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endomarketing
Publicado 02.09.2022 em Recursos Humanos

Como o endomarketing ajuda a conquistar o público interno da empresa?

Quando uma companhia quer alcançar e conquistar público, ela investe em marketing, certo? E quando ela quer fazer o mesmo com o pessoal interno, ou seja, os funcionários? A resposta é: investir em endomarketing. Ele também pode ser entendido como uma prática para fomentar a imagem e a reputação da organização por meio das expectativas dos profissionais.

Assim, geram-se bons níveis de satisfação e motivação. Além disso, são construídos relacionamentos mais produtivos por meio de uma cultura organizacional forte. É importante ressaltar que ele é central na melhoria do clima e na comunicação interna. Para isso, em tempos digitais, a tecnologia da informação age para criar dinamicidade, agilidade e qualidade nessa área.

Neste conteúdo, mostraremos como a tecnologia é uma aliada do endomarketing. E não é só isso. Ela auxilia, principalmente, no diálogo dentro da companhia. Continue a leitura!

De que forma adaptar o endomarketing ao perfil do colaborador?

Essa estratégia ainda pode ser útil para fortalecer o senso de pertencimento, a colaboração e o engajamento de todos aos objetivos da instituição. Por isso, é importante incluir o endomarketing entre as prioridades gerenciais. Afinal, ele é capaz de influenciar positivamente em diversos aspectos da gestão. Assim como materializar condições para um ambiente de trabalho integrado e diminuir significativamente a taxa de churn.

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Dessa forma, a implantação do endomarketing precisa considerar o perfil dos trabalhadores para que cause o impacto esperado. Nesse sentido, é fundamental reconhecer quais são as práticas mais valorizadas pela equipe. Ao analisar esse aspecto, é possível encontrar questões como autonomia, confiança, diálogo, processos otimizados e flexibilidade.

Logo, cabe à liderança avaliar as necessidades e definir as melhores ações. Entendendo que o foco é fazer com que os profissionais se sintam parte da organização, trouxemos alguns exemplos para aplicar na sua organização:

  • melhoria e automatização dos processos de comunicação;
  • eventos corporativos voltados para os colaboradores;
  • estabelecer políticas de benefícios e incentivos;
  • incentivo ao diálogo e troca de experiências;
  • decoração planejada no espaço físico;
  • treinamentos e capacitações;
  • cultura de feedback.

Como mencionamos no começo, a tecnologia da informação surge para otimizar e facilitar essas ações. Bem como para auxiliar nas modalidades de trabalho como o home office. Afinal, a empresa são as pessoas que a compõem. Veja o tópico a seguir e entenda melhor!

Como usar a tecnologia para melhorar a comunicação interna?

Na busca por produtividade e competitividade, todas as companhias têm adotado diversas soluções tecnológicas. Softwares de gestão, sistemas integrados, plataforma de ponto, redes sociais corporativas e aplicativos móveis são só algumas delas. Desse modo, ela passou a ser uma realidade nas organizações e uma aliada dos administradores.

A finalidade? Reduzir custos e desperdício, conquistar qualidade nas entregas, estabelecer um diálogo eficiente e contar com rotinas enxutas e inteligentes. Isso tudo enquanto aumenta a motivação das equipes.

E já existem vários recursos disponíveis no mercado que podem ser bastante úteis para reforçar as técnicas de endomarketing. Entre eles, o sistema virtual de ponto, que pode ser utilizado por empresas de pequeno, médio ou grande porte, de qualquer área.

Essa ferramenta serve como um controle simplificado para a direção e também como uma prática que assegura liberdade e praticidade para os funcionários. Visto que a solução permite a marcação do ponto no computador, tablet ou celular e a flexibilidade de consultar o banco de horas no site. Esse tipo de política colabora para mudanças de comportamento e fortalece o relacionamento com o time, pois aposta na confiança mútua e autonomia.

Ademais, é interessante fazer uso desse tipo de solução que, além de dar suporte para o endomarketing, ajuda a construir uma gerência inovadora, com foco em pessoas e em resultados. E, para ajudar ainda no seu negócio, indicamos o artigo “Micromanagement: 7 motivos para evitar no seu time”. Continue acompanhando nosso blog para saber mais!

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