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Employer Branding
Publicado 24.03.2023 em Recursos Humanos

Employer Branding: 4 ações para fortalecer a estratégia na empresa

Todo bom gestor sabe que, para além da imagem externa, a percepção interna conta muito. Afinal, os colaboradores da empresa são reflexos dos princípios e valores da marca. E não é só isso, já que eles também atuam como defensores da marca que representam. O impacto aparece tanto no marketing quanto nas entregas para os clientes. E é pensando nessas questões que surge o conceito de Employer Branding, cada vez mais importante para o RH.

O foco dessa estratégia é aperfeiçoar os processos de atração, recrutamento e retenção de talentos para que sejam cada vez mais alinhados à companhia. Ou seja, tanto na hora de contratar quanto de manter os que já estão. Basicamente, o que o Employer Branding faz é utilizar um conjunto de técnicas para criar uma imagem positiva na empresa como ambiente de trabalho.

A fim de entender o porquê de implementar e como agregar valor ao funcionário, trouxemos 4 ações para colocar em prática. Confira o artigo e aproveite!

Case de sucesso: Confira como ajudamos uma multinacional a se adequar ao controle de ponto eletrônico.

Entenda por que recorrer ao Employer Branding

Você já deve ter visto empresas com uma grande rotatividade de funcionários, não é mesmo? É fato que não podemos generalizar e afirmar que todas possuem problemas organizacionais (organização, poucos benefícios, gestão, entre outros), pois há casos em que a própria categoria não é favorável ao desenvolvimento de uma carreira. Então, não tem jeito: o turnover faz parte das rotinas empresariais.

Para contornar esses desafios, o Employer Branding surge como ferramenta necessária. Aqui, seria preciso realizar um melhor recrutamento para garantir que as expectativas sejam atendidas ao mesmo tempo em que se implementam benefícios, estratégias de comunicação e outras formas de retenção.

Além disso, quanto melhores as condições, mais currículos de excelência chegarão nos processos seletivos, pois ótimos profissionais se atraem por ótimas organizações. E você ainda pode levar em conta o aumento do engajamento do colaborador, que terá mais disposição e ânimo para realizar as demandas.

Ou seja, a permanência de pessoal e melhores entregas são alguns motivos muito importantes para recorrer ao Employer Branding. Portanto, o RH, juntamente a outras áreas, precisa repensar a cultura organizacional e criar novas formas de agir. Para ajudar você, listamos algumas ações que auxiliam nesse momento.

Veja 4 ações para fortalecer o Employer Branding

1. Desenvolver a cultura organizacional

Como mencionamos antes, uma etapa fundamental de qualquer mudança corporativa é a cultura. Para isso, primeiro, é preciso garantir que ela esteja bem definida. Após, é necessário melhorá-la ou mudá-la para se tornar mais inclusiva, engajadora e alinhada aos objetivos. Depois, é claro, é preciso repassá-la para a equipe. Logo, utiliza-se treinamentos, capacitações, ações de integração, etc.

2. Adeque o onboarding de novos colaboradores

O onboarding é fundamental para que o novo funcionário tenha a maior quantidade de informações e, por consequência, uma melhor rotina.

Uma dica para esse primeiro contato “oficial” entre o colaborador e a sua empresa é transformá-lo em uma experiência especial para todos os envolvidos. Veja, a seguir, algumas sugestões que separamos:

  • Utilize o primeiro dia de trabalho para apresentar a empresa: convide colaboradores de diferentes setores para falarem um pouco sobre o dia a dia profissional;
  • Bate-papo com o CEO: agende um encontro entre a liderança e o novo time contratado para que haja um momento de integração e maior conhecimento sobre o propósito da empresa;
  • Apresente o “buddy” ao novo colaborador: muitas empresas costumam indicar um colega de trabalho para ajudar na fase de adaptação ao novo desafio profissional. Mostre ao contratado quem será o seu buddy (parceiro) nesta jornada.

Dessa forma, dá para diminuir o turnover, impulsionando o Employer Branding.

3. Faça feedbacks

Uma boa conversa pode evitar muito atrito, e o feedback é a prova. Deixe momentos marcados no cronograma para realizar essas conversas com os colaboradores. Não precisa durar muito, mas deve ser feito de forma positiva a fim de melhorar o funcionamento do trabalho. Se colocado em prática da maneira correta, o feedback vai ajudar a corrigir pequenos erros antes que eles se tornem grandes.

4. Invista em comunicação interna

Outra forma de comunicação é a interna, ou endomarketing. Nesse caso, é possível utilizar uma ferramenta de comunicação para trocar informações e ajudar a manter os times mais próximos das lideranças. Assim, o diálogo funciona mesmo que o trabalho seja remoto e de modo mais fluido e ágil.

Ainda, outro passo para fortalecer o Employer Branding é por meio da valorização do colaborador. Portanto, quando for planejar as ações, pensar de que forma fazer ele se sentir cada vez mais parte do que constrói todos os dias. Plano de carreira e bonificações são alguns exemplos que já comprovaram dar certo.

Como você pôde ver, fortalecer o Employer Branding não é tão difícil, mas é necessário atenção e planejamento. Siga essas dicas e os resultados serão muito positivos para a empresa! Continue acompanhando o blog da CERTPONTO regularmente para mais insights.

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