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RH em tempos de crise
Publicado 20.09.2022 em Recursos Humanos

Como preparar o setor de RH em tempos de crise?

Todo mundo consegue pensar em pelo menos uma situação crítica que afetou as empresas recentemente, não é mesmo? Facilmente pode vir à mente a pandemia de covid-19, que atingiu o mundo inteiro. Também é possível pensar na guerra na Ucrânia, que tem impactado segmentos essenciais, principalmente na indústria. Independentemente qual seja, cabe aos setores internos driblar as dificuldades e manter o crescimento. Tendo isso em vista, planejar as ações do RH em tempos de crise vai garantir estabilidade e uma cultura organizacional forte.

Afinal, o RH tem a tarefa de ordenar o cotidiano da companhia, a integração da equipe, controlar a jornada de trabalho, realizar recrutamento e muito mais. Ou seja, uma série de responsabilidades estruturantes dentro do negócio. Por isso, ter boa articulação durante imprevistos vai permitir controlar os problemas assim que eles acontecerem. Consequentemente, haverá menos implicações negativas.

Veja, a seguir, quais os principais efeitos da crise e algumas dicas para preparar o setor. Boa leitura!

Saiba 5 dicas para preparar o RH em tempos de crise

Antes de começar, é importante entender os efeitos que os momentos turbulentos têm na organização. O primeiro de todos é a preocupação imediata com o financeiro. Isso porque, mais do que nunca, é necessário operar mudanças para garantir a saúde financeira. Em segundo lugar, vem o assunto principal deste conteúdo: o RH. Ele é essencial para mudar a mentalidade e aplicar uma cultura de emergência.

Novidade no blog: 4 ferramentas de gestão do tempo que irão transformar o seu RH.

Assim, é colocada em prática a redução de recrutamentos, treinamentos específicos e diminuição de benefícios aos funcionários. Sim, são decisões difíceis que podem afetar a produtividade. O que torna o papel do RH em tempos de crise mais fundamental ainda. Se a inovação deve ser o guia para o desenvolvimento, aqui ela é a regra. Afinal, esperam-se soluções criativas para manter o curso do trabalho e o desempenho da companhia. Para tanto, confira dicas que vão deixar os seus recursos humanos prontos para os desafios.

1. Monitore o ambiente de negócios

Uma característica das épocas de crise econômica é que elas vão e voltam. Enquanto, na fase de crescimento da economia, há grande expansão dos negócios, na recessão, ocorre uma reestruturação dos mercados. Dessa forma, algumas empresas perdem competitividade e outras ganham a preferência do consumidor. Durante a transição entre o fim da crise econômica e o começo da retomada do crescimento, deve-se ficar atento para se planejar para a nova onda de expansão. Quem sai na frente nessa corrida passa a ter vantagens sobre os concorrentes.

2. Revise objetivos e indicadores

Durante a época de abundância, as metas tendem a ser mais ousadas e as propostas mais grandiosas. Infelizmente, quando isso passa, é preciso reduzir as ideias para que o vital da entidade continue funcionando. Fazer isso ao mesmo tempo que motiva os colaboradores é uma tarefa árdua. Portanto, é necessário rever as metas e pensar em novos indicadores, bem como incluir todo o time na tomada de decisões. Isso fará com que eles entendam a situação e sintam-se parte da solução.

3. Aposte em ferramentas em nuvem

A necessidade das ferramentas não desaparece com a crise, mas é possível encontrar melhores opções. As soluções em nuvem são uma resposta rápida e barata para o RH em tempos de crise. Elas oferecem baixo custo, sem valor de instalação e manutenção, mobilidade, sustentabilidade e resultados em tempo real. Isto é, diversas prioridades para o momento econômico em um só lugar. E, mais do que isso, podem ser usadas para avaliações, marcação de ponto, gestão de tempo etc.

4. Foque em estratégias de comunicação interna

Os colaboradores são o ativo mais importante durante a crise. Se eles desanimam, a produção cai e o lucro também. Então, mantê-los engajados e conscientes do processo é uma das tarefas principais do RH. Desse modo, colocar mais força nas estratégias de comunicação interna vai facilitar e reduzir problemas corporativos. Indicamos a leitura do artigo “Endomarketing: tecnologia da informação para melhoria da comunicação interna na sua empresa” para saber mais.

5. Prepare-se para um novo ciclo de crescimento

O setor precisa ficar atento aos sinais de recuperação da economia para planejar a produção da empresa. Como ocorrem muitas mudanças na fase da crise, o período de retomada do crescimento geralmente é marcado por ganhos de produtividade. Bem como uso de inovações em larga escala e lançamento de produtos.

Nesse estágio, empresas mais preparadas têm mais chances de destaque durante a expansão. Com isso, investimentos são maneiras de se preparar para a retomada do crescimento. Um olho no presente e outro no futuro, correto?

Agora que você viu como preparar o RH em tempos de crise, vai ficar fácil permanecer tranquilo nesses momentos. Para ajudar ainda mais, confira o conteúdo “Por que recorrer ao coaching e quando?”. Até a próxima!

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