Blog

Conteúdo sobre gente e gestão

Publicado 27.07.2016 em Gente e Gestão

A importância da inovação para micro e pequenas empresas!

Atualmente, as micro e pequenas empresas enfrentam o desafio crescente de se sobressaírem em um mercado altamente competitivo. No mundo globalizado, em que as empresas rompem as fronteiras para buscar clientes em qualquer país do mundo, o micro e pequeno empresário precisa se renovar e encontrar meios de chamar a atenção para o seu produto ou serviço. Assim, a palavra mais importante para o sucesso de seu negócio passa a ser inovação.

Em uma definição bem simples e clara, podemos considerar que, no mundo dos negócios, inovação é a exploração de novas ideias bem sucedidas, visando entregar melhores serviços e produtos ao consumidor, e assim aumentar suas margens de lucro e conquistar novos mercados. Então, considere a inovação como uma importante estratégia competitiva para levar seu produto ou serviço a se destacar entre os concorrentes.

Por que inovar?

Podemos apontar algumas razões importantes para que os micro e pequenos empresários deixem a acomodação de lado e entendam a importância da inovação:

  • Os empresários que entenderam a importância da inovação já estão um passo à frente daqueles que sempre encontram justificativa para permanecer como está: mudança custa caro, não tenho pessoal suficiente, isso dá muito trabalho, o cliente gosta assim, e outras desculpas. Para quem não busca novas estratégias, será bem mais difícil enfrentar a concorrência, quando finalmente abrir os olhos para a importância da inovação.
  • Os avanços tecnológicos e as novas descobertas científicas estão transformando muito rapidamente o mundo em que vivemos, favorecendo novas formas de inovação e oportunidades de negócios. Novos materiais, a biotecnologia, a nanotecnologia, novos combustíveis e muitos outros avanços favorecem a melhoria de produtos e serviços. O empresário que primeiro enxergar a oportunidade de inovação já sai na frente dos concorrentes.
  • A globalização do acesso simultâneo à informação, em que pessoas estão conectadas em tempo real 24 horas por dia, 7 dias por semana, transformou a maneira como vemos o mundo, temos a capacidade de responder a determinada situação ou tomar decisões de forma rápida e mais assertiva. Não há mais espaço para indecisão ou perda de tempo. Isso significa que o gosto e as exigências do consumidor também estão mudando, uma vez que as novas tendências, ideias e produtos se espalham pelos mercados mundiais quase instantaneamente. Um minuto mal administrado, pode representar a perda de um cliente. Seu produto ou serviço precisa se destacar. Você acha que ele continuará comprando de você se o seu concorrente oferecer a ele um produto inovador e melhorado?

Como promover a inovação em sua empresa?

É importante promover um ambiente de trabalho propício, para que a sua equipe se sinta engajada e atuante no processo de inovação. Isso não acontece da noite para o dia, o processo é contínuo e demanda tempo.

Sua equipe de colaboradores é uma das fontes mais ricas de novas ideias e potencial criativo. Você, como líder, pode tomar atitudes fundamentais para favorecer um ambiente propício à inovação em sua empresa:

  • Dedique tempo para ouvir os colaboradores;
  • Seja aberto e ofereça apoio a novas ideias;
  • Encoraje a expressão e o pensamento criativo;
  • Ofereça um prêmio quando a ideia for bem sucedida;
  • Não descarte ideias que pareçam não funcionar à primeira vista;
  • Sempre peça a opinião da equipe sobre maneiras de inovar e melhorar.

O que pode ser inovado dentro das micro e pequenas empresas?

Produtos, serviços, estratégias de marketing, organização, gestão, relações com o cliente e com fornecedores, presença virtual da empresa na internet — esses são alguns aspectos podem ser inovados e melhorados. A dedicação especialmente a conhecer os pontos fracos e como melhorá-los. Acesso a informação sempre.

Há grande variedade de softwares e apps disponíveis para melhor controle e gerencia. Quanto mais informação, melhor!  Aumentar a visibilidade e eficiência na empresa é crucial. A tecnologia está presente, e ajuda a descobrir soluções inovadoras .

A inovação já faz parte do dia a dia de todas as empresas que querem se destacar e alcançar o sucesso.

Compartilhe nas redes


Leia mais

Empregado com câncer pode ser demitido?
Publicado 28.11.2023 em Recursos Humanos

Empregado com câncer pode ser demitido?

O RH encontra muitos desafios na rotina, como o desligamento de funcionários e isso por si só não é tarefa fácil. Mas será que um empregado com neoplasia maligna (câncer) pode ser demitido? Veja aqui!

Saiba mais sobre a CERTPONTO e como ela impacta no seu negócio!

Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.

Entrar em contato