Blog

Conteúdo sobre gente e gestão

cloud computing
Publicado 19.09.2022 em Tecnologia

Mitos e verdades sobre o Cloud Computing: conheça agora

De acordo com o relatório Future of Cloud Computing da Google, a tendência é que 77% das empresas utilizem o cloud computing até 2029. Dentro dessa amostra, 87% afirmam que a tecnologia será fundamental para o aumento da receita nesse período. Isso quer dizer que a computação em nuvem já é uma realidade e tem o poder de trazer agilidade, economia e lucro para as companhias.

Com ela, há a possibilidade de acesso a programas, arquivos e serviços sem precisar de armazenamento de dados em uma máquina. Alguns exemplos famosos são as plataformas de streaming como Netflix e as ferramentas Google, a exemplo do Drive e Agenda. Ainda, esse tipo de solução gerou os escritórios virtuais, que facilitam a atuação de muitas áreas. A Tecnologia da Informação (TI) é uma delas.

Neste conteúdo, vamos desmistificar o cloud computing e mostrar alguns mitos. Além disso, explicaremos como é um escritório virtual e suas vantagens para os profissionais de TI. Boa leitura!

Novidade no blog! Endomarketing: tecnologia da informação para melhoria da comunicação interna na sua empresa.

Veja alguns mitos e verdades sobre o cloud computing

A computação em nuvem não é uma tendência, mas uma realidade para a otimização dos processos de gestão. Hoje em dia, evita-se a compra de máquinas pesadas e servidores complexos que requerem uma infraestrutura muito grande para a manutenção. Por isso, é importante entender sobre o assunto. Confira abaixo.

Seus dados não estarão seguros: mito

A realidade é o contrário: suas informações estarão mais seguras. Isso porque o cloud computing têm complexos sistemas de criptografia e equipes em permanente controle de ameaças virtuais. Ele possui a infraestrutura ideal para manter a temperatura e a umidade no data center. Também conta com sistemas de backup rápido para os casos de tragédias naturais. Tudo pela segurança dos processos do seu negócio!

A computação em nuvem tem um custo elevado: mito

Nas soluções em nuvem, você só paga por aquilo que usa. Ou seja, pelo fluxo de dados, funcionalidades, período utilizado etc. O fato é que pequenos empresários, por exemplo, ao migrarem para o formato cloud, tiveram um gasto 20% menor com TI. Ademais, viram os benefícios de menos problemas, despesas e gestão que um departamento de TI próprio proporciona.

As preocupações diminuem, mas não desaparecem: verdade

O cloud computing oferece um serviço com segurança e estabilidade superior, mas não é totalmente imune a falhas. Podem ocorrer alguns problemas que atrapalham o trabalho, como: interrupção de energia, desastres naturais e invasões. Apesar de estarem preparados para todos esses eventos, essas situações são uma possibilidade que afetará as atividades. No entanto, é importante que você saiba que, se você optar por um servidor próprio, essas eventualidades também podem ocorrer. A diferença é que sua capacidade de resposta será menor.

Ainda, com os serviços em nuvem, fica fácil trabalhar virtualmente: o chamado escritório virtual. Entenda melhor sobre esse formato e o que ele pode oferecer.

Conheça as vantagens do escritório virtual para profissionais de TI

Para quem atua na área de TI, ter um ambiente dinâmico e propício à inovação é algo extremamente importante. A boa notícia é que essa aspiração já se tornou realidade com os escritórios virtuais para esses profissionais. Ele é uma das muitas alternativas que o cloud computing traz, consistindo em um modelo parecido com o home office, onde o profissional pode trabalhar de qualquer lugar. A única coisa que precisa é um dispositivo móvel e conexão à internet.

As vantagens não param por aí. Elas incluem ter maior flexibilidade e conseguir dedicar mais horas à sua vida pessoal. Assim como melhorar a gestão de tempo. Outros aspectos positivos são:

  • qualidade de vida, que também significa uma alimentação melhor, bem como tempo para exercícios e lazer;
  • fugir do estresse do dia a dia, do trânsito ou tumultos em transportes públicos e, assim, evitar atrasos;
  • economia com combustível, roupas, alimentação diária, entre outros.

E se você está pensando que só os funcionários saem ganhando, veja tudo que as organizações podem aproveitar:

  • aumento de produtividade, já que é possível trabalhar em tempo reduzido e com mais qualidade;
  • atração de profissionais, uma vez que é possível contratar pessoas de diversas localidades;
  • redução de custos com despesas de energia elétrica, telefonia e outras demandas;
  • infraestrutura da sede disponível para o que for realmente necessário.

Viu como o cloud computing é a solução ideal para um ambiente corporativo mais frutífero? Está na hora de aderir nos diversos processos da sua companhia. Desde gestão de tempo até a coleta de marcações de ponto. Ainda, indicamos o artigo “Reduzir custos operacionais: como a tecnologia pode ajudar a sua empresa?”. Aproveite!

Compartilhe nas redes


Leia mais

Publicado 10.12.2015 em Gente e Gestão

A força do hábito para o sucesso da sua empresa

Você deseja descobrir como o poder do hábito pode interferir diretamente nos seus lucros? Prepare-se para conhecer quatro verdades acerca dos hábitos que revolucionarão a sua visão e descubra a importância da rotina para o sucesso da sua empresa.

Saiba mais sobre a CERTPONTO e como ela impacta no seu negócio!

Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.

Entrar em contato