Blog

Conteúdo sobre gente e gestão

Faltas sem justificativas
Publicado 26.05.2023 em Recursos Humanos

É possível diminuir as faltas sem justificativas no trabalho?

Casamento, falecimento de familiares, alistamento eleitoral ou problemas de saúde com os filhos são ausências válidas e que, em alguns casos, podem até ser programadas. Agora, as faltas sem justificativas no trabalho geram um grande impacto negativo na empresa.

A começar pela diminuição da produtividade e da sobrecarga que causa em outros colaboradores. Afinal, alguém precisará lidar com as atividades deixadas de lado pela pessoa que não está presente. Além disso, também reflete na cultura organizacional, já que a equipe entenderá que essa é uma atitude comum e que não há penalidade para tal.

Por isso, encontrar formas de reduzir esse número é uma tarefa indispensável para qualquer companhia. Neste conteúdo, separamos algumas dicas cruciais para atingir esse objetivo. Confira!

Como o RH pode ajudar a diminuir as faltas sem justificativas no trabalho?

Antes de iniciarmos com as ações que o departamento pessoal pode colocar em prática, precisamos esclarecer o que é a falta injustificada. Em suma, refere-se ao não cumprimento do expediente, sem apresentação de um motivo previsto em lei. O Artigo 473 do Decreto Lei nº 5.452 da CLT prevê algumas situações que são permitidas e você pode conferi-las na íntegra ao clicar no link acima.

Ainda segundo as normas, vale reforçar outra diretriz da Consolidação das Leis de Trabalho. Em seu Artigo 482 do Decreto Lei nº 5.452, determina-se que as faltas sem justificativas podem, sim, gerar demissão por justa causa. Isso significa um descompromisso do funcionário com as obrigações atribuídas a ele.

Contudo, antes de tomar atitudes extremas, o ideal é entender a situação. Assim, é possível criar estratégias, para que o time tenha vontade de atuar junto à empresa e de “vestir a camisa”. Veja abaixo por onde começar!

1. Estimule a conversa entre RH e colaboradores

O primeiro ponto a ser destacado é que uma falta sem justificativas no trabalho nem sempre significa desleixo do colaborador. Portanto, é indispensável existir uma conversa entre o indivíduo e o RH para entender o contexto.

Pode ser, por exemplo, que o ambiente não esteja saudável e isso, por sua vez, não fosse perceptível para o gestor até o momento. Ou que o funcionário esteja passando por problemas de saúde mental — algo que ainda não estivesse sendo enxergado ou sequer admitido por ele. O entendimento é crucial para os profissionais desse setor e faz toda a diferença aqui.

2. Garanta que os funcionários estejam motivados

É impossível negar que as equipes precisam estar motivadas para produzir bem e, inclusive, para evitar as ausências. Logo, é responsabilidade da empresa gerar esse estímulo. Seja por meio de bons salários, premiações, folgas em dias especiais, cursos de especialização, funcionário do mês ou presentes.

Leia no blog: Quer saber como engajar os colaboradores da sua empresa? Conheça o Comunic.

3. Crie um plano de carreira

Sem visualizar um futuro dentro da companhia, fica difícil buscar um melhor desempenho e execução de suas obrigações. É por isso que ações como um plano de carreira são presentes em negócios saudáveis e lucrativos. Esse passo a passo precisa ser traçado em união do RH com os gestores de cada setor. Considerando, é claro, os cargos existentes e a evolução de cada um deles.

4. Adote a cultura do feedback

Ter acesso a seus líderes, conseguir pontuar seus desafios e seus desejos dentro do trabalho é extremamente positivo para o colaborador. Atitudes como essas, como a de incentivar o feedback frequente, mantém a motivação e mostra a preocupação da empresa com o funcionário.

Basicamente, é uma maneira de criar uma via de mão dupla em que existe consideração entre todos os envolvidos. Aqui, a equipe diminui as faltas sem justificativas no trabalho, porque se preocupa com a sua função e com os resultados. Ademais, é uma forma de apontar melhorias para o time, inclusive, o absentismo.

5. Tenha um controle de ponto efetivo

Não há como acompanhar com agilidade e assertividade as faltas sem justificativas no trabalho, se o controle de ponto é falho ou inexistente. Por isso, contar com alternativas modernas, que facilitam a rotina do RH e dão segurança ao colaborador, também é uma maneira de evitar esse problema —seja porque o monitoramento é minucioso ou pela redução de risco de fraudes.

Agora, que tal entender mais sobre esse tema? Veja nosso outro conteúdo que explica como funciona um sistema virtual de ponto.

Compartilhe nas redes


Leia mais

Saiba mais sobre a CERTPONTO e como ela impacta no seu negócio!

Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.

Entrar em contato