Blog

Conteúdo sobre gente e gestão

Metas ESG: o papel crucial do RH na sustentabilidade empresarial
Publicado 01.07.2024 em Recursos Humanos

Metas ESG: o papel do RH na sustentabilidade empresarial

Você sabe o que são as Metas ESG, como elas impactam a sua empresa e qual o papel do RH para colocá-las em prática? Clique e fique por dentro!

Falaremos de inclusão e diversidade, cuidados com o bem-estar, atenção aos direitos trabalhistas e Metas ESG, temas alvo deste conteúdo. Essa abordagem (ESG) surgiu da premissa de que as organizações têm responsabilidades para além das paredes de sua sede.

O meio ambiente e a população, são frequentemente impactados pelas práticas realizadas em diferentes segmentos. Quando a empresa adota uma cultura ESG, ela assume um compromisso maior com a sociedade e o planeta. Para conhecer mais sobre o que são as Metas ESG, seus benefícios e o papel do RH nessa função, confira o texto a seguir. Boa leitura!

O que são as Metas ESG?

Entenda a importância das Metas ESG para médias e grandes empresas

A sigla ESG (Environmental, Social e Governance) “O que é?; “Como se aplica nas empresas?” precisa ser entendida por todos os stakeholders. Não é novidade para ninguém que a produção de grandes empresas e indústrias impacta o meio ambiente, seja pela emissão de carbono, produção de lixo ou alto consumo de recursos naturais.

Na mesma linha, é importante salientar a responsabilidade dessas corporações em relação à sociedade em que estão inseridas. Tanto ao falarmos dos seus colaboradores, oferecendo trabalho justo, seguro e respeitoso, quanto da própria comunidade. No segundo caso, com enfoque maior em ações que auxiliem causas sociais. Quando a empresa adota uma cultura ESG, ela se compromete a seguir critérios de sustentabilidade e responsabilidade social.

Pessoas juntas para e melhora do mundo.

Definição das Metas ESG

As Metas ESG são um conjunto de objetivos específicos e mensuráveis estabelecidos para medir o desempenho da empresa nesses aspectos. A sigla ESG refere-se, em inglês, ao conceito de Environmental, Social e Governance em português, Ambiental, Social e Governança. Entenda o que cada uma avalia:

Ambiental

Tem o foco em como a empresa se relaciona com o ecossistema ao seu redor. Traz medidas para diminuir os impactos negativos no planeta, tais como a redução do consumo de água e energia, descarte correto de resíduos e redução de carbono. Quando a empresa adota uma cultura ESG, práticas ambientais são essenciais.

Social

Trata de como a empresa constrói relações com todos os seus stakeholders, desde os colaboradores, fornecedores e clientes até a comunidade. Esse aspecto presta atenção em itens como condições de trabalho, remuneração, saúde e bem-estar, direitos trabalhistas e direitos humanos, além de envolvimento com a sociedade. Quando a empresa adota uma cultura ESG, ela valoriza o capital humano e social.

Governança

É voltado à transparência, ética e liderança da empresa. Avalia itens referentes à estrutura da diretoria, como acontece a tomada de decisões, as práticas para diminuir a corrupção, políticas internas e regulamentações. Quando a empresa adota uma cultura ESG, a governança é crucial para garantir práticas éticas e transparentes.

Metas ESG

Para mais detalhes sobre esses critérios, você pode consultar fontes como Sustainalytics e Global Reporting Initiative (GRI).


Aplicação prática das Metas ESG

Benefícios de aplicar os indicadores ESG

De que maneira esses indicadores ESG são aplicados na prática? São eles que abrirão as portas para obter maior capital com investidores, compreender o impacto financeiro da corporação e sua sustentabilidade. Também são um forte atrativo para novos talentos e um impulsionador de inovação, nesse contexto práticas ESG podem transformar a cultura organizacional e melhorar os resultados do negócio. Para entender melhor como aplicar esses indicadores, consulte recursos como o SustainAbility e o Improvefy.


O papel do RH nas Metas ESG

A influência do RH na cultura organizacional

Como falamos no início deste texto, o RH tem grande poder de influenciar, transformar e incentivar a cultura organizacional, seja com os diretores e gestores ou com os próprios funcionários. Quando a empresa adota uma cultura ESG, o RH é fundamental para conduzir essa transformação. Isso envolve aspectos como conduta RH e a implementação de práticas ESG no dia a dia da empresa.

Implementação das Metas ESG pelo RH

Com as Metas ESG isso não é diferente. Para começar, o setor pode implementar capacitações para ensinar práticas ambientais, sociais e de governança e mostrar como aplicá-las no dia a dia. O início se dá quando todo o time entende o conceito, a importância e passa a defender os motivos para aplicá-lo. Porém é indispensável não esquecer que os coordenadores também precisam encorajar seus liderados.

É essencial que todos conheçam os aspectos relacionados aos critérios ESG e implementar essas práticas em atividades comuns, tais como o recrutamento e seleção. Candidatos têm que acreditar nesses mesmos valores. Uma excelente alternativa é adicionar aspectos de ESG na Missão, Visão e nos Valores da empresa.

Ações práticas para cada área das Metas ESG

As ideias de ações que o RH pode abraçar são inúmeras. Separamos-nas por cada área das Metas ESG. Veja abaixo!

Ambiental

  • Implementar processos de reciclagem, redução dos poluentes e descarte adequado do lixo.
  • Criar dinâmicas para engajar os funcionários nas iniciativas, inclusive, com premiações.
  • Incentivar a adoção de práticas sustentáveis em todas as escalas do negócio.
  • Oferecer cursos e atualizações sobre economia de recursos no segmento.
  • Promover a consciência ambiental.

Social

  • Garantir a equidade de gênero quando se trata de salários, tratamentos e oportunidades.
  • Fomentar uma cultura em que todos se sintam valorizados, com feedbacks frequentes.
  • Penalizar casos de preconceito de qualquer âmbito como assédio sexual e verbal, é fundamental para criar um ambiente de trabalho seguro e respeitoso.
  • Criar um ambiente com acessibilidade para os portadores de deficiências.
  • Elaborar programas de bem-estar que auxiliem a saúde física e mental.
  • É importante oferecer boa remuneração considerando as habilidades e funções de cada colaborador.
  • Implementar políticas de diversidade e inclusão.
  • Valorizar a segurança do trabalho.
  • Garantir os direitos trabalhistas.
  • Aderir a projetos sociais.

Governança

  • Trabalhar com transparência como um dos valores principais, seja nos relatórios ou na política de remuneração dos diretores.
  • Ter ética na tomada de decisões, nas contratações e nas promoções.
  • Estruturar um canal de denúncias e compliance.
  • Criar políticas anticorrupção.
Pessoas unindo punhos.

Exemplos de empresas que aplicam as Metas ESG

Agora que você entendeu os benefícios e impactos das Metas ESG, apresentaremos exemplos de empresas que aplicam essas práticas e se tornam extremamente atrativas para os maiores talentos do Brasil.

Natura

Um exemplo é a Natura, que tem como objetivo, até 2030, zerar sua emissão de gases. Uma das empresas mais engajadas quando se trata da preservação da Amazônia. Não à toa, segundo o ranking da Merco, divulgado pela Bloomberg Línea, é a empresa que mais retém e atrai candidatos no país. Quando a empresa adota uma cultura ESG, como no caso da Natura, ela demonstra um compromisso sério com o meio ambiente. Isso é refletido em seus escores ESG (ESG scores) e na forma como gerencia riscos ESG (ESG risk management).

Ambev

O mesmo ocorre com a Ambev, que tem a menor taxa de uso de água por litro de cerveja do ramo. A Ambev aparece em destaque na lista da Merco. Ambev é um exemplo de empresa que adota uma cultura ESG, destacando-se por práticas sustentáveis e inovadoras. As notícias de valor para os acionistas (shareholder value news) frequentemente mencionam o valor ESG (ESG value) gerado pela Ambev.

Outras empresas de destaque

Poderíamos citar a Petrobras, Boticário, Banco do Brasil, entre tantas outras que colocam as metas ESG em prática e fazem parte desse ranking. Essas empresas são referências em conduta ESG, servindo como modelos para outras corporações. As pontuações ESG (ESG scores) dessas empresas demonstram seu compromisso com a sustentabilidade. Não somente pelas ações voltadas à preservação do meio ambiente, o lado social e governança também têm igual importância. Essa alta popularidade vem de todas as ações que zelam pela sociedade.


Como a CERTPONTO pode ajudar na implementação das Metas ESG

Se você deseja fazer parte de rankings como esses, é hora de implementar as Metas ESG e a CERTPONTO pode ajudar. Nossa plataforma auxilia contribuindo para a prática ESG e sustentabilidade empresarial. Mantendo a segurança e a transparência ideal para governança. Os dados de jornada, junto ao acompanhamento do desempenho das equipes, ajudam a compreender o nível de bem-estar. Aspectos relacionados aos critérios ESG (sustainability factors) em especial o Social podem ser monitorados.

As informações da plataforma também são cruciais para garantir os direitos trabalhistas e se proteger de processos judiciais. Sem falar que o uso e o armazenamento dessas informações on-line zera o uso de papel, diminui energia e gera menor descarte de equipamentos eletrônicos, itens tão impactantes ambientalmente. Para saber mais, tire suas dúvidas com a nossa equipe clicando aqui. Até a próxima!

Metas ESG Certponto

Compartilhe nas redes


Leia mais

Regulamentação
Publicado 04.08.2022 em Legislação

Teletrabalho: Regulamentação segue para sanção

Aprovado nesta quarta-feira (3) pelo Senado o projeto de lei de conversão PLV 21/2022, originário da Medida Provisória  1.108/2022, que regulamenta o teletrabalho, altera regras do auxílio-alimentação e outros assuntos relacionados a centrais sindicais e o texto seguiu para sanção do presidente da república. Fique pode dentro das principais mudanças no que trata de auxílio-alimentação […]

Saiba mais sobre a CERTPONTO e como ela impacta no seu negócio!

Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.

Entrar em contato