Employer Branding: 4 ações para fortalecer a estratégia na empresa
Todo bom gestor sabe que, para além da imagem externa, a percepção interna conta muito. Afinal, os colaboradores da empresa são reflexos dos princípios e valores da marca. E não é só isso, já que eles também atuam como defensores da marca que representam. O impacto aparece tanto no marketing quanto nas entregas para os clientes. E é pensando nessas questões que surge o conceito de Employer Branding, cada vez mais importante para o RH.
O foco dessa estratégia é aperfeiçoar os processos de atração, recrutamento e retenção de talentos para que sejam cada vez mais alinhados à companhia. Ou seja, tanto na hora de contratar quanto de manter os que já estão. Basicamente, o que o Employer Branding faz é utilizar um conjunto de técnicas para criar uma imagem positiva na empresa como ambiente de trabalho.
A fim de entender o porquê de implementar e como agregar valor ao funcionário, trouxemos 4 ações para colocar em prática. Confira o artigo e aproveite!
Você já deve ter visto empresas com uma grande rotatividade de funcionários, não é mesmo? É fato que não podemos generalizar e afirmar que todas possuem problemas organizacionais (organização, poucos benefícios, gestão, entre outros), pois há casos em que a própria categoria não é favorável ao desenvolvimento de uma carreira. Então, não tem jeito: o turnover faz parte das rotinas empresariais.
Para contornar esses desafios, o Employer Branding surge como ferramenta necessária. Aqui, seria preciso realizar um melhor recrutamento para garantir que as expectativas sejam atendidas ao mesmo tempo em que se implementam benefícios, estratégias de comunicação e outras formas de retenção.
Além disso, quanto melhores as condições, mais currículos de excelência chegarão nos processos seletivos, pois ótimos profissionais se atraem por ótimas organizações. E você ainda pode levar em conta o aumento do engajamento do colaborador, que terá mais disposição e ânimo para realizar as demandas.
Ou seja, a permanência de pessoal e melhores entregas são alguns motivos muito importantes para recorrer ao Employer Branding. Portanto, o RH, juntamente a outras áreas, precisa repensar a cultura organizacionale criar novas formas de agir. Para ajudar você, listamos algumas ações que auxiliam nesse momento.
Veja 4 ações para fortalecer o Employer Branding
1. Desenvolver a cultura organizacional
Como mencionamos antes, uma etapa fundamental de qualquer mudança corporativa é a cultura. Para isso, primeiro, é preciso garantir que ela esteja bem definida. Após, é necessário melhorá-la ou mudá-la para se tornar mais inclusiva, engajadora e alinhada aos objetivos. Depois, é claro, é preciso repassá-la para a equipe. Logo, utiliza-se treinamentos, capacitações, ações de integração, etc.
2. Adeque o onboarding de novos colaboradores
O onboarding é fundamental para que o novo funcionário tenha a maior quantidade de informações e, por consequência, uma melhor rotina.
Uma dica para esse primeiro contato “oficial” entre o colaborador e a sua empresa é transformá-lo em uma experiência especial para todos os envolvidos. Veja, a seguir, algumas sugestões que separamos:
Utilize o primeiro dia de trabalho para apresentar a empresa: convide colaboradores de diferentes setores para falarem um pouco sobre o dia a dia profissional;
Bate-papo com o CEO: agende um encontro entre a liderança e o novo time contratado para que haja um momento de integração e maior conhecimento sobre o propósito da empresa;
Apresente o “buddy” ao novo colaborador: muitas empresas costumam indicar um colega de trabalho para ajudar na fase de adaptação ao novo desafio profissional. Mostre ao contratado quem será o seu buddy (parceiro) nesta jornada.
Dessa forma, dá para diminuir o turnover, impulsionando o Employer Branding.
3. Faça feedbacks
Uma boa conversa pode evitar muito atrito, e o feedback é a prova. Deixe momentos marcados no cronograma para realizar essas conversas com os colaboradores. Não precisa durar muito, mas deve ser feito de forma positiva a fim de melhorar o funcionamento do trabalho. Se colocado em prática da maneira correta, o feedback vai ajudar a corrigir pequenos erros antes que eles se tornem grandes.
4. Invista em comunicação interna
Outra forma de comunicação é a interna, ou endomarketing. Nesse caso, é possível utilizar uma ferramenta de comunicação para trocar informações e ajudar a manter os times mais próximos das lideranças. Assim, o diálogo funciona mesmo que o trabalho seja remoto e de modo mais fluido e ágil.
Ainda, outro passo para fortalecer o Employer Branding é por meio da valorização do colaborador. Portanto, quando for planejar as ações, pensar de que forma fazer ele se sentir cada vez mais parte do que constrói todos os dias. Plano de carreira e bonificações são alguns exemplos que já comprovaram dar certo.
Como você pôde ver, fortalecer o Employer Branding não é tão difícil, mas é necessário atenção e planejamento. Siga essas dicas e os resultados serão muito positivos para a empresa! Continue acompanhando o blog da CERTPONTO regularmente para mais insights.
A diversidade étnica é um assunto cada vez mais importante dentro das empresas. Inclusive, já é um diferencial do mercado. Saiba mais neste artigo.
Saiba mais sobre a CERTPONTO e como ela impacta no seu negócio!
Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.
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com nosso Website e páginas. Assim, “Você”, Titular de dados, tem o direito e o dever de realizar a leitura
completa deste documento a qualquer momento para entender como agimos.
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Os Dados Pessoais tratados pela CERTPONTO podem variar de acordo com o tipo de interação com nossos
Sites e a categoria de titular de dados a qual pertence, conforme a classificação do item “Titulares de Dados
Pessoais” e podem ser obtidos diretamente do Titular, obtidos de terceiros ou coletados de modo automático.
Os Dados Pessoais podem envolver:
Informações de acesso, como histórico de navegação, interação com conteúdo e
visualização
de páginas;
Informações de contato, como nome completo, endereço de e-mail, telefone, celular;
Informações de navegação e do dispositivo, como endereço de IP, datas e horários de
acesso, informações do
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Informações profissionais, como cargo e empresa na qual o Titular trabalha ou mantém
relação profissional;
Nós não coletamos necessariamente todos os dados aqui identificados. Os Dados Pessoais coletados
irão depender da interação com os nossos Sites e Serviços.
Nós tratamos os Dados Pessoais de algumas categorias de pessoas – Titulares de Dados Pessoais. Isso
significa que o nosso Titular (“Você”) pode se encaixar em uma ou mais dessas categorias, que dividimos entre: (a)
Visitantes e (b) Leads CERTPONTO.
Os Visitantes são aqueles titulares de Dados Pessoais que visitam ou acessam os Sites ou páginas da CERTPONTO;
Os Leads CERTPONTO são os contatos ou possíveis clientes da CERTPONTO que interagiram ou interagem com o nosso
conteúdo através do preenchimento de páginas de contato, de páginas de agendamento de demonstração, de páginas
de inscrição para recebimento de newsletter ou conteúdos úteis em seus meios de contato, e/ou outras situações
que envolvam a divulgação e promoção dos nossos serviços.
2. Como tratamos os seus dados pessoais?
A. Dados de Visitantes
Tratamento e finalidade. Ao acessar e navegar nos sites e páginas da
CERTPONTO, podemos
coletar e tratar alguns
dados pessoais com a finalidade de viabilizar seu acesso aos nossos Sites e de melhorar nossas estratégias de
marketing e promoção dos nossos Serviços, para que nossa comunicação através dos Sites e contato com Você esteja
sempre em desenvolvimento.
Para facilitar, de forma objetiva, a sua visualização de como e para qual finalidade podemos tratar
os seus dados neste contexto você pode consultar a tabela exemplificativa a seguir:
Finalidade do processamento dos dados pessoais
Dados pessoais tratados
Base Legal
Acesso ao website
Informações de acesso
Informações de navegação e do dispositivo
Execução de contrato
A utilização de cookies no nosso Website e páginas também envolve o tratamento de dados pessoais.
Para entender mais sobre o que são, quais cookies utilizamos no Website e páginas da CERTPONTO, e como apagá-los
ou bloqueá-los acesse nossa Política de Cookies.
B. Dados de Leads Certponto
Tratamento e finalidade. Nós também tratamos Dados Pessoais quando o Você entra em contato conosco
através formulário da web, páginas do Website ou landing pages da CERTPONTO, quando interage com conteúdo de
posts, entre outros meios de contato que possam estar vinculados ao nosso Website e páginas. Esse tratamento
inclui as finalidades de possibilitar que seja encaminhada resposta à sua solicitação, de enviar comunicações por
e-mail que consideramos que possam ser úteis para Você, de promover os nossos Serviços e de, caso Você demonstre
interesse, apresentar uma proposta comercial dos nossos Serviços.
Nessas situações, alguns exemplos dos dados envolvidos nas atividades de tratamento, bem como suas
finalidades e bases legais são as seguintes:
Finalidade do processamento dos dados pessoais
Exemplo
Dados pessoais tratados*
Base Legal
Divulgação dos serviços da CERTPONTO
Quando Você preenche um formulário informando que deseja ter acesso a materiais como
ebooks ou que deseja receber nossos conteúdos por e-mail, ou ainda, quando Nós promovemos campanhas de
marketing acerca dos nossos Serviços.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Informações de acesso
Informações de navegação e do dispositivo
Legítimo interesse
Envio de comunicações
Quando Você aceita que Nós enviemos materiais, conteúdos e notícias que acharmos que
serão úteis para Você.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Legítimo interesse
Venda dos serviços da CERTPONTO
Quando Nós entrarmos em contato com Você para apresentar uma proposta comercial.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Legítimo interesse
Atendimento ao público
Quando Você entra em contato conosco através dos nossos contatos, como contato através
do nosso formulário de contato para agendamento de uma demonstração.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Legítimo interesse
Melhoria da divulgação dos serviços da CERTPONTO
Quando Nós analisamos nossas ações de marketing para melhorar nossas estratégias de
marketing, e isso pode incluir o acesso a Dados Pessoais
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Informações de acesso
Informações de navegação e do dispositivo
Legítimo interesse
* Mais exemplos de dados que se enquadram dentro de informações cadastrais, profissionais,
bancárias, de acesso, de navegação e do dispositivo estão elencados no item “Dados Pessoais tratados”. Nós
também podemos tratar outros dados pessoais que Você venha a nos fornecer além dos mencionados na planilha
em questão.
3. Como utilizamos cookies?
O que são cookies?
Cookies são pequenos arquivos de texto localizados no navegador do visitante. Eles são usados para
auxiliar o visitante a navegar nos sites com mais eficiência e executar determinadas funções.
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retorna ao mesmo site poderá ser identificado pelo site pois o navegador informará a existência ou não dos
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outros sites que exibem anúncios, widgets e outros elementos na página carregada.
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Além disso, possuem finalidades de acordo com a sua coleta, como:
Os cookies estritamente necessários para a utilização do serviço como o de sessão de usuário;
Os cookies de desempenho que coletam informações dos visitantes para melhor performance do website;
Os cookies de funcionalidade que permitem com que o site memorize as escolhas que o visitante faz;
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serviços solicitados.
Desempenho/análise
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funcionando, analisamos os dados para manter, operar ou melhorar nossos serviços.
Funcionais
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Como gerenciar suas preferências
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CERTPONTO.
4. Bases legais de tratamento
Base legais utilizadas. Todo e qualquer tratamento de dados pessoais realizado pela CERTPONTO é
fundamentado em uma base legal prevista na legislação aplicável. As bases legais utilizadas pela CERTPONTO podem
variar de acordo com o contexto de tratamento. Nós utilizamos as seguintes bases legais:
Execução do Contrato: Quando a CERTPONTO realiza o tratamento de dados pessoais em
razão da execução e/ou preparação de Contrato;
Exercício regular de direitos: Quando existir a necessidade de tratar dados pessoais
em função de ação judicial, procedimento administrativo ou arbitral;
Cumprimento de obrigação legal ou regulatória: Quando a CERTPONTO é obrigada a
realizar o tratamento de dados pessoais por força de determinação legal ou regulatória;
Legítimo interesse: Quando a CERTPONTO decide realizar o tratamento de dados para
atender seus legítimos interesses, sendo que tais atividades de tratamentos passaram, antes de serem
implementadas na empresa, por análise minuciosa envolvendo a avaliação da necessidade e finalidade do
tratamento, da expectativa do titular de dados envolvido quanto ao tratamento dos dados pessoais e da
proporcionalidade em relação a garantia dos direitos dos titulares de dados.
4. Com quem a CERTPONTO compartilha os seus dados?
Compartilhamento de Dados Pessoais. Para possibilitar a execução das atividades de tratamento, a
CERTPONTO pode compartilhar alguns dos Dados Pessoais coletados com terceiros. Para a compreensão de tais
relações, você pode visualizar na tabela abaixo os destinatários dos compartilhamentos e as razões pelas quais
isso acontece.
Destinatários
Razões de Compartilhamento
Prestadores de Serviços
Nós utilizamos plataformas para operacionalizar alguns processos dentro da CERTPONTO.
Os dados podem ser compartilhados com essas plataformas que contribuem em processos que auxiliam o
fornecimento da nossa solução e os processos de vendas, marketing, sucesso do cliente, por exemplo. Só
compartilhamos o necessário para oferecer um serviço mais completo.
Autoridades de Proteção de Dados Pessoais e Ações Judiciais
Caso sejamos demandados por Autoridades de Proteção de Dados ou na hipótese de Ação
Judicial, podemos compartilhar seus dados por exigência legal, nos termos da legislação que se aplica, ou
para fins de exercício regular de direitos.
5. Quais são seus direitos como titular de dados?
5.1. Conheça seus direitos
Conheça, conforme a tabela abaixo, quais são os seus direitos, baseados nos fundamentos da
legislação de proteção de dados pessoais.
Direitos fundamentais
Aplicabilidade Prática
Confirmação da existência de tratamento
O titular tem o direito de saber se da existência ou não de tratamento de seus dados
pessoais, o que deve ser informado pela CERTPONTO, caso demandada, em atendimento a solicitação do titular.
Acesso
O titular terá acesso facilitado às informações (tanto eletrônico como impresso) sobre
o tratamento de seus dados e sobre quais os dados pessoais, especificamente, que estão sob “guarda” da
CERTPONTO.
Retificação
O titular poderá solicitar para retificar/corrigir os seus dados pessoais que estão por
alguma razão incompletos, inexatos ou desatualizados.
Eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
O titular tem direito à eliminação, bloqueio ou anonimização de dados desnecessários,
excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto em Lei.
Eliminação de dados tratados com base no consentimento
O titular tem direito à eliminação de seus dados pessoais, caso estes sejam tratados
apenas com base no consentimento. Havendo outra base legal a justificar a retenção do dado, ou havendo
alguma das hipóteses do art. 16 da LGPD, os dados podem ser mantidos.
Explicação e informação
O titular tem direito à informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento
e sobre as consequências da negativa assim como sobre as entidades públicas e privadas com as quais o
controlador realizou uso compartilhado de dados.
Revogação do consentimento
Direito de revogar o consentimento uma vez obtido do titular para tratamento de seus
dados pessoais.
Revisão de Decisões Automatizadas
O titular dos dados tem direito a solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente
com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses, incluídas as decisões
destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua
personalidade.
Portabilidade
O titular de dados tem o direito de portabilidade de seus dados a outro fornecedor de
serviço ou produto, mediante requisição expressa.
5.2 - Solicitações
Caso o titular de dados tenha alguma dúvida sobre o tratamento de dados que Nós realizamos ou queira
exercer algum dos seus direitos, de acordo com a legislação aplicável, é possível realizar uma solicitação. O
titular pode, por exemplo, requerer o acesso, a retificação ou a exclusão dos seus dados pessoais.
A solicitação relativa a quaisquer destes direitos deve ser requisitada através deste endereço de
e-mail: privacidade@certponto.com.br.
6. Por quanto tempo os seus dados pessoais serão armazenados?
6.1. Período de tratamento
Os Dados Pessoais indicados nesta Política, serão tratados por Nós, de acordo com a lei, até que
alguma dessas hipóteses ocorra:
A finalidade do tratamento seja alcançada;
Os dados deixem de ser necessários ou pertinentes ao alcance da finalidade proposta;
eja exercido o direito de exclusão dos Dados Pessoais do Titular de dados, no caso de não existir outras
finalidades que justifiquem sua manutenção, como alguma obrigação legal ou regulatória, e/ou no caso de
tratamento de dados baseado apenas no consentimento;
Sobrevenha eventual penalização aplicada pelo órgão responsável por fiscalizar a legislação aplicável;
Ainda, em situações específicas, a CERTPONTO e seus Prestadores de Serviços poderão conservar dados
pessoais
mesmo após as hipóteses de término do tratamento, em razão de cumprimento de obrigação legal ou regulatória.
Nesses casos, os dados pessoais serão armazenados pelo tempo necessário para cumprimento da obrigação legal ou
regulatória, sempre em local seguro e com acesso segmentado.
7. Mudanças e adaptações nesta Política
Atualizações desta Política de Privacidade. Estamos em constante desenvolvimento, então algumas
mudanças ou adaptações podem ser realizadas nesta Política. Por este motivo, é importante que Você a verifique de
forma recorrente ao utilizar o nosso Website e páginas.
8. Como entrar em contato com a CERTPONTO?
Entre em contato. Nós cumprimos com toda a legislação brasileira aplicável à proteção e privacidade
de dados. Dúvidas ou solicitações sobre qualquer item desta política podem ser encaminhadas ao e-mail privacidade@certponto.com.br.
Glossário
Serviços: Referem-se aos serviços prestados pela CERTPONTO, envolvendo o fornecimento da plataforma CERTPONTO,
que oferece funcionalidades como marcações de ponto; gestão compartilhada das jornadas de trabalho com pessoas
chave nas equipes; controle de ponto; gestão, organização e armazenamento de documentos, entre outros.
Website e páginas ou apenas Website: Inclui as páginas que estejam vinculadas ao website da CERTPONTO, além de
outras páginas de titularidade da empresa, não necessariamente vinculadas a este website, mas que são divulgadas
através dele, das redes sociais da CERTPONTO ou de outros meios de divulgação oficiais da CERTPONTO;
Titulares de Dados Pessoais, ou simplesmente Titulares: São as pessoas físicas a quem se referem os dados
pessoais que são objeto de tratamento
Visitantes: São aqueles titulares de Dados Pessoais que visitam ou acessam os Sites ou páginas da CERTPONTO;
Leads CERTPONTO: São os contatos ou possíveis clientes da CERTPONTO que interagiram ou interagem com o nosso
conteúdo através do preenchimento de páginas de contato, de páginas de agendamento de demonstração, de páginas
de inscrição para recebimento de newsletter ou conteúdos úteis em seus meios de contato, e/ou outras situações
que envolvam a divulgação e promoção dos nossos Serviços;
Inclusive e Incluindo: significam “inclusive, sem limite” e “incluindo, sem limite”, respectivamente;
O singular inclui o plural e vice-versa e cada gênero inclui o outro;
Os Aditivos, Anexos, Cronogramas, Comunicações, Informes e quaisquer outros apensos, disposições e documentos
integram a presente Política de Privacidade e têm o mesmo efeito como se estivessem expressamente incluídos no
corpo desta Política, sendo que qualquer menção a um inclui uma menção aos demais;