Conhecer as tendências do RH para 2024 é praticamente uma obrigação para todos os profissionais de recursos humanos. Afinal, diferente do que muitos pensam, o trabalho não é apenas burocrático e repetitivo. Atualmente, é preciso ser antenado e estratégico devido às mudanças frequentes do segmento e às exigências do mercado.
Todos os dias, vemos novas tecnologias chegando para facilitar a rotina ou legislações que são atualizadas e impactam a empresa. Logo, quem trabalha na área necessita saber o que está acontecendo para atuar de forma eficiente e inovadora.
Hoje, vamos trazer outro conteúdo para mantê-lo atualizado, prevendo os destaques do próximo ano. Abaixo, confira as tendências do RH para 2024, divididas em 4 grandes categorias. Boa leitura!
Tendências do RH para 2024: veja no que apostar no próximo ano para acompanhar o mercado
Maior foco nas habilidades e menos nas experiências, a busca pelo alto engajamento dos funcionários e a adequação às novas gerações. Esses são alguns temas que estarão presentes na mente de quem trabalha no RH daqui para frente. Mas eles não são os únicos.
Existem tendências significativas que vão guiar as atividades e os objetivos desse setor no próximo ano. As empresas que buscam um departamento pessoal mais ativo e que contribui com as metas gerais, precisam fazer parte desse movimento. Veja mais abaixo!
Tecnologia no RH em 2024
O 2023 foi um ano em que a Inteligência Artificial teve um grande salto no Brasil, principalmente com o ChatGPT. Milhares de profissionais passaram a utilizá-lo para criar conteúdo na Internet, obter respostas rapidamente e, até, analisar dados.
No setor de Recursos Humanos, esse tipo de tecnologia é, sim, muito eficiente. Porém, não se limita somente a esses exemplos citados. No geral, essas inovações chegam para acelerar tarefas repetitivas, que atrasam a evolução dos colaboradores e a produtividade da empresa.
É claro que trabalhar nas folhas de pagamento e analisar currículos é importante. Entretanto, se existe uma ferramenta que executa esse processo com rapidez e eficácia, não há por que um funcionário perder horas com ela. Ao invés disso, ele pode ser direcionado para atividades que exigem capital humano. Confira abaixo as 2 principais tendências do RH para 2024 focadas na tecnologia!
Inteligência Artificial:aqui, as aplicações são inúmeras, tudo dependerá da necessidade e das prioridades da sua empresa. É possível utilizá-la para criar respostas frequentes e automáticas para dúvidas comuns dos colaboradores. Além disso, pode ser aplicada em processos seletivos, para selecionar talentos mais adequados aos requisitos da empresa. Por fim, vale ressaltar que é ideal para entender em que cada profissional precisa evoluir e criar jornadas de desenvolvimento personalizadas.
Gerenciamento em Nuvem:fácil de adotar e usar, ele permite o armazenamento de arquivos de forma segura e acessível. Os usuários selecionados podem acessar os documentos de qualquer lugar do mundo e, com a parceria certa, poderá centralizar essa rotina com tranquilidade. Além disso, evita uma grande quantidade de papéis e a perda de arquivos físicos ou que ficam guardados em apenas um computador. Sabia que a plataforma da CERTPONTO tem uma solução para atender essa demanda?
Bem-estar dos colaboradores também é uma tendência
63% dos profissionais sentem ansiedade todos os dias. É isso que revela a pesquisa da Vidalink apresentada pela VocêRH, que ouviu quase 9 mil pessoas. As mulheres, principalmente pela jornada dupla, são as que mais sofrem com esse problema: apenas 17% dizem se sentir tranquilas na maior parte do tempo. Contudo, os homens são impactados de maneira semelhante, tendo em vista que somente 30% não vivem com esses sintomas.
A verdade é que a saúde mental necessita ser foco das corporações e o setor de Recursos Humanos é um grande aliado nessa missão. Não é à toa que o cuidado com o bem-estar da equipe é uma das tendências do RH para 2024.
Aqui, vale uma atenção redobrada: a empresa, comumente, pode ser uma das causas do problema. Falta de liderança adequada, pressão excessiva, salários incompatíveis ou ambiente tóxico podem agravar ou gerar esses transtornos.
Logo, é papel do RH criar e fomentar uma cultura organizacional saudável, motivadora e que atraia funcionários felizes, com alto rendimento. Para isso, a estimativa é que no ano que vem os candidatos sejam atraídos por benefícios voltados a este tema. Auxílio para compra de medicamentos ou atendimento com psicólogos e psiquiatras são alguns deles. Bem como vantagens em academias e licenças flexíveis em casos de nascimento de um filho, por exemplo.
Igualmente, é importante incentivar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, especialmente nos modelos home office.Esse tipo de prática não atrasa a atuação da empresa. Muito pelo contrário: times que se sentem valorizados pela empresa, têm um rendimento maior e são mais engajados.
Diversidade nas equipes no ano que vem
A diversidade não é apenas uma pauta para entrar em modas na Internet ou fazer uma postagem inclusiva que não reflete a realidade da empresa. Essa é uma das tendências do RH para 2024 e você precisa ficar de olho para adotá-la o mais rápido possível.
Colaboradores e clientes esperam que as empresas criem medidas para contratações mais inclusivas. Isso significa considerar diferentes etnias, gêneros, origens, deficiência e orientações sexuais.
Todavia, não basta apenas buscar esses talentos, sem criar um ambiente em que as pessoas se sintam confortáveis e aceitas. Novamente, é necessário que a cultura organizacional seja fomentada para conscientizar a todos e garantir que cargos e se apresentem salários justos. Você pode criar programas de treinamento no tema, comitês de diversidade e, até, metas de acompanhamento das ações implementadas. Sabia que existem leis nas quais os softwares precisam seguir para poder atender pessoas com deficiência? A CERTPONTO está continuamente fazendo melhorias para oferecer a melhor experiência aos usuários portadores de deficiência.
Trabalho remoto ainda em pauta
As novas modalidades de trabalho ganharam força com a pandemia e, se depender das estimativas, elas continuarão intactas. E não é para menos: de acordo com o estudo da ICRG, 76% dos funcionários preferem o modelo híbrido, 18%, o home office e 6%, o presencial. Assim, as tendências do RH para 2024 mostram que é necessário encontrar medidas flexíveis. Tanto para reter talentos quanto para contratar com mais facilidade e manter a produtividade da empresa em alta.
Nesse caso, o processo dependerá de como sua empresa atua hoje. Caso ainda não exista a possibilidade do trabalho à distância, faça uma pesquisa com os profissionais e entenda quais são suas vontades. Recolha esses feedbacks para entender os caminhos possíveis.
É claro que é preciso compreender que mudanças serão exigidas dentro da companhia para que o trabalho não seja afetado. E, a 4 mãos, líderes e RH precisam mapear os desafios encontrados para eliminá-los. A atuação remota faz, sim, parte do presente e do futuro. Mas precisa ser implementada com cuidado para manter o alinhamento dos times e o controle de jornada.
Relógio de ponto e ponto on-line servem para registrar os horários de trabalho. Contudo, cada um tem suas características. Leia o texto e saiba mais!
Saiba mais sobre a CERTPONTO e como ela impacta no seu negócio!
Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.
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auxiliando a melhor a forma que o website funciona e como as informações são organizadas e exibidas. Nós
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e páginas e para outros tipos de levantamento estatísticos.
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Tipo de cookie
Finalidade
Estritamente necessário
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CERTPONTO
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e
como está
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possuam relevância no site, como, por exemplo, lembrar o visitante dos artigos que ele já consumiu ou do
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qualquer tempo, para permitir a contínua melhoria de seus produtos e serviços. Por isso, recomendamos visitar
periodicamente esta página para que tenha conhecimento sobre as modificações.
Política de Privacidade de Dados
Nós da CERTPONTO oferecemos uma plataforma digital para proporcionar
às empresas maior gestão, economia, mobilidade, flexibilidade, proximidade e segurança, através da nossa solução
que oferece marcações de ponto; gestão compartilhada das jornadas de trabalho com pessoas chave nas equipes;
controle de ponto; gestão, organização e armazenamento de documentos, e muito mais.
Estamos comprometidos em resguardar a proteção dos Dados Pessoais das pessoas físicas que interajam
com nosso Website e páginas. Assim, “Você”, Titular de dados, tem o direito e o dever de realizar a leitura
completa deste documento a qualquer momento para entender como agimos.
Aqui, você encontrará as informações sobre como os seus dados pessoais são coletados, usados,
compartilhados e armazenados por meio do nosso Website.
Caso você não concorde com esta Política, por favor não continue disponibilizando os seus
dados e
interrompa o uso do nosso Website.
1. Quais são os dados pessoais tratados pela CERTPONTO?
Os Dados Pessoais tratados pela CERTPONTO podem variar de acordo com o tipo de interação com nossos
Sites e a categoria de titular de dados a qual pertence, conforme a classificação do item “Titulares de Dados
Pessoais” e podem ser obtidos diretamente do Titular, obtidos de terceiros ou coletados de modo automático.
Os Dados Pessoais podem envolver:
Informações de acesso, como histórico de navegação, interação com conteúdo e
visualização
de páginas;
Informações de contato, como nome completo, endereço de e-mail, telefone, celular;
Informações de navegação e do dispositivo, como endereço de IP, datas e horários de
acesso, informações do
dispositivo, dados de cookies;
Informações profissionais, como cargo e empresa na qual o Titular trabalha ou mantém
relação profissional;
Nós não coletamos necessariamente todos os dados aqui identificados. Os Dados Pessoais coletados
irão depender da interação com os nossos Sites e Serviços.
Nós tratamos os Dados Pessoais de algumas categorias de pessoas – Titulares de Dados Pessoais. Isso
significa que o nosso Titular (“Você”) pode se encaixar em uma ou mais dessas categorias, que dividimos entre: (a)
Visitantes e (b) Leads CERTPONTO.
Os Visitantes são aqueles titulares de Dados Pessoais que visitam ou acessam os Sites ou páginas da CERTPONTO;
Os Leads CERTPONTO são os contatos ou possíveis clientes da CERTPONTO que interagiram ou interagem com o nosso
conteúdo através do preenchimento de páginas de contato, de páginas de agendamento de demonstração, de páginas
de inscrição para recebimento de newsletter ou conteúdos úteis em seus meios de contato, e/ou outras situações
que envolvam a divulgação e promoção dos nossos serviços.
2. Como tratamos os seus dados pessoais?
A. Dados de Visitantes
Tratamento e finalidade. Ao acessar e navegar nos sites e páginas da
CERTPONTO, podemos
coletar e tratar alguns
dados pessoais com a finalidade de viabilizar seu acesso aos nossos Sites e de melhorar nossas estratégias de
marketing e promoção dos nossos Serviços, para que nossa comunicação através dos Sites e contato com Você esteja
sempre em desenvolvimento.
Para facilitar, de forma objetiva, a sua visualização de como e para qual finalidade podemos tratar
os seus dados neste contexto você pode consultar a tabela exemplificativa a seguir:
Finalidade do processamento dos dados pessoais
Dados pessoais tratados
Base Legal
Acesso ao website
Informações de acesso
Informações de navegação e do dispositivo
Execução de contrato
A utilização de cookies no nosso Website e páginas também envolve o tratamento de dados pessoais.
Para entender mais sobre o que são, quais cookies utilizamos no Website e páginas da CERTPONTO, e como apagá-los
ou bloqueá-los acesse nossa Política de Cookies.
B. Dados de Leads Certponto
Tratamento e finalidade. Nós também tratamos Dados Pessoais quando o Você entra em contato conosco
através formulário da web, páginas do Website ou landing pages da CERTPONTO, quando interage com conteúdo de
posts, entre outros meios de contato que possam estar vinculados ao nosso Website e páginas. Esse tratamento
inclui as finalidades de possibilitar que seja encaminhada resposta à sua solicitação, de enviar comunicações por
e-mail que consideramos que possam ser úteis para Você, de promover os nossos Serviços e de, caso Você demonstre
interesse, apresentar uma proposta comercial dos nossos Serviços.
Nessas situações, alguns exemplos dos dados envolvidos nas atividades de tratamento, bem como suas
finalidades e bases legais são as seguintes:
Finalidade do processamento dos dados pessoais
Exemplo
Dados pessoais tratados*
Base Legal
Divulgação dos serviços da CERTPONTO
Quando Você preenche um formulário informando que deseja ter acesso a materiais como
ebooks ou que deseja receber nossos conteúdos por e-mail, ou ainda, quando Nós promovemos campanhas de
marketing acerca dos nossos Serviços.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Informações de acesso
Informações de navegação e do dispositivo
Legítimo interesse
Envio de comunicações
Quando Você aceita que Nós enviemos materiais, conteúdos e notícias que acharmos que
serão úteis para Você.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Legítimo interesse
Venda dos serviços da CERTPONTO
Quando Nós entrarmos em contato com Você para apresentar uma proposta comercial.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Legítimo interesse
Atendimento ao público
Quando Você entra em contato conosco através dos nossos contatos, como contato através
do nosso formulário de contato para agendamento de uma demonstração.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Legítimo interesse
Melhoria da divulgação dos serviços da CERTPONTO
Quando Nós analisamos nossas ações de marketing para melhorar nossas estratégias de
marketing, e isso pode incluir o acesso a Dados Pessoais
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Informações de acesso
Informações de navegação e do dispositivo
Legítimo interesse
* Mais exemplos de dados que se enquadram dentro de informações cadastrais, profissionais,
bancárias, de acesso, de navegação e do dispositivo estão elencados no item “Dados Pessoais tratados”. Nós
também podemos tratar outros dados pessoais que Você venha a nos fornecer além dos mencionados na planilha
em questão.
3. Como utilizamos cookies?
O que são cookies?
Cookies são pequenos arquivos de texto localizados no navegador do visitante. Eles são usados para
auxiliar o visitante a navegar nos sites com mais eficiência e executar determinadas funções.
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retorna ao mesmo site poderá ser identificado pelo site pois o navegador informará a existência ou não dos
cookies. Vale ressaltar que os cookies não são criados apenas pelo site em que se está navegando, mas também por
outros sites que exibem anúncios, widgets e outros elementos na página carregada.
O termo cookie compreende outras tecnologias como pixel tags, identificadores de dispositivo móvel
e armazenamentos na web.
Além disso, possuem finalidades de acordo com a sua coleta, como:
Os cookies estritamente necessários para a utilização do serviço como o de sessão de usuário;
Os cookies de desempenho que coletam informações dos visitantes para melhor performance do website;
Os cookies de funcionalidade que permitem com que o site memorize as escolhas que o visitante faz;
Os cookies de direcionamento ou publicidade que são utilizados para fornecer anúncios mais relevantes e
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Tipo de cookie
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Estritamente necessário
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CERTPONTO
possa oferecer os
serviços solicitados.
Desempenho/análise
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e
como está
funcionando, analisamos os dados para manter, operar ou melhorar nossos serviços.
Funcionais
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preferências
possuam relevância no site, como, por exemplo, lembrar o visitante dos artigos que ele já consumiu ou do
conteúdo que já acessou.
Como gerenciar suas preferências
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A configuração de recusa de cookies pode impossibilitar o acesso a todos os recursos dos sites da
CERTPONTO.
4. Bases legais de tratamento
Base legais utilizadas. Todo e qualquer tratamento de dados pessoais realizado pela CERTPONTO é
fundamentado em uma base legal prevista na legislação aplicável. As bases legais utilizadas pela CERTPONTO podem
variar de acordo com o contexto de tratamento. Nós utilizamos as seguintes bases legais:
Execução do Contrato: Quando a CERTPONTO realiza o tratamento de dados pessoais em
razão da execução e/ou preparação de Contrato;
Exercício regular de direitos: Quando existir a necessidade de tratar dados pessoais
em função de ação judicial, procedimento administrativo ou arbitral;
Cumprimento de obrigação legal ou regulatória: Quando a CERTPONTO é obrigada a
realizar o tratamento de dados pessoais por força de determinação legal ou regulatória;
Legítimo interesse: Quando a CERTPONTO decide realizar o tratamento de dados para
atender seus legítimos interesses, sendo que tais atividades de tratamentos passaram, antes de serem
implementadas na empresa, por análise minuciosa envolvendo a avaliação da necessidade e finalidade do
tratamento, da expectativa do titular de dados envolvido quanto ao tratamento dos dados pessoais e da
proporcionalidade em relação a garantia dos direitos dos titulares de dados.
4. Com quem a CERTPONTO compartilha os seus dados?
Compartilhamento de Dados Pessoais. Para possibilitar a execução das atividades de tratamento, a
CERTPONTO pode compartilhar alguns dos Dados Pessoais coletados com terceiros. Para a compreensão de tais
relações, você pode visualizar na tabela abaixo os destinatários dos compartilhamentos e as razões pelas quais
isso acontece.
Destinatários
Razões de Compartilhamento
Prestadores de Serviços
Nós utilizamos plataformas para operacionalizar alguns processos dentro da CERTPONTO.
Os dados podem ser compartilhados com essas plataformas que contribuem em processos que auxiliam o
fornecimento da nossa solução e os processos de vendas, marketing, sucesso do cliente, por exemplo. Só
compartilhamos o necessário para oferecer um serviço mais completo.
Autoridades de Proteção de Dados Pessoais e Ações Judiciais
Caso sejamos demandados por Autoridades de Proteção de Dados ou na hipótese de Ação
Judicial, podemos compartilhar seus dados por exigência legal, nos termos da legislação que se aplica, ou
para fins de exercício regular de direitos.
5. Quais são seus direitos como titular de dados?
5.1. Conheça seus direitos
Conheça, conforme a tabela abaixo, quais são os seus direitos, baseados nos fundamentos da
legislação de proteção de dados pessoais.
Direitos fundamentais
Aplicabilidade Prática
Confirmação da existência de tratamento
O titular tem o direito de saber se da existência ou não de tratamento de seus dados
pessoais, o que deve ser informado pela CERTPONTO, caso demandada, em atendimento a solicitação do titular.
Acesso
O titular terá acesso facilitado às informações (tanto eletrônico como impresso) sobre
o tratamento de seus dados e sobre quais os dados pessoais, especificamente, que estão sob “guarda” da
CERTPONTO.
Retificação
O titular poderá solicitar para retificar/corrigir os seus dados pessoais que estão por
alguma razão incompletos, inexatos ou desatualizados.
Eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
O titular tem direito à eliminação, bloqueio ou anonimização de dados desnecessários,
excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto em Lei.
Eliminação de dados tratados com base no consentimento
O titular tem direito à eliminação de seus dados pessoais, caso estes sejam tratados
apenas com base no consentimento. Havendo outra base legal a justificar a retenção do dado, ou havendo
alguma das hipóteses do art. 16 da LGPD, os dados podem ser mantidos.
Explicação e informação
O titular tem direito à informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento
e sobre as consequências da negativa assim como sobre as entidades públicas e privadas com as quais o
controlador realizou uso compartilhado de dados.
Revogação do consentimento
Direito de revogar o consentimento uma vez obtido do titular para tratamento de seus
dados pessoais.
Revisão de Decisões Automatizadas
O titular dos dados tem direito a solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente
com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses, incluídas as decisões
destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua
personalidade.
Portabilidade
O titular de dados tem o direito de portabilidade de seus dados a outro fornecedor de
serviço ou produto, mediante requisição expressa.
5.2 - Solicitações
Caso o titular de dados tenha alguma dúvida sobre o tratamento de dados que Nós realizamos ou queira
exercer algum dos seus direitos, de acordo com a legislação aplicável, é possível realizar uma solicitação. O
titular pode, por exemplo, requerer o acesso, a retificação ou a exclusão dos seus dados pessoais.
A solicitação relativa a quaisquer destes direitos deve ser requisitada através deste endereço de
e-mail: privacidade@certponto.com.br.
6. Por quanto tempo os seus dados pessoais serão armazenados?
6.1. Período de tratamento
Os Dados Pessoais indicados nesta Política, serão tratados por Nós, de acordo com a lei, até que
alguma dessas hipóteses ocorra:
A finalidade do tratamento seja alcançada;
Os dados deixem de ser necessários ou pertinentes ao alcance da finalidade proposta;
eja exercido o direito de exclusão dos Dados Pessoais do Titular de dados, no caso de não existir outras
finalidades que justifiquem sua manutenção, como alguma obrigação legal ou regulatória, e/ou no caso de
tratamento de dados baseado apenas no consentimento;
Sobrevenha eventual penalização aplicada pelo órgão responsável por fiscalizar a legislação aplicável;
Ainda, em situações específicas, a CERTPONTO e seus Prestadores de Serviços poderão conservar dados
pessoais
mesmo após as hipóteses de término do tratamento, em razão de cumprimento de obrigação legal ou regulatória.
Nesses casos, os dados pessoais serão armazenados pelo tempo necessário para cumprimento da obrigação legal ou
regulatória, sempre em local seguro e com acesso segmentado.
7. Mudanças e adaptações nesta Política
Atualizações desta Política de Privacidade. Estamos em constante desenvolvimento, então algumas
mudanças ou adaptações podem ser realizadas nesta Política. Por este motivo, é importante que Você a verifique de
forma recorrente ao utilizar o nosso Website e páginas.
8. Como entrar em contato com a CERTPONTO?
Entre em contato. Nós cumprimos com toda a legislação brasileira aplicável à proteção e privacidade
de dados. Dúvidas ou solicitações sobre qualquer item desta política podem ser encaminhadas ao e-mail privacidade@certponto.com.br.
Glossário
Serviços: Referem-se aos serviços prestados pela CERTPONTO, envolvendo o fornecimento da plataforma CERTPONTO,
que oferece funcionalidades como marcações de ponto; gestão compartilhada das jornadas de trabalho com pessoas
chave nas equipes; controle de ponto; gestão, organização e armazenamento de documentos, entre outros.
Website e páginas ou apenas Website: Inclui as páginas que estejam vinculadas ao website da CERTPONTO, além de
outras páginas de titularidade da empresa, não necessariamente vinculadas a este website, mas que são divulgadas
através dele, das redes sociais da CERTPONTO ou de outros meios de divulgação oficiais da CERTPONTO;
Titulares de Dados Pessoais, ou simplesmente Titulares: São as pessoas físicas a quem se referem os dados
pessoais que são objeto de tratamento
Visitantes: São aqueles titulares de Dados Pessoais que visitam ou acessam os Sites ou páginas da CERTPONTO;
Leads CERTPONTO: São os contatos ou possíveis clientes da CERTPONTO que interagiram ou interagem com o nosso
conteúdo através do preenchimento de páginas de contato, de páginas de agendamento de demonstração, de páginas
de inscrição para recebimento de newsletter ou conteúdos úteis em seus meios de contato, e/ou outras situações
que envolvam a divulgação e promoção dos nossos Serviços;
Inclusive e Incluindo: significam “inclusive, sem limite” e “incluindo, sem limite”, respectivamente;
O singular inclui o plural e vice-versa e cada gênero inclui o outro;
Os Aditivos, Anexos, Cronogramas, Comunicações, Informes e quaisquer outros apensos, disposições e documentos
integram a presente Política de Privacidade e têm o mesmo efeito como se estivessem expressamente incluídos no
corpo desta Política, sendo que qualquer menção a um inclui uma menção aos demais;