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Controle de ponto: fortalecendo a diversidade e a inclusão
Publicado 31.07.2024 em Recursos Humanos

Controle de ponto: fortalecendo a diversidade e a inclusão

Importância da diversidade e inclusão nas empresas

Muito se fala sobre diversidade e inclusão nas áreas profissionais atualmente. E não é à toa, uma vez que as grandes corporações têm o poder — e o dever — de auxiliar os grupos marginalizados e impulsionar seu crescimento. Já temos no blog outro conteúdo que destaca de que modo um comitê focado neste tema pode ajudar nas metas do negócio. Hoje, nosso objetivo é mostrar como um controle de ponto, tão essencial para o RH estratégico, também pode ser um aliado nessa missão.

Urgência de ações inclusivas

Ao analisar o mercado, rapidamente se descobre a urgência de implementar esse tipo de ação, tanto quando falamos de diversidade e inclusão quanto de tecnologia. Em 2023, um estudo do Governo Federal mostrou que mulheres, pretos e pardos são os que mais sofrem com desemprego no Brasil. Para você ter uma ideia, a taxa do sexo feminino é 50% maior do que a do masculino. Além disso, indivíduos que possuem deficiência ou, até mesmo, que são de determinadas religiões podem ser impactados pelo preconceito.

As diferenças demográficas culturais e pessoais também influenciam essas estatísticas, mostrando a necessidade de ações inclusivas.

Tecnologia como aliada

Agora, quando discutimos sobre tecnologia, igualmente, as iniciativas devem ser praticamente imediatas. Isso porque 86% das empresas que já utilizam people analytics na área de gente, garantem melhora na tomada de decisões. Sem falar que começam a trabalhar com ações preventivas e tornam o RH mais estratégico.

controle de ponto, colaboradores se reunindo para conversar.

Controle de ponto: saiba mais sobre essa ferramenta que impulsiona a diversidade e inclusão

Praticamente qualquer pessoa sabe o que é um controle de ponto. Afinal, quem já trabalhou como CLT conhece o dispositivo pendurado na área compartilhada dos funcionários e que registra o horário de trabalho. Porém, além de garantir que os colaboradores cumpram suas obrigações, o controle de ponto é um gerador de dados.

Transformação de dados em insights

Na prática, isso significa que todas as informações coletadas por ele são transformadas em insights. Eles, por sua vez, trazem melhorias para o time de Recursos Humanos e para toda a empresa. Ao perceber um número alto de faltas ou atrasos de um indivíduo, você pode entender os motivos do seu baixo desempenho. Se os custos de uma equipe estiverem acima do normal, a quantidade de horas extras registradas comprova a necessidade de mais mão de obra.

Decisões estratégicas e flexibilidade

Ou seja: a base para decisões importantes, que impactam nos lucros da empresa, estará por trás desse controle de jornada. Essa também é a chave para que o RH não fique preso a desenvolver folhas de pagamento ou a procurar currículos para uma contratação. Aqui, o time passa a fazer parte da inteligência estratégica, sendo crucial para os próximos passos da corporação. Além desse acesso à informação, um controle de ponto traz muita agilidade e flexibilidade. É possível utilizá-lo para armazenar documentos na nuvem com segurança e trazer mais versatilidade aos modelos de trabalho. Visto que, mesmo em trabalho remoto, os funcionários podem adicionar suas entradas e saídas, e o RH acompanha em tempo real.


Entenda como o controle de ponto fortalece a diversidade e inclusão

Bom, você viu no tópico anterior de que maneira o controle de ponto virtual é o ponto-chave para mudanças significativas dentro do RH. Mas qual é a sua relação com a diversidade e inclusão? Como ele pode fomentar essas iniciativas nas corporações? A seguir, responderemos a essas perguntas e mostraremos como você pode começar esse movimento. Veja mais!

1. Mais tempo para o time de RH

O controle de ponto começa auxiliando a diversidade e inclusão quando abre espaço na rotina para investir em ações. Afinal, sabemos que com inúmeras tarefas burocráticas e manuais, fica difícil adicionar qualquer outra ideia, mesmo que positiva, nessa lista. Entretanto, quando se pode automatizar diferentes funções, tal qual a análise do ponto e o cálculo do holerite, isso fica muito mais fácil. Assim, os membros do time conseguem criar um comitê de diversidade e avaliar os problemas existentes para implementar melhorias. Seja a formação de um canal de denúncias para casos de preconceito ou a conscientização com palestras e workshops.

2. Melhor monitoramento da felicidade dos colaboradores

Um colaborador que está insatisfeito com o seu trabalho reflete esse sentimento em suas ações. Seja com baixo desempenho, faltas, atrasos, feedbacks muito vagos ou mesmo por mudar seu comportamento com os colegas. Na maioria das vezes, essas mudanças acontecem porque ele não se sente parte do quadro de colaboradores por ser diferente. Ou, nos piores casos, porque está sofrendo algum tipo de discriminação. Além de ter os olhos atentos às situações, o RH pode usar o controle de ponto para acompanhar os indicadores. A produtividade abaixo do normal e a falta de assiduidade serão pontos de atenção. Outro tópico a ser abordado é a taxa de turnover específica para esses grupos. Será que eles acabam sofrendo mais com a demissão voluntária? Quais são os motivos? Neste momento, a vantagem é que você poderá monitorar esses números facilmente, com poucos cliques e de forma centralizada.

3. Entendimento do quadro de funcionários

O controle de ponto será efetivo, igualmente, na hora de dar um passo para trás e enxergar a taxa de diversidade e inclusão da empresa. Ao avaliar o cadastro dos colaboradores, será possível entender se o local está contratando pessoas de grupos minoritários ou não. Com essa informação, você pode adaptar fases do processo seletivo para aumentar o número de mulheres, pretos ou indivíduos com deficiência, por exemplo. Além disso, fica mais fácil compreender quais líderes precisam de maior conscientização sobre o tema. Uma maneira de aprovar essas contratações, inclusive com os diretores, é comprovar os resultados. O levantamento da McKinsey, em 2023, mostrou que empresas com grande diversidade étnica e de gênero em cargos executivos têm um desempenho acima das outras​​​​.

4. Maior flexibilidade

Quanto mais a empresa oferecer meios de aumentar o bem-estar dos funcionários, melhor. Não só para eles, que trabalharão mais felizes, mas também para os negócios. Isso porque um time satisfeito tem maior produção, engajamento e motivação. Ou seja: os resultados serão mais altos. Nesses casos, é interessante oferecer alternativas que flexibilizem a rotina da equipe. Um modelo de trabalho híbrido ou home office, a título de exemplo, é uma excelente ideia. Principalmente quando falamos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que preferem e precisam de locais mais silenciosos. Outra alternativa válida é implementar um horário reduzido. E de que forma o controle de ponto auxilia nesta opção? Com a possibilidade de registrar o expediente virtualmente, os trabalhadores podem atuar de qualquer lugar, seja de casa ou do outro lado do mundo. Mesmo assim, os líderes e o RH continuam com um monitoramento eficiente, acompanhando as informações pelo sistema que é atualizado em tempo real.

controle de ponto, fortalecendo a diversidade e inclusão, pessoas se reunidas conversando em uma mesa.

Mais pontos relevantes

De acordo com o World Economic Forum, promover a diversidade melhora a imagem da empresa, reduz conflitos internos e aumenta a criatividade e inovação dentro das equipes. Empresas com políticas de diversidade têm uma rotatividade de funcionários menor e alcançam melhores resultados financeiros devido ao clima organizacional positivo e à maior motivação dos colaboradores​​​​.

Inclusão de todas as formas de diversidade

Outro ponto importante é a inclusão de todas as formas de diversidade, como gênero, orientação sexual, etnia, pessoas com deficiência (PCDs) e diferentes gerações. Adaptar a empresa para receber esses colaboradores é crucial, como oferecer acessibilidade física e treinamentos para a equipe.

Uso de dados e métricas

Por fim, o uso de dados e métricas para avaliar a diversidade na empresa é uma prática recomendada. Isso permite monitorar o progresso das iniciativas e fazer ajustes conforme necessário para promover um ambiente mais inclusivo e equitativo​​​​.

Agora você já conhece a necessidade da diversidade e inclusão e como o controle de ponto pode significar um salto para fomentar essas iniciativas na empresa. Então, chegou o momento de dar o primeiro passo e conversar com quem é especialista no assunto. Entre em contato com a nossa equipe para tirar suas dúvidas sobre o ponto eletrônico e conhecer na íntegra como ele pode ser seu aliado. Até a próxima!


Fontes:

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