Compliance: como a liderança fortalece essa cultura na sua empresa?
A busca por maior competitividade no mercado, fidelidade dos clientes e melhora da credibilidade é constante dentro das empresas. Contudo, normalmente, é voltada para estratégias realizadas no time comercial ou de marketing. Entretanto, equipes de compliance e RH são grandes aliadas para conquistar esses benefícios.
Não é à toa: quando as regras são transmitidas de maneira clara, atraente e dinâmica, os riscos diminuem e a eficiência aumenta. Bem como a produtividade e a valorização dos profissionais que implementaram essa ideia.
Quer contar com essas vantagens na sua empresa? Leia o conteúdo abaixo e entenda o papel das lideranças e do RH no compliance.
É comum que o compliance seja visto como uma parte mais rígida e burocrática da empresa. Afinal, é impossível negar que ele trabalha para implementar regras e garantir que tudo ocorra como o combinado. Entretanto, essa prática vai muito além de impor o que se pode ou não pode fazer.
No dia a dia, ela tem como objetivo garantir a segurança da companhia e dos colaboradores. Para isso, busca fortalecer a cultura organizacional, focando na diminuição de irregularidades, nos desvios de comportamento ou nas ações que são contra a legislação.
Com frequência, são divulgados casos de marcas processadas por usar imagens de pessoas públicas ou por “brincadeiras” que agridem certos grupos. Logo, essa ferramenta luta contra esse tipo de conduta, assim como os assédios, a corrupção e, até mesmo, as fraudes.
Anteriormente, pode-se dizer que o compliance era aplicado somente em grandes corporações. Contudo, vem se tornando cada vez mais acessível e relevante dentro de negócios de qualquer tamanho. Isso porque é indispensável para manter um ambiente de trabalho saudável, evitar processos trabalhistas e, ainda, ganhar clientes da concorrência por alinhamento de valores.
Sua atuação abrange tanto a prevenção quanto a correção dos problemas. É possível agir pontualmente, como em casos de denúncia. Porém, o ideal é fazer um movimento de conscientização para evitar que ocorram situações indesejadas. Tudo isso acontece com o apoio de ferramentas, processos e, claro, pessoas.
No começo, os desafios podem ser grandes. Por terem novas normas a seguir, os funcionários têm certa resistência a aplicá-las. Logo, é essencial contar com os líderes e com o RH para a conscientização e o fortalecimento do compliance. No restante deste texto, você entenderá melhor a participação desses dois grupos nessa tarefa. Confira!
Qual o papel dos líderes no desenvolvimento do compliance?
Um ditado muito popular já deixa claro: “a palavra convence, mas o exemplo arrasta”. Quando falamos de compliance e liderança, isso não é diferente. De nada adianta criar esse setor, desenvolver processos e fazer grandes discursos se, na prática, os gestores não aplicam o que dizem as normas.
Imagine que um funcionário enxerga seu líder sendo inconveniente com outras pessoas ou recebendo presentes de fornecedores em troca de vantagens. Sem dúvidas, ele não irá respeitar aquele indivíduo da mesma maneira, muito menos exercer o que diz as diretrizes do compliance trazidas pela empresa.
Portanto, quem se encontra à frente da organização não está aquém dessas novas regras. Os líderes devem, sim, ser desenvolvidos nesse quesito para que se tornem guardiões dessa cultura.
Aqui, vale destacar um estudo realizado pelo Instituto Israelista de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. A partir de entrevistas com mais de 7 mil pessoas, foi constatado que os líderes são os que mais possuem lealdade às organizações. Entretanto, devido a essa fidelidade, muitas vezes, ultrapassam seus próprios limites morais em prol da empresa.
Desse modo, é preciso lembrar que não existem justificativas para uma ação antiética. Mesmo que essa traga benefícios financeiros ou competitivos para o negócio.
Dentro da rotina, isso significa que será preciso rever suas ações e monitorar as dos colaboradores. Nesse caso, gerenciar riscos e relacionamentos, conscientizando sempre que necessário, é fundamental. Inclusive, com bate-papos e workshopsque evoluam o conceito na mente dos trabalhadores. Tudo isso, é claro, fundamentado nos valores da companhia.
Além disso, crie canais de denúncia e esteja verdadeiramente aberto a ouvir as queixas que chegarem. Nessa etapa, é importante atuar lado a lado com o departamento pessoal para fazer essa gestão mais humana e aplicar as penalidades coerentes.
Como o setor de Recursos Humanos pode ajudar o compliance?
Sempre falamos sobre a transição de um RH que deixa de ser apenas executor e passa a ser estratégico. As intermináveis horas trabalhando em folhas de pagamento são substituídas por ações que aumentam a produtividade, mitigam riscos e melhoram a cultura. Uma delas, sem dúvidas, é o fortalecimento do compliance.
Isso não quer dizer que a responsabilidade será transferida para o setor. Na verdade, esse não é um trabalho realizado somente por uma equipe. O time de compliance, Recursos Humanos e os gestores trabalharão na implementação e monitoramento.
Basicamente, o papel do departamento pessoal é trazer mais humanidade. Transformar as regras em ações claras, benéficas e tangíveis. Veja 4 exemplos:
Informação e aplicação das normas: o compliance tem um código de conduta que precisa ser colocado em prática. Para isso, o RH pode auxiliar, educando os envolvidos com criação de eventos, treinamentos e seleção dos públicos que mais fazem sentido. Afinal, é eles que possuem a expertise na criação e gerenciamento desse tipo de estratégia.
Recrutamento e seleção: a busca por profissionais éticos e íntegros, além de capacitados para a função. Todo o processo deve ser trabalhado dentro das regras, sem preferências pessoais ou tratamentos indevidos.
Comunicação eficiente: o RH precisa ser um canal aberto e confortável para que os funcionários falem sobre suas necessidades. Dessa forma, fica mais fácil identificar problemas e receber queixas.
Promoção da cultura organizacional: mais do que citar apenas o compliance, o RH é fundamental na consolidação da cultura do negócio.
Inovação é a exploração de novas ideias bem sucedidas, visando entregar melhores serviços e produtos ao consumidor. Já pensou onde inovar na sua empresa para se destacar no mercado?
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completa deste documento a qualquer momento para entender como agimos.
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Os Dados Pessoais tratados pela CERTPONTO podem variar de acordo com o tipo de interação com nossos
Sites e a categoria de titular de dados a qual pertence, conforme a classificação do item “Titulares de Dados
Pessoais” e podem ser obtidos diretamente do Titular, obtidos de terceiros ou coletados de modo automático.
Os Dados Pessoais podem envolver:
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visualização
de páginas;
Informações de contato, como nome completo, endereço de e-mail, telefone, celular;
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Informações profissionais, como cargo e empresa na qual o Titular trabalha ou mantém
relação profissional;
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Nós tratamos os Dados Pessoais de algumas categorias de pessoas – Titulares de Dados Pessoais. Isso
significa que o nosso Titular (“Você”) pode se encaixar em uma ou mais dessas categorias, que dividimos entre: (a)
Visitantes e (b) Leads CERTPONTO.
Os Visitantes são aqueles titulares de Dados Pessoais que visitam ou acessam os Sites ou páginas da CERTPONTO;
Os Leads CERTPONTO são os contatos ou possíveis clientes da CERTPONTO que interagiram ou interagem com o nosso
conteúdo através do preenchimento de páginas de contato, de páginas de agendamento de demonstração, de páginas
de inscrição para recebimento de newsletter ou conteúdos úteis em seus meios de contato, e/ou outras situações
que envolvam a divulgação e promoção dos nossos serviços.
2. Como tratamos os seus dados pessoais?
A. Dados de Visitantes
Tratamento e finalidade. Ao acessar e navegar nos sites e páginas da
CERTPONTO, podemos
coletar e tratar alguns
dados pessoais com a finalidade de viabilizar seu acesso aos nossos Sites e de melhorar nossas estratégias de
marketing e promoção dos nossos Serviços, para que nossa comunicação através dos Sites e contato com Você esteja
sempre em desenvolvimento.
Para facilitar, de forma objetiva, a sua visualização de como e para qual finalidade podemos tratar
os seus dados neste contexto você pode consultar a tabela exemplificativa a seguir:
Finalidade do processamento dos dados pessoais
Dados pessoais tratados
Base Legal
Acesso ao website
Informações de acesso
Informações de navegação e do dispositivo
Execução de contrato
A utilização de cookies no nosso Website e páginas também envolve o tratamento de dados pessoais.
Para entender mais sobre o que são, quais cookies utilizamos no Website e páginas da CERTPONTO, e como apagá-los
ou bloqueá-los acesse nossa Política de Cookies.
B. Dados de Leads Certponto
Tratamento e finalidade. Nós também tratamos Dados Pessoais quando o Você entra em contato conosco
através formulário da web, páginas do Website ou landing pages da CERTPONTO, quando interage com conteúdo de
posts, entre outros meios de contato que possam estar vinculados ao nosso Website e páginas. Esse tratamento
inclui as finalidades de possibilitar que seja encaminhada resposta à sua solicitação, de enviar comunicações por
e-mail que consideramos que possam ser úteis para Você, de promover os nossos Serviços e de, caso Você demonstre
interesse, apresentar uma proposta comercial dos nossos Serviços.
Nessas situações, alguns exemplos dos dados envolvidos nas atividades de tratamento, bem como suas
finalidades e bases legais são as seguintes:
Finalidade do processamento dos dados pessoais
Exemplo
Dados pessoais tratados*
Base Legal
Divulgação dos serviços da CERTPONTO
Quando Você preenche um formulário informando que deseja ter acesso a materiais como
ebooks ou que deseja receber nossos conteúdos por e-mail, ou ainda, quando Nós promovemos campanhas de
marketing acerca dos nossos Serviços.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Informações de acesso
Informações de navegação e do dispositivo
Legítimo interesse
Envio de comunicações
Quando Você aceita que Nós enviemos materiais, conteúdos e notícias que acharmos que
serão úteis para Você.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Legítimo interesse
Venda dos serviços da CERTPONTO
Quando Nós entrarmos em contato com Você para apresentar uma proposta comercial.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Legítimo interesse
Atendimento ao público
Quando Você entra em contato conosco através dos nossos contatos, como contato através
do nosso formulário de contato para agendamento de uma demonstração.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Legítimo interesse
Melhoria da divulgação dos serviços da CERTPONTO
Quando Nós analisamos nossas ações de marketing para melhorar nossas estratégias de
marketing, e isso pode incluir o acesso a Dados Pessoais
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Informações de acesso
Informações de navegação e do dispositivo
Legítimo interesse
* Mais exemplos de dados que se enquadram dentro de informações cadastrais, profissionais,
bancárias, de acesso, de navegação e do dispositivo estão elencados no item “Dados Pessoais tratados”. Nós
também podemos tratar outros dados pessoais que Você venha a nos fornecer além dos mencionados na planilha
em questão.
3. Como utilizamos cookies?
O que são cookies?
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Como gerenciar suas preferências
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CERTPONTO.
4. Bases legais de tratamento
Base legais utilizadas. Todo e qualquer tratamento de dados pessoais realizado pela CERTPONTO é
fundamentado em uma base legal prevista na legislação aplicável. As bases legais utilizadas pela CERTPONTO podem
variar de acordo com o contexto de tratamento. Nós utilizamos as seguintes bases legais:
Execução do Contrato: Quando a CERTPONTO realiza o tratamento de dados pessoais em
razão da execução e/ou preparação de Contrato;
Exercício regular de direitos: Quando existir a necessidade de tratar dados pessoais
em função de ação judicial, procedimento administrativo ou arbitral;
Cumprimento de obrigação legal ou regulatória: Quando a CERTPONTO é obrigada a
realizar o tratamento de dados pessoais por força de determinação legal ou regulatória;
Legítimo interesse: Quando a CERTPONTO decide realizar o tratamento de dados para
atender seus legítimos interesses, sendo que tais atividades de tratamentos passaram, antes de serem
implementadas na empresa, por análise minuciosa envolvendo a avaliação da necessidade e finalidade do
tratamento, da expectativa do titular de dados envolvido quanto ao tratamento dos dados pessoais e da
proporcionalidade em relação a garantia dos direitos dos titulares de dados.
4. Com quem a CERTPONTO compartilha os seus dados?
Compartilhamento de Dados Pessoais. Para possibilitar a execução das atividades de tratamento, a
CERTPONTO pode compartilhar alguns dos Dados Pessoais coletados com terceiros. Para a compreensão de tais
relações, você pode visualizar na tabela abaixo os destinatários dos compartilhamentos e as razões pelas quais
isso acontece.
Destinatários
Razões de Compartilhamento
Prestadores de Serviços
Nós utilizamos plataformas para operacionalizar alguns processos dentro da CERTPONTO.
Os dados podem ser compartilhados com essas plataformas que contribuem em processos que auxiliam o
fornecimento da nossa solução e os processos de vendas, marketing, sucesso do cliente, por exemplo. Só
compartilhamos o necessário para oferecer um serviço mais completo.
Autoridades de Proteção de Dados Pessoais e Ações Judiciais
Caso sejamos demandados por Autoridades de Proteção de Dados ou na hipótese de Ação
Judicial, podemos compartilhar seus dados por exigência legal, nos termos da legislação que se aplica, ou
para fins de exercício regular de direitos.
5. Quais são seus direitos como titular de dados?
5.1. Conheça seus direitos
Conheça, conforme a tabela abaixo, quais são os seus direitos, baseados nos fundamentos da
legislação de proteção de dados pessoais.
Direitos fundamentais
Aplicabilidade Prática
Confirmação da existência de tratamento
O titular tem o direito de saber se da existência ou não de tratamento de seus dados
pessoais, o que deve ser informado pela CERTPONTO, caso demandada, em atendimento a solicitação do titular.
Acesso
O titular terá acesso facilitado às informações (tanto eletrônico como impresso) sobre
o tratamento de seus dados e sobre quais os dados pessoais, especificamente, que estão sob “guarda” da
CERTPONTO.
Retificação
O titular poderá solicitar para retificar/corrigir os seus dados pessoais que estão por
alguma razão incompletos, inexatos ou desatualizados.
Eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
O titular tem direito à eliminação, bloqueio ou anonimização de dados desnecessários,
excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto em Lei.
Eliminação de dados tratados com base no consentimento
O titular tem direito à eliminação de seus dados pessoais, caso estes sejam tratados
apenas com base no consentimento. Havendo outra base legal a justificar a retenção do dado, ou havendo
alguma das hipóteses do art. 16 da LGPD, os dados podem ser mantidos.
Explicação e informação
O titular tem direito à informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento
e sobre as consequências da negativa assim como sobre as entidades públicas e privadas com as quais o
controlador realizou uso compartilhado de dados.
Revogação do consentimento
Direito de revogar o consentimento uma vez obtido do titular para tratamento de seus
dados pessoais.
Revisão de Decisões Automatizadas
O titular dos dados tem direito a solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente
com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses, incluídas as decisões
destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua
personalidade.
Portabilidade
O titular de dados tem o direito de portabilidade de seus dados a outro fornecedor de
serviço ou produto, mediante requisição expressa.
5.2 - Solicitações
Caso o titular de dados tenha alguma dúvida sobre o tratamento de dados que Nós realizamos ou queira
exercer algum dos seus direitos, de acordo com a legislação aplicável, é possível realizar uma solicitação. O
titular pode, por exemplo, requerer o acesso, a retificação ou a exclusão dos seus dados pessoais.
A solicitação relativa a quaisquer destes direitos deve ser requisitada através deste endereço de
e-mail: privacidade@certponto.com.br.
6. Por quanto tempo os seus dados pessoais serão armazenados?
6.1. Período de tratamento
Os Dados Pessoais indicados nesta Política, serão tratados por Nós, de acordo com a lei, até que
alguma dessas hipóteses ocorra:
A finalidade do tratamento seja alcançada;
Os dados deixem de ser necessários ou pertinentes ao alcance da finalidade proposta;
eja exercido o direito de exclusão dos Dados Pessoais do Titular de dados, no caso de não existir outras
finalidades que justifiquem sua manutenção, como alguma obrigação legal ou regulatória, e/ou no caso de
tratamento de dados baseado apenas no consentimento;
Sobrevenha eventual penalização aplicada pelo órgão responsável por fiscalizar a legislação aplicável;
Ainda, em situações específicas, a CERTPONTO e seus Prestadores de Serviços poderão conservar dados
pessoais
mesmo após as hipóteses de término do tratamento, em razão de cumprimento de obrigação legal ou regulatória.
Nesses casos, os dados pessoais serão armazenados pelo tempo necessário para cumprimento da obrigação legal ou
regulatória, sempre em local seguro e com acesso segmentado.
7. Mudanças e adaptações nesta Política
Atualizações desta Política de Privacidade. Estamos em constante desenvolvimento, então algumas
mudanças ou adaptações podem ser realizadas nesta Política. Por este motivo, é importante que Você a verifique de
forma recorrente ao utilizar o nosso Website e páginas.
8. Como entrar em contato com a CERTPONTO?
Entre em contato. Nós cumprimos com toda a legislação brasileira aplicável à proteção e privacidade
de dados. Dúvidas ou solicitações sobre qualquer item desta política podem ser encaminhadas ao e-mail privacidade@certponto.com.br.
Glossário
Serviços: Referem-se aos serviços prestados pela CERTPONTO, envolvendo o fornecimento da plataforma CERTPONTO,
que oferece funcionalidades como marcações de ponto; gestão compartilhada das jornadas de trabalho com pessoas
chave nas equipes; controle de ponto; gestão, organização e armazenamento de documentos, entre outros.
Website e páginas ou apenas Website: Inclui as páginas que estejam vinculadas ao website da CERTPONTO, além de
outras páginas de titularidade da empresa, não necessariamente vinculadas a este website, mas que são divulgadas
através dele, das redes sociais da CERTPONTO ou de outros meios de divulgação oficiais da CERTPONTO;
Titulares de Dados Pessoais, ou simplesmente Titulares: São as pessoas físicas a quem se referem os dados
pessoais que são objeto de tratamento
Visitantes: São aqueles titulares de Dados Pessoais que visitam ou acessam os Sites ou páginas da CERTPONTO;
Leads CERTPONTO: São os contatos ou possíveis clientes da CERTPONTO que interagiram ou interagem com o nosso
conteúdo através do preenchimento de páginas de contato, de páginas de agendamento de demonstração, de páginas
de inscrição para recebimento de newsletter ou conteúdos úteis em seus meios de contato, e/ou outras situações
que envolvam a divulgação e promoção dos nossos Serviços;
Inclusive e Incluindo: significam “inclusive, sem limite” e “incluindo, sem limite”, respectivamente;
O singular inclui o plural e vice-versa e cada gênero inclui o outro;
Os Aditivos, Anexos, Cronogramas, Comunicações, Informes e quaisquer outros apensos, disposições e documentos
integram a presente Política de Privacidade e têm o mesmo efeito como se estivessem expressamente incluídos no
corpo desta Política, sendo que qualquer menção a um inclui uma menção aos demais;