Blog

Conteúdo sobre gente e gestão

Dia das crianças na empresa deveria ser todo dia — entenda!
Publicado 06.10.2023 em Gente e Gestão

Dia das crianças na empresa deveria ser todo dia — entenda!

É praticamente impossível encontrar uma mãe ou um pai que nunca sentiu culpa ao ir para o trabalho e deixar os filhos em casa. Principalmente, quando são menores. Afinal, eles ainda não entendem a necessidade de passar esse tempo longe e exigem a presença de seus genitores. O Dia das Crianças na empresa, que já virou uma comemoração tradicional e indispensável, é uma forma de diminuir essa dificuldade. Entretanto, ele pode ser ainda mais benéfico para pais, filhos e empresa.

O que acontece é que, além de estimular essa conexão entre família e trabalho, essa data pode ser muito educativa. Enquanto os pais ganham horas importantes ao lado das crianças, elas desenvolvem habilidades que veem os adultos replicando durante o expediente.

Agora, para a empresa, é uma maneira de valorizar o funcionário, deixá-lo mais motivado e satisfeito. Sensações que, por consequência, geram mais produtividade e entregas melhores. Abaixo, leia o conteúdo e entenda em detalhes!

Veja no blog: Funcionário pode levar o filho para o trabalho? Descubra agora!

Dia das Crianças na empresa: o que mudaria se seus filhos fossem ao trabalho com você?

Dentro de casa, na frente dos filhos, é comum que os pais, e outros parentes, tomem cuidado com suas atitudes. Evita-se falar palavrões, agir de forma antiética, procura-se comer mais saladas e verduras ou, até, agradecer ao invés de só reclamar. Afinal, a ideia é que eles cresçam sem perpetuar comportamentos que as pessoas não têm orgulho.

Contudo, no trabalho, nem sempre a situação é a mesma. Quando a empresa não tem uma cultura organizacional forte, podem surgir problemas como fofocas, intrigas, atrasos ou lamentações excessivas. No dia a dia, esses comportamentos passam despercebidos e acabam sendo considerados normais. Porém, será que as ações seriam as mesmas se os jovens estivessem observando?

Essa é uma excelente reflexão para se fazer no Dia das Crianças na empresa. Quais posturas suas e da sua equipe não seriam aprovadas nesses casos? O que você não gostaria que seus filhos lhe vissem fazendo? Você percebe que evita algum hábito comum?

Muito provavelmente, as pessoas teriam mais paciência com um colega que errou e ajudariam mais umas às outras. As reclamações dos chefes diminuiriam, as conversas no corredor seriam menos maldosas e os elogios seriam mais frequentes.

Logo, a ideia de que o Dias das Crianças na empresa deveria ser todo dia, nada mais é que agir como se os pequenos estivessem ao seu lado. É dar exemplo e manter a consciência limpa, tanto nos momentos de alegria quanto nos de frustração. Sem dúvidas, a empresa terá um clima muito melhor e os filhos terão orgulho dos profissionais que seus pais serão.

Agora, pensando exclusivamente nas crianças: quais são os impactos positivos de levá-las em um dia de expediente? Confira abaixo!

Entenda as vantagens do Dia das Crianças na empresa

No primeiro tópico, você viu como o Dia das Crianças na empresa pode transformar a postura dos pais. Aqui, você entenderá quais são os benefícios que os filhos levam para casa depois de conhecer o serviço de seus genitores de perto. Veja a seguir!

Mais facilidade para resolver problemas

Todos sabemos que as crianças são como uma esponja: aprendem sempre por observação. Por isso, levá-las ao trabalho é uma forma de acrescentar diferentes ensinamentos. Um dos principais, com certeza, é a melhoria na resolução de problemas.

Participar de reuniões, negociações ou acompanhar o resultado de um desafio ajudará os pequenos a encontrar suas próprias soluções. É claro que você deve se preocupar com a confidencialidade de dados e com os comportamentos nesses momentos. Entretanto, ver de perto essa habilidade de comunicação e relacionamento gerará insights que eles podem aplicar por toda a vida.

Conhecer profissões na prática

Alguns pais teriam um grande orgulho em ver os filhos seguindo na mesma carreira. Outros, não tão felizes com suas escolhas, aconselham a procurar opções diferentes. Independentemente do sentimento, o Dia das Crianças na empresa auxilia a ampliar essa visão profissional. 

Isso porque, ao estar dentro de um escritório, por exemplo, o jovem conhecerá, mais detalhadamente, o que sua mãe ou seu pai fazem. Logo, poderá se identificar ou não com aquela função. Igualmente, ele tem a chance de observar de perto e se inspirar com as tarefas dos colegas ao redor.

Melhora a gestão de tempo

Mesmo que alguns filhos ainda não trabalhem, é importante aprender a gerir o próprio tempo desde a infância. Afinal, eles precisam entender de que maneira organizar a semana para fazer as lições de casa, atividades extracurriculares e, inclusive, brincar. Sem falar que ajudará no futuro, tanto na faculdade quanto na carreira.

Por isso, no Dia das Crianças na empresa, é interessante mostrar como os colaboradores organizam as horas para realizar as atividades necessárias. Apresentar os calendários e agendas, documentos de planejamentos e, até, seus erros e acertos é uma excelente ideia. Tudo isso, é claro, adaptando à linguagem e à idade de quem ouve.

Desmistifica a relação com o trabalho

Não é fácil para nenhum dos pais sair de casa para trabalhar depois do nascimento dos filhos. As mães, mesmo com licença maternidade, passam por muitos desafios nesse retorno. Os pais, na maioria das vezes, ficam pouquíssimos dias em casa.

É por isso que, com o tempo, é importante deixar claro para os filhos a necessidade de ter uma carreira. Não só para acalmar o coração deles, mas também o seu.

Mostrar onde fica seu trabalho, o que você faz naquele ambiente e quem são seus colegas colabora para diminuir essa sensação de abandono. Ainda, mostra a importância do serviço para a renda da família e a realização pessoal.

Também é interessante propor atividades lúdicas que façam uma associação com aquilo desempenhado por você. Assim, fica mais fácil que vinculem o trabalho a algo divertido, não apenas uma obrigação.

Por fim, vale mencionar que é uma boa maneira de fortalecer o equilíbrio entre casa e trabalho. Logo que eles entendem exatamente o que é feito por você, ficam mais tranquilos nos momentos em que for necessário fazer uma hora extra ou viagem. Sem falar que auxilia para que criem seus próprios limites quando adultos.

Já que estamos na pauta da família, temos uma outra recomendação de conteúdo para você. Leia em nosso blog o texto Direitos trabalhistas para o pai: quais são os principais benefícios?. Ajudará sua empresa a estar dentro da lei e ainda atender a necessidade dos colaboradores. Até a próxima!

Compartilhe nas redes


Leia mais

Era digital
Publicado 13.05.2016 em Tecnologia

Era digital, toda informação em apenas um clique!

A Era da Informação ou era digital são termos frequentemente utilizados para designar os avanços tecnológicos advindos da Terceira Revolução Industrial e que reverberaram na difusão de um ciberespaço, um meio de comunicação instrumentalizado pela informática e pela internet.

Saiba mais sobre a CERTPONTO e como ela impacta no seu negócio!

Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.

Entrar em contato