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Como engajar os colaboradores
Publicado 22.03.2023 em Gente e Gestão

Como engajar os colaboradores com o Comunic? Te contamos!

Você quer descobrir um motivo para aplicar mudanças em como engajar os colaboradores? Uma pesquisa da KPMG afirma que 57% dos funcionários motivados se esforçam mais nas tarefas corporativas. Isso quer dizer mais trabalho feito e com melhor qualidade! Tudo o que uma empresa quer, não é mesmo?

O foco das empresas é, cada vez mais, as pessoas que as constituem. E não somente os clientes, mas também a equipe interna, que tem papel fundamental nas atividades. Ou seja, pensar em como engajar os colaboradores não é só uma questão de reter talentos, mas de fazê-los se sentir parte e explorar ao máximo seu potencial.

Existem diversas ideias e métodos para fazer isso acontecer, contudo não será suficiente se não houver uma mudança cultural. Afinal, não basta falar, mas acreditar e fazer acontecer. Para auxiliar nisso, as tecnologias e as estratégias relacionadas podem ter impacto profundo. Neste artigo, falaremos tudo sobre esse assunto e apresentaremos o Comunic, uma plataforma para comunicação interna.

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Confira 3 dicas de como engajar os colaboradores e impulsionar sua equipe

Como falamos antes, as estratégias de como engajar os colaboradores, hoje em dia, vão além de só retê-los. É claro que alguns pontos ainda são válidos, a exemplo de oferecer melhores benefícios trabalhistas. Porém, agora, ele quer estar envolvido em uma cultura organizacional forte, bem como uma empresa positiva e impactante. Também, a valorização se manifesta na sensação de pertencimento e em uma relação bilateral, onde é compreendido o papel e importância de ambas as partes.

A prova de que essas questões não estão sendo colocadas em prática pela maioria das companhias é a assustadora taxa de pedidos de demissão. Todos os meses, cerca de 500 mil profissionais pedem desligamento no Brasil. O movimento conhecido como a Grande Renúncia parece ter chegado ao país com tudo. Sem contar de outras manifestações como a demissão silenciosa.

A maior parte dos insatisfeitos são jovens, com experiência e vontade, mas que não estão dispostos a aceitar qualquer condição. Com isso, é possível perceber como engajar os colaboradores incidirá sobre a retenção sem nem mesmo pautar isso.

Para ajudar o RH, separamos 3 dicas que podem ser aplicadas desde já. Leia e comece as mudanças.

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1. Invista em endomarketing

O endomarketing engloba as estratégias que fazemos para atrair e fidelizar consumidores, mas internamente. Ou seja, ao invés de realizar um marketing externo, o foco é encantar, envolver e manter os funcionários. As ações podem ser desde eventos corporativos e treinamentos até políticas de incentivo e mudança nos costumes corporativos.

2. Crie um recrutamento focado na cultura

A expectativa de um novo funcionário começa já no processo seletivo. Se a ideia é pensar em como engajar os colaboradores, então é preciso ter certeza do alinhamento deles antes mesmo de se tornarem um. Um candidato sem fit cultural não terá o mesmo aproveitamento das ações internas, o que se tornará um desperdício de recursos.

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3. Invista em tecnologias para comunicação interna

Uma das principais reclamações de profissionais insatisfeitos é a falta de incentivo e espaço para dialogar. Portanto, criar esses locais é essencial. Não só para reclamar ou sugerir, mas encorajar feedbacks, bem como evitar ruídos. A tecnologia mostra sua relevância vital nessa parte. Sendo presencial, remoto ou híbrido, dispor de sistemas de comunicação, como plataformas e chats, é indispensável. No próximo tópico, você conhecerá uma ferramenta para auxiliar nessa área.

Conheça o COMUNIC: o canal de comunicação corporativa da CERTPONTO

Ele funciona integrado aos relógios virtuais de ponto e permite que o empregador envie mensagens para seus colaboradores.

A cada marcação é verificado se tem alguma mensagem para o colaborador e a exibe caso haja. Com o COMUNIC a comunicação do empregador para os colaboradores se torna mais rápida e eficiente. Não é necessário esperar os colaboradores acessarem seu e-mail ou a intranet para verem as mensagens, e também os colaboradores economizam tempo recebendo as mensagens no momento da marcação de ponto.

Os indicadores gráficos exibem quantos colaboradores foram impactados, em qual momento e onde a mensagem foi visualizada. O empregador pode optar por mensagens curtas ou ricas em textos, links, tabelas, etc. E ainda podem ser programadas para serem disparadas repetidamente.

O COMUNIC é um auxiliar fundamental na tarefa de engajar os colaboradores.

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