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Inteligência artificial no RH
Publicado 08.05.2023 em Recursos Humanos

Inteligência artificial no RH: o que você precisa saber hoje

A Inteligência Artificial no RH não é mais uma tendência para o futuro. Empresas de pequeno, médio e grande porte já aplicam diferentes ferramentas no dia a dia para agilizar o trabalho, melhorar a comunicação e ganhar assertividade. Logo, as companhias que não desejam ficar para trás devem compreender a importância desse novo recurso.

Diferente do que muitos pensam, ela não chega para substituir funcionários. Todos os benefícios gerados por esse tipo de tecnologia são oriundos da união entre “robôs” e seres humanos.

Para quem quer se manter atualizado, o texto abaixo é indispensável. Leia para conhecer o potencial da Inteligência Artificial no RH e suas aplicações.

Entenda o potencial da Inteligência Artificial no RH

Agilizar o atendimento das empresas e democratizar a criação de conteúdo são algumas das vantagens dessa tecnologia em outros setores. E, quando falamos da Inteligência Artificial no RH, o potencial de impacto positivo é igualmente gigantesco.

Para começar, o básico: é possível automatizar uma série de tarefas repetitivas e que só consomem o tempo da equipe. Um bom exemplo, aqui, são os chatbots que atendem “sozinhos” os colaboradores respondendo perguntas frequentes. Ainda, é uma grande aliada na redução da burocracia e os erros que geram retrabalho.

Outro ponto crucial, que ganha a atenção dos profissionais, é a agilidade em processos de recrutamento e seleção. Quem atua nessa área sabe como ela costuma ser intensa e complicada. Dessa forma, com a ajuda da Inteligência Artificial, perde-se menos tempo nessa função e se pode realizar contratações mais certeiras. Também podemos destacar, nesta situação, a facilidade em analisar dados e construir uma avaliação prévia dos riscos antes das tomadas de decisão.

Esses diferenciais elevam a competitividade da empresa no mercado e abrem espaço para evoluir uma das responsabilidades mais importantes do RH: a gestão de pessoas. Aqui, uma das tendências é a humanização. Contudo, com a rotina lotada de tarefas, nem sempre se consegue olhar com cuidado para essa etapa.

Por outro lado, com menos atividades e mais tecnologia — que avalia desempenho, taxa de absenteísmo e, inclusive, sentimento dos funcionários —, o cenário é diferente. O RH pode analisar esses dados para realizar feedbacks e criar estratégias que melhorem a satisfação das equipes e os indicadores do negócio. Para você ter uma ideia, até os treinamentos são potencializados a partir dessas inovações.

Saiba como a Inteligência Artificial é aplicada no setor de Departamento Pessoal

Bom, até aqui você já entendeu os benefícios que a Inteligência Artificial no RH pode gerar a todos os envolvidos. Agora, chegou o momento de conhecer suas aplicações na prática. Veja abaixo!

Contratação de novos talentos

Nesta, são inúmeras as utilidades! Em primeiro lugar, pode-se usar ferramentas, tal qual o ChatGPT, para criar descrições de vagas e palavras-chave que façam os anúncios serem vistos por mais pessoas. Assim como desenvolver feedbacks a quem não passou no teste ou descobrir as habilidades necessárias em cada vaga.

Entretanto, sua aplicabilidade não para por aí. A própria tecnologia seleciona, automaticamente, os currículos de profissionais que se encaixam melhor nos requisitos selecionados. Deste modo, o RH tem menos candidatos para avaliar e as escolhas de novos funcionários são mais assertivas.

Essas vantagens economizam não só o tempo do time, mas também o dinheiro da empresa. Afinal, sabemos o quanto o recrutamento custa para o caixa, não é mesmo?

Desenvolvimento dos funcionários

Uma equipe que não continua aprendendo, não tem como evoluir competência e a qualidade do trabalho entregue. Logo, manter todos com treinamentos e cursos em dia é fundamental.

Na prática, nem sempre é fácil aplicar essa ideia, principalmente porque é complexo entender quais pontos fortes e fracos cada pessoa precisa melhorar. Por isso, com o auxílio de softwares que monitoram os resultados, o setor de Recursos Humanos já consegue entender quais conhecimentos faltam para os colaboradores. 

Com tal informação, a organização de palestras, workshops ou cursos é mais certeira e objetiva. Inclusive, ajuda até os próprios trabalhadores que ficam motivados com aquela ação.

Controle de Jornada

Se tem uma tarefa que pode dar dor de cabeça para o RH é o controle de jornada. Ainda mais quando o ponto eletrônico não é utilizado. Não é à toa, já que o acompanhamento das entradas e saídas de forma manual é complexo e abre espaço para fraudes. Nessa realidade, é comum o cálculo de salário, horas extras e desconto apresentar falhas.

Do contrário, com a utilização da tecnologia, essa atividade se torna descomplicada e eficiente. Os colaboradores registram o expediente com facilidade, até mesmo nos modelos híbridos ou home office. Para o setor de departamento pessoal, o controle de jornada é realizado em tempo real, com dados exatos, reduzindo os riscos de processos trabalhistas.

Conheça os mitos e verdades sobre Inteligência Artificial no RH

Antes de terminar, separamos alguns mitos e verdades sobre a Inteligência Artificial no RH, para você entrar nesse mundo com as informações corretas. Confira!

O primeiro ponto que deve ser desmistificado é a ideia de que o RH será substituído por robôs. Como citamos anteriormente, essa afirmação não faz sentido. Todo o potencial da tecnologia só gera resultado com um cérebro inteligente e estratégico por trás. Existem uma série de sentimentos, percepções e insights que somente um ser humano pode gerar e que são fundamentais em qualquer empresa.

Agora, para quem acredita que a I.A. ainda é uma realidade distante, saiba que os estudos dizem o contrário. Uma pesquisa feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação mostrou que 22% das pequenas empresas já utilizam essa inovação. Quando falamos das grandes, o número é ainda maior: 37%.

Por fim, vale lembrar que a Inteligência Artificial no RH não necessita de investimentos absurdos. Algumas vezes exigirá um profissional específico, principalmente quando existem grandes volumes de dados. Apesar disso, os ganhos vindos de sua utilização compensam o valor dedicado.

Soluções como a CERTPONTO, por exemplo, elevam o padrão de controle de jornada das empresas com valores que fazem sentido para cada negócio. Você pode entrar em contato com a nossa equipe para entender mais!

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