Blog

Conteúdo sobre gente e gestão

Sua empresa busca candidatos com fit cultural?
Publicado 31.05.2023 em Gente e Gestão

Por que sua empresa deve buscar candidatos com fit cultural?

Todo o processo de contratação dentro de uma empresa exige investimento de tempo e de dinheiro. Seja dos profissionais de Recursos Humanos que fazem milhares de processos seletivos ou na busca em plataformas especializadas no assunto. Mesmo com toda essa dedicação, o número de desligamentos ou demissões bateu recorde em 2022 no Brasil. Um dos motivos para esse crescimento é claro: a falta de fit cultural do candidato com a organização.

Mas o que esse termo significa na prática? Fit cultural nada mais é o que o alinhamento do entrevistado com os valores do negócio. A ideia é entender se a personalidade é compatível com o que é pregado pela empresa.

Daremos um exemplo para você entender melhor. Imagine uma companhia de tecnologia que busca eliminar o papel dentro dos escritórios ao vender softwares. Fica difícil contratar uma pessoa que não tem nenhuma habilidade com computador ou que prefere não utilizar essas ferramentas.

Essa é uma forma simples de passar a ideia, porém nem sempre é fácil detectar esse tipo de informação. Por isso, neste conteúdo, vamos mostrar a importância do fit cultural e explicar como avaliar um candidato a partir dele. Confira abaixo!

Entenda a importância de contratar colaboradores com fit cultural

Bom, todo mundo sabe o quanto é indispensável escolher novos colaboradores que tenham a habilidade técnica necessária para a função. Contudo, a parte relacionada ao fit cultural, muitas vezes, é deixada de lado. Ainda falta um entendimento completo do quanto o perfil do profissional fará diferença não só no clima da empresa, como nos resultados.

Para começar, realizar essa avaliação de personalidade leva mais precisão às contratações e diminui o índice de turnover. Afinal, as pessoas serão contratadas com a certeza de que se encaixam no time e que possuem suas metas profissionais alinhadas com a da empresa. Logo, aquela famosa rotatividade, em que a companhia perde tempo treinando inúmeras pessoas — e, ao final, nenhuma se mantém —, é eliminada. Sem falar nos custos gerados por um processo seletivo.

Além disso, as equipes ficam cada vez mais maduras e alinhadas. Isto é, elas aprendem a trabalhar em conjunto, utilizando os pontos fortes e trabalhando os pontos fracos de seus colegas.

Por fim, mas não menos importante: o aumento de produtividade. A falta de análise do fit cultural estimula o vai e vem de funcionários, o que atrapalha a entrega pois falta mão de obra para a execução. Ainda, existe o período de aprendizado de um novo colaborador, que não fará as tarefas na mesma velocidade de quem conhece o fluxo organizacional.

Agora, com fit cultural e acreditando no trabalho executado, o funcionário engaja e se sente mais motivado. Como consequência, sua performance é mais efetiva, a produtividade da empresa também cresce e ele se torna um agente do negócio. Ou seja: compartilha os benefícios de colaborar com aquele propósito para todo mundo ouvir e vira parceiro de jornada da sua empresa.

Saiba como avaliar se o candidato possui fit cultural com a sua empresa

Não será possível avaliar se o candidato tem fit com a empresa, caso você não saiba quais são esses valores que ele precisa de adequação. Por isso, o primeiro passo é conhecer a cultura organizacional. Você pode criar uma lista com as principais características comportamentais das equipes e relacioná-las com missão, visão e valores.

Com essa parte em mãos, é hora de avaliar o candidato. Antes ou depois da entrevista, você pode observar os lugares em que ele trabalhou e pedir referências sobre suas condutas.

Agora, na hora da conversa, é importante ir além das perguntas de “sim” ou “não” e de competências técnicas. Faça questionamentos que mostre como ele agiria em determinadas situações. Abaixo, veja alguns exemplos:

  • Como você se sente quando precisa mudar o direcionamento de um projeto durante a execução dele?
  • Como você lida quando precisa executar uma função com poucos recursos?
  • Qual o último erro que você cometeu e como solucionou?
  • Qual sua motivação para trabalhar?

Durante o processo seletivo, também é interessante aplicar testes e dinâmicas de personalidade, principalmente com o apoio de psicólogos. Ah, não se esqueça de fazer uma conversa do candidato com o time que ele entrará para incluí-los na decisão e coletar opiniões diversas!

Para finalizar, sugerimos um outro conteúdo do nosso blog para aprofundar seus conhecimentos em cultura organizacional. Até a próxima!

Compartilhe nas redes


Leia mais

aplicativos
Publicado 08.07.2016 em Recursos Humanos

Aplicativos para Gestão de RH

Conheça aplicativos para ajudá-lo na gestão de RH. Com um caminhão de diversidade, os apps invadem também o mundo corporativo tonando os processos mais dinâmicos e rápidos.

Publicado 10.12.2015 em Gente e Gestão

A força do hábito para o sucesso da sua empresa

Você deseja descobrir como o poder do hábito pode interferir diretamente nos seus lucros? Prepare-se para conhecer quatro verdades acerca dos hábitos que revolucionarão a sua visão e descubra a importância da rotina para o sucesso da sua empresa.

Saiba mais sobre a CERTPONTO e como ela impacta no seu negócio!

Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.

Entrar em contato