Blog

Conteúdo sobre gente e gestão

reduzir custos em RH
Publicado 20.12.2022 em Tecnologia

Como reduzir custos em RH com a tecnologia?

Diminuir gastos está sempre na lista de metas de qualquer empresa. Afinal, tão importante quanto lucrar é evitar desperdícios. Ainda mais porque ambos contribuem para uma melhor saúde financeira. Para chegar a esse objetivo, o uso de tecnologia é uma grande aliada. Com ela, é possível automatizar e otimizar os processos, o que ajuda a reduzir custos em RH.

Até porque economizar, aumentar a produtividade e eficiência da equipe, bem como controlar melhor os recursos, é indispensável para estar à frente da concorrência. Por isso, neste artigo, mostraremos em que áreas a tecnologia atua para melhorar a vida do RH. É claro, sem deixar de lado as vantagens que ela traz. Fique de olho e aproveite!

Veja no blog: Reduzir custos operacionais: como a tecnologia pode ajudar a sua empresa?

Em que áreas a tecnologia ajuda a reduzir custos em RH?

O setor de RH é um dos mais exigidos dentro das empresas. Seja com atividades imersivas, controle da jornada de trabalho, preenchimento de formulários e outros. Sem contar os recrutamentos, pesquisas de qualidade e a construção da cultura corporativa.

Pensando na variedade de responsabilidades, indicamos sempre o uso de tecnologia para executar os processos. Principalmente as que se integram entre si e com o restante da companhia. Desse modo, as funções são só serão realizadas de forma ágil e excelente, como serão comunicadas com rapidez sempre que necessário. Isso porque a comunicação interna é um dos pilares do setor.

Todas essas ações resultarão em diálogo, procedimentos otimizados e irão reduzir custos em RH. Quer exemplos práticos? Abaixo, confira alguns exemplos de como a tecnologia pode ser utilizada.

Melhoria da experiência dos funcionários

Neste ponto, a tecnologia abre espaço para uma comunicação efetiva, como falamos anteriormente. Isso significa espaços para uma melhor interlocução entre líder e liderado, diminuindo falhas na troca de informações. Também, ela traz possibilidade de fazer pesquisas de satisfação constantemente e ações de endomarketing por meio de ferramentas.

Quando o time de RH contribui com o desenvolvimento profissional do colaborador, a tendência é que ele aumente o seu engajamento com a empresa. Por esse motivo, o uso de ferramentas, como um gerenciador de produtividade, pode ajudá-lo a melhorar o seu autogerenciamento e autoeficácia para as demandas do dia a dia. Claro que não podemos desconsiderar que feedbacks, mentorias e treinamentos devem fazer parte desse processo.

 

O resultado disso tudo é um colaborador que se sente ouvido e atendido, portanto, satisfeito com o local de trabalho. Assim, ele se dedicará às funções ao máximo e produzirá bem mais. Não precisamos nem comentar que isso ajudará a reduzir custos em RH.

Fortalecimento da cultura corporativa

A tecnologia tem papel fundamental na estruturação de uma cultura organizacional forte. Isso porque ela impacta desde os processos de base até os de gerência, melhorando a capacidade comunicativa e os lucros. Então, se parte da função do RH é fortalecer a cultura e os laços empresariais, utilizar a tecnologia vai acelerar esse trabalho. Por consequência, será possível reduzir custos em RH ao diminuir ações específicas.

Mas talvez você ainda esteja se perguntando como utilizar tecnologia para essa finalidade e nós vamos trazer um exemplo: gamification. Também conhecida como gamificação, seu propósito é utilizar a interface de jogos para realizar tarefas, com direito a desafios e até mesmo benefícios para o colaborador. A partir da interação, há o fortalecimento da cultura organizacional na prática, pois há alinhamento entre o profissional e os valores da companhia, além de estímulo ao crescimento profissional e à produtividade.

Redução do turnover

Um dos principais desafios dos profissionais de Recursos Humanos é lidar com a saída precoce de talentos. Além de gerar consequências à produtividade, também há os custos com o desligamento e futuras admissões. Por isso, quando a empresa aposta na tecnologia para acompanhar indicadores de RH, é possível tomar decisões baseadas em dados, o que pode ajudar a reduzir consideravelmente a margem de erro.

Menos burocracia

Uma das propostas da tecnologia é simplificar o cotidiano corporativo. Nada de usar vários documentos, passar por várias pessoas e setores. A ideia é conseguir resolver o problema facilmente, com um fluxo de trabalho acessível. Ademais, essa característica tem papel fundamental na segurança jurídica, como a adequação a normas específicas, como a LGPD. E isso se explica pelo fato de que é mais difícil burlar arquivos que não passaram por vários lugares e estão devidamente criptografados.

Controle de ponto certeiro

Uma das atividades essenciais é o controle da jornada de trabalho. Ele permite saber como está a atuação do colaborador, organizar os pagamentos no fim do mês e planejar férias, só para citar alguns exemplos. Para tanto, considere o uso de um sistema virtual de ponto. Com isso, você terá mobilidade, proteção e facilidade.

Leve em conta outras características na hora de escolher, como: integração, comunicação, tratamento de ponto e adequação à legislação, como a Portaria 671/2021. Recomendamos conhecer a plataforma CERTPONTO e ver como ela auxilia a reduzir custos em RH.

Como você pôde ver, aderir à tecnologia já é pré-requisito para atuação no mercado. E mesmo dentro do RH, isso não é diferente. Acesse nosso site e conheça todos os benefícios.

Compartilhe nas redes


Leia mais

Saiba mais sobre a CERTPONTO e como ela impacta no seu negócio!

Quando se trata de gestão do ponto e de tempo, cada negócio possui características e necessidades únicas! É por isso que a plataforma possui módulos, para que a escolha seja para o que realmente fará diferença para cada negócio.

Entrar em contato