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Publicado 30.08.2022 em Gente e Gestão

Por que recorrer ao coaching e quando?

Você já teve que lidar com problemas nos resultados dos setores? Ou com a dificuldade no alcance de metas e objetivos preestabelecidos? E com a baixa motivação dos colaboradores? Como gestor, sabe que todas essas questões afetam diretamente o desempenho da companhia. Portanto, saná-las é fundamental! Para isso, o coaching surge como uma forma de melhorar a performance pessoal e coletiva nas atividades corporativas. Mas você sabe por que e quando usar?

Neste conteúdo, vamos ajudá-lo a entender o que é essa estratégia e quando recorrer a ela. Assim como a importância do coach na implantação de tecnologia. Dessa forma, será possível saber o melhor momento de aplicar na sua rotina. Boa leitura!

Saiba mais: Quais são os desafios do profissional de recursos humanos em empresas de tecnologia?

O que é coaching?

Antes de tudo, é necessário entender que coaching é uma estratégia multidisciplinar. De acordo com o IBC (Instituto Brasileiro Coaching), é um mix de técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas áreas como administração, psicologia, recursos humanos, entre outros. De certo modo, o processo consiste em tirar o indivíduo do seu estado atual e levá-lo ao desejado em pouco tempo.

O trabalho de um coach no ambiente corporativo é de ajudar um profissional a desenvolver suas competências e alcançar determinadas resoluções. Por meio de uma consultoria personalizada, há a transformação de problemas em soluções pelas próprias competências e valores de cada pessoa. Logo, melhora-se os frutos dos projetos ou o trabalho em questão.

Abaixo, veja qual o momento certo para recorrer a essa solução. Confira!

Por que e quando recorrer ao coaching?

Na introdução deste artigo, falamos do uso do coaching para resolução de adversidades e, com isso, já apresentamos o primeiro motivo. Como essa estratégia no ambiente profissional tem o objetivo de potencializar as habilidades, recorrer a ela quando a produtividade está em baixa é essencial.

Desse modo, é possível reverter a situação e produzir mais. Isso ocorre porque o coach direciona o funcionário para desenvolver o autoconhecimento e neutralizar suas limitações. A consequência disso é a maior motivação e sucesso para o funcionário e a empresa.

Leia também: LGPD no RH: como adequar seu setor às exigências?

É claro que é sempre bom prevenir. Afinal, por que esperar a produção cair quando se pode evitar que isso aconteça? Para que o fluxo não pare, o coaching pode ser uma estratégia fixa e contínua.

Todo esse investimento no funcionário, na lapidação da sua sabedoria e no melhor convívio deve ocorrer a todo momento. Por consequência, o colaborador se sentirá valorizado e motivado. Para a empresa, isso significa retenção de trabalhadores, aumento da criatividade, melhora na resolução de conflitos e mais lucro para o negócio.

Você pode até ter desconfiança quanto a isso, mas, lembre-se, esse método nada mais é que a união de diversas áreas para o máximo aproveitamento. E é isso que toda companhia quer, certo? Então, não tenha medo e conheça mais.

Como o coaching auxilia na implementação de tecnologia?

As tecnologias estão mais presentes do que nunca, porém muitos profissionais ainda não conseguem se adaptar tão bem aos processos de implantações de sistemas. Isso pode ser explicado pois, além das questões técnicas, também são necessárias as aptidões comportamentais. Ou seja, a aceitação e o entendimento da ferramenta. E é aí que entra o coaching.

Como isso é possível? A resposta é simples. Ele ajudará no engajamento das pessoas sobre a importância da nova ferramenta. Ainda, vai auxiliar na facilitação do uso da tecnologia entre os envolvidos e na maneira como os gestores podem ajudar os demais colaboradores nessa empreitada.

A ideia é fazer a tecnologia se tornar parte do dia a dia da empresa. Um exemplo prático que podemos citar é a implantação de um sistema virtual de ponto de um pequeno negócio. Nesse caso, antes não havia esse registro e agora há a necessidade de controle dos horários de entrada e saída de seus funcionários.

Mais do que melhorar o relacionamento entre as equipes e os líderes, o coaching favorece o desenvolvimento profissional e de pessoas e a criação de planos de carreira. Viu como ele é relevante para o funcionamento dos seus negócios? Para complementar, deixamos aqui a indicação do texto “Como uma cultura organizacional forte pode impactar a sua empresa”. Leia e aproveite!

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