtividade dos projetos. Se você quer ver na sua organização também, conheça mais sobre nós e entre em contato com a nossa equipe. Aproveite para continuar acompanhando nosso blog e não perder nenhuma novidade.

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Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.

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