Blog

Conteúdo sobre gente e gestão

A importância da análise de dados no RH: como tomar decisões baseadas em evidências?
Publicado 01.08.2023 em Recursos Humanos

Análise de dados no RH: como tomar decisões baseadas em evidências?

Atualmente, um dos bens mais valiosos é a informação e todo profissional antenado no mercado tem consciência disso. Seja quando falamos de estratégias de marketing, conhecimento do cliente para argumentos comerciais ou análise de dados no RH, para potencializar o trabalho no setor.

A tecnologia não deixa espaço para achismos e erros oriundos de decisões sem embasamento. Além disso, as empresas que não souberem utilizar sua expertise estratégica e seu capital humano para se diferenciar dos concorrentes, podem ficar para trás.

A área de Recursos Humanos direciona uma série de decisões dentro do negócio como um todo e, por isso, não deve haver dúvidas nela. Neste conteúdo, mostraremos como funciona a análise de dados no RH e quais são os benefícios de implementá-la o quanto antes. Boa leitura!

Leia também: ChatGPT para RH: o que é e como aplicar.

O que é a análise de dados no RH e qual sua importância para o setor?

Esqueça aquela história de passar horas trabalhando em folhas de pagamento ou na busca de currículos para recrutamento. Com a tecnologia fazendo parte do dia a dia, as tarefas burocráticas são delegadas à Inteligência Artificial e outras ferramentas tecnológicas. Isso quer dizer que os trabalhadores terão função estratégica, tal qual a de análise de dados no RH.

Basicamente, trata-se de um processo para coletar informações e entendê-las para gerar insights sobre o negócio. Daremos um exemplo, a fim de que você entenda melhor.

Imagine você descobrir que os indicadores de turnover aumentaram, significativamente, nos últimos anos. Dentre os principais motivos, estão a falta de benefícios e de plano de carreira.

Em um cenário sem análise de dados no RH, talvez essa informação nem tenha sido descoberta. Ou os líderes podem ter suposto apenas que a contratação não foi efetiva, como também que a pessoa não fazia sentido com a cultura da empresa. Novos funcionários seriam selecionados e o ciclo continuaria.

Agora, com o conhecimento certo em mãos, sabe-se a razão exata do problema. E, assim, é possível orientar os diretores a oferecer mais clareza quanto ao crescimento dentro da companhia. Além disso, o RH pode trabalhar em busca de mais benefícios de acordo com o que os colaboradores gostariam. A empresa cresce, mantém bons talentos, dá mais resultado e o trabalho de Recursos Humanos ganha destaque.

Essa foi uma maneira de ilustrar a atuação, mas não é a única. A análise de dados no RH também pode ser aplicada à melhora na taxa de absenteísmo, contratações e treinamentos. Bem como o tão buscado engajamento de colaboradores e diversas outras atividades.

Quais são os benefícios da análise de dados no RH?

O primeiro ponto positivo que você deve ter em mente é a atualização de acordo com o mercado. Segundo uma pesquisa do InfoJobs, 61% dos profissionais já usavam a análise de dados no RH para tomar decisões em 2021. Ou seja: quem não adota essa técnica hoje, está atrasado.

Para além disso, podemos destacar a otimização de processos, o aumento da produtividade e a redução de custos. De início, porque as descobertas geradas serão fundamentais no aperfeiçoamento dos fluxos que não funcionam. Será possível entender, por exemplo, quais obstáculos, em recrutamento e seleção, fazem-na ser tão demorada, de modo a, então, agilizá-la.

A redução de custos,bastante procurada por empresas de qualquer segmento, também é uma vantagem. Isso porque valores que antes eram dedicados a projetos falhos, agora, serão bem investidos e trarão retornos, praticamente, certeiros. No mais, custos altos com processo seletivo, treinamentos e desligamentos acabam diminuindo quando a atuação do RH é mais precisa.

A produtividade, sem dúvidas, merece destaque aqui. Visto que a equipe não foca só em executar processos sem fundamentos, e sim em estratégias alinhadas com os objetivos. Você verá colaboradores mais motivados e engajados com o propósito.

Antes de terminar, o suporte à tomada de decisões precisa ser ressaltado. Não haverá mais a possibilidade de escolher caminhos, porque alguém acha que é o correto. Os números irão nortear os próximos passos, fundamentados em evidências. Inclusive, essa prática auxilia a aprimorar a visualização e o monitoramento de indicadores do próprio RH, com intuito de garantir o desenvolvimento do time.

Neste momento, seu próximo passo é encontrar softwares que apoiam a análise de dados no RH. E, sem dúvidas, a CERTPONTO pode ajudar nessa missão. Leia nosso outro conteúdo para entender as 6 soluções que possuímos que vão além do controle de ponto. Até mais!

Compartilhe nas redes


Leia mais

Saiba mais sobre a CERTPONTO e como ela impacta no seu negócio!

Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.

Entrar em contato