A liberdade de expressão no trabalho pode gerar justa causa?
Diferente de fazer uma sugestão aos chefes ou conversar com alguém de confiança, utilizar termos ofensivos sobre a empresa pode gerar demissão por justa causa. Seja no dia a dia ou na internet, afinal, já passou o tempo que as postagens no meio digital passavam impunes. Mas, então, qual o limite da liberdade de expressão no trabalho?
Como nem sempre é fácil encontrar essa resposta, criamos este conteúdo para auxiliar os líderes e profissionais de Recursos Humanos. Aqui, explicaremos o que realmente é a liberdade de expressão no trabalho, o que a lei diz sobre as penalidades e como evitar problemas. Boa leitura!
Qual o limite da liberdade de expressão no trabalho?
Achar pontos de melhorias em processos e produtos, bem como dar feedbacks construtivos, é uma prática aceitável na maioria dos locais. Inclusive, pode ser até incentivada. Contudo, demonstrar esse tipo de descontentamento com sugestões de soluções é diferente de criar intrigas, ofensas ou discriminações, por exemplo.
Atualmente, vê-se muitas pessoas utilizando da “liberdade de expressão no trabalho” para cometer crimes, como comentários misóginos ou racistas. Por isso, é importante ressaltar que há sim limites e punições para esses comportamentos.Tanto em uma conversa no refeitório ou em comentários nas redes sociais.
Para deixar mais nítida a questão, veja essa situação recente. O mundo inteiro acompanhou a busca pelos homens que estavam dentro do submarino da OceanGate Expeditions e que, infelizmente, implodiu ao chegar próximo ao Titanic.
Entretanto, nem todo mundo sabe que em 2018 um funcionário da companhia foi demitido após relatar sérios problemas em um relatório de inspeção de qualidade. Neste caso, o objetivo não era estragar a imagem da empresa, mas sim evitar danos sérios como o ocorrido. Ou seja: sua demissão não é justificável.
Por outro lado, quando uma pessoa do time resolve reclamar do chefe no Twitter ou fazer comentários homofóbicos, a postagem pode causar seu desligamento. Todos os dias, vemos milhares de notícias de casos como esse sendo divulgados.
Não é à toa, já que, na contratação, cria-se uma relação de confiança e sinceridade entre as partes. E, quando a imagem da empresa é afetada, esse vínculo também é. Sem falar, é claro, que algumas vezes a atitude é considerada uma violação das leis, trabalhistas ou não.
Quais são as diretrizes sobre liberdade de expressão no trabalho previstas na lei?
Bom, entendemos até aqui que a liberdade de expressão no trabalho não abre espaço para certos tipos de comportamento. Mas, na prática, como diferenciar o que pode e o que não pode? O caminho é seguir a lei!
Para começar, vale lembrar que a nossa Constituição tem, sim, diretrizes que prevêem a liberdade de expressão. O artigo 5, inciso IX, deixa esse ponto bem explicado. Contudo, o inciso X ressalta que não se pode violar a honra, a imagem e a vida privada das pessoas.
Quando falamos do ambiente corporativo, a CLT também traz suas contribuições. O artigo 482 garante que algumas condutas podem gerar o término do contrato com justa causa.
Em suma, qualquer ato lesivo da honra (ou da boa fama) e ofensas físicas, realizados no serviço contra uma pessoa física ou jurídica, são proibidos. Seja a um colega de trabalho ou aos superiores e empregadores. Aqui, a única exceção são os casos de legítima defesa própria ou de outro indivíduo. Ainda, o artigo 462 da CLT aborda a possibilidade de desconto financeiro em cenários em que o empregado gerou prejuízos à empresa.
É interessante que, hoje, não existem leis específicas para o meio digital.Mesmo assim, se comprovado o descumprimento descrito acima, as punições serão aplicadas. Dessa forma, é importante lembrar que a internet não é mais vista como “terra de ninguém”. Na verdade, é mais fácil que uma mensagem problemática chegue a milhares de pessoas neste formato.
Mau comportamento na rede social dos empregadores, fotos do ambiente de trabalho, comentários maldosos e ofensivos são alguns casos do que é proibido. Para comprovar o ato, podem ser utilizadas fotos, conversas dentro da empresa ou postagens, por exemplo.
É primordial saber como lidar com essas adversidades. Porém, como impedir que elas aconteçam? Contamos a seguir!
Como evitar que a liberdade de expressão seja utilizada de forma errada na sua empresa?
Melhor do que demitir os funcionários por atitudes ruins, é evitar que elas ocorram. Inicialmente, vale melhorar o processo de seleção e recrutamento para ter certeza que as novas pessoas terão fit cultural com a empresa. Uma maneira de atingir esse objetivo sem perder muito tempo é utilizando a Inteligência Artificial.
Além disso, os hábitos incentivados e não incentivados pela companhia devem estar muito claros de acordo com a cultura organizacional. Pode ser diretamente no contrato, mas também é interessante criar palestras, eventos e workshops que apresentem e instiguem o comportamento adequado. Igualmente, insira as correções necessárias nos feedbacks programados. Lembre-se: é dever da empresa mostrar ao colaborador quais valores devem ser praticados.
Muitas vezes, a demissão por justa causa acontece, porque o colaborador fez uma reclamação sobre atitudes do superior ou sobrecarga de trabalho. Logo, faz toda a diferença mostrar que as sugestões de melhorias são bem-vindas independentemente do cargo.
Talvez, se tivesse a abertura para uma conversa sincera com o gestor, aquela queixa que foi parar na internet não chegaria a público. Por consequência, a imagem da marca continuaria intacta.
Com um maior entendimento sobre a liberdade de expressão no trabalho, fica mais fácil para o RH tratar cada caso de forma assertiva. Contudo, este não é o único ponto para ter atenção atualmente. O Governo está prestes a aprovar uma lei que aumenta a multa para o descumprimento da igualdade salarial para mulheres. Leia nosso conteúdo e saiba como se manter dentro das diretrizes. Até a próxima!
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Finalidade
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acesso, informações do
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relação profissional;
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significa que o nosso Titular (“Você”) pode se encaixar em uma ou mais dessas categorias, que dividimos entre: (a)
Visitantes e (b) Leads CERTPONTO.
Os Visitantes são aqueles titulares de Dados Pessoais que visitam ou acessam os Sites ou páginas da CERTPONTO;
Os Leads CERTPONTO são os contatos ou possíveis clientes da CERTPONTO que interagiram ou interagem com o nosso
conteúdo através do preenchimento de páginas de contato, de páginas de agendamento de demonstração, de páginas
de inscrição para recebimento de newsletter ou conteúdos úteis em seus meios de contato, e/ou outras situações
que envolvam a divulgação e promoção dos nossos serviços.
2. Como tratamos os seus dados pessoais?
A. Dados de Visitantes
Tratamento e finalidade. Ao acessar e navegar nos sites e páginas da
CERTPONTO, podemos
coletar e tratar alguns
dados pessoais com a finalidade de viabilizar seu acesso aos nossos Sites e de melhorar nossas estratégias de
marketing e promoção dos nossos Serviços, para que nossa comunicação através dos Sites e contato com Você esteja
sempre em desenvolvimento.
Para facilitar, de forma objetiva, a sua visualização de como e para qual finalidade podemos tratar
os seus dados neste contexto você pode consultar a tabela exemplificativa a seguir:
Finalidade do processamento dos dados pessoais
Dados pessoais tratados
Base Legal
Acesso ao website
Informações de acesso
Informações de navegação e do dispositivo
Execução de contrato
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B. Dados de Leads Certponto
Tratamento e finalidade. Nós também tratamos Dados Pessoais quando o Você entra em contato conosco
através formulário da web, páginas do Website ou landing pages da CERTPONTO, quando interage com conteúdo de
posts, entre outros meios de contato que possam estar vinculados ao nosso Website e páginas. Esse tratamento
inclui as finalidades de possibilitar que seja encaminhada resposta à sua solicitação, de enviar comunicações por
e-mail que consideramos que possam ser úteis para Você, de promover os nossos Serviços e de, caso Você demonstre
interesse, apresentar uma proposta comercial dos nossos Serviços.
Nessas situações, alguns exemplos dos dados envolvidos nas atividades de tratamento, bem como suas
finalidades e bases legais são as seguintes:
Finalidade do processamento dos dados pessoais
Exemplo
Dados pessoais tratados*
Base Legal
Divulgação dos serviços da CERTPONTO
Quando Você preenche um formulário informando que deseja ter acesso a materiais como
ebooks ou que deseja receber nossos conteúdos por e-mail, ou ainda, quando Nós promovemos campanhas de
marketing acerca dos nossos Serviços.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Informações de acesso
Informações de navegação e do dispositivo
Legítimo interesse
Envio de comunicações
Quando Você aceita que Nós enviemos materiais, conteúdos e notícias que acharmos que
serão úteis para Você.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Legítimo interesse
Venda dos serviços da CERTPONTO
Quando Nós entrarmos em contato com Você para apresentar uma proposta comercial.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Legítimo interesse
Atendimento ao público
Quando Você entra em contato conosco através dos nossos contatos, como contato através
do nosso formulário de contato para agendamento de uma demonstração.
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Legítimo interesse
Melhoria da divulgação dos serviços da CERTPONTO
Quando Nós analisamos nossas ações de marketing para melhorar nossas estratégias de
marketing, e isso pode incluir o acesso a Dados Pessoais
Informações cadastrais, como nome e endereço de e-mail
Informações profissionais como cargo e empresa na qual o Lead CERTPONTO trabalha
Informações de acesso
Informações de navegação e do dispositivo
Legítimo interesse
* Mais exemplos de dados que se enquadram dentro de informações cadastrais, profissionais,
bancárias, de acesso, de navegação e do dispositivo estão elencados no item “Dados Pessoais tratados”. Nós
também podemos tratar outros dados pessoais que Você venha a nos fornecer além dos mencionados na planilha
em questão.
3. Como utilizamos cookies?
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4. Bases legais de tratamento
Base legais utilizadas. Todo e qualquer tratamento de dados pessoais realizado pela CERTPONTO é
fundamentado em uma base legal prevista na legislação aplicável. As bases legais utilizadas pela CERTPONTO podem
variar de acordo com o contexto de tratamento. Nós utilizamos as seguintes bases legais:
Execução do Contrato: Quando a CERTPONTO realiza o tratamento de dados pessoais em
razão da execução e/ou preparação de Contrato;
Exercício regular de direitos: Quando existir a necessidade de tratar dados pessoais
em função de ação judicial, procedimento administrativo ou arbitral;
Cumprimento de obrigação legal ou regulatória: Quando a CERTPONTO é obrigada a
realizar o tratamento de dados pessoais por força de determinação legal ou regulatória;
Legítimo interesse: Quando a CERTPONTO decide realizar o tratamento de dados para
atender seus legítimos interesses, sendo que tais atividades de tratamentos passaram, antes de serem
implementadas na empresa, por análise minuciosa envolvendo a avaliação da necessidade e finalidade do
tratamento, da expectativa do titular de dados envolvido quanto ao tratamento dos dados pessoais e da
proporcionalidade em relação a garantia dos direitos dos titulares de dados.
4. Com quem a CERTPONTO compartilha os seus dados?
Compartilhamento de Dados Pessoais. Para possibilitar a execução das atividades de tratamento, a
CERTPONTO pode compartilhar alguns dos Dados Pessoais coletados com terceiros. Para a compreensão de tais
relações, você pode visualizar na tabela abaixo os destinatários dos compartilhamentos e as razões pelas quais
isso acontece.
Destinatários
Razões de Compartilhamento
Prestadores de Serviços
Nós utilizamos plataformas para operacionalizar alguns processos dentro da CERTPONTO.
Os dados podem ser compartilhados com essas plataformas que contribuem em processos que auxiliam o
fornecimento da nossa solução e os processos de vendas, marketing, sucesso do cliente, por exemplo. Só
compartilhamos o necessário para oferecer um serviço mais completo.
Autoridades de Proteção de Dados Pessoais e Ações Judiciais
Caso sejamos demandados por Autoridades de Proteção de Dados ou na hipótese de Ação
Judicial, podemos compartilhar seus dados por exigência legal, nos termos da legislação que se aplica, ou
para fins de exercício regular de direitos.
5. Quais são seus direitos como titular de dados?
5.1. Conheça seus direitos
Conheça, conforme a tabela abaixo, quais são os seus direitos, baseados nos fundamentos da
legislação de proteção de dados pessoais.
Direitos fundamentais
Aplicabilidade Prática
Confirmação da existência de tratamento
O titular tem o direito de saber se da existência ou não de tratamento de seus dados
pessoais, o que deve ser informado pela CERTPONTO, caso demandada, em atendimento a solicitação do titular.
Acesso
O titular terá acesso facilitado às informações (tanto eletrônico como impresso) sobre
o tratamento de seus dados e sobre quais os dados pessoais, especificamente, que estão sob “guarda” da
CERTPONTO.
Retificação
O titular poderá solicitar para retificar/corrigir os seus dados pessoais que estão por
alguma razão incompletos, inexatos ou desatualizados.
Eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
O titular tem direito à eliminação, bloqueio ou anonimização de dados desnecessários,
excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto em Lei.
Eliminação de dados tratados com base no consentimento
O titular tem direito à eliminação de seus dados pessoais, caso estes sejam tratados
apenas com base no consentimento. Havendo outra base legal a justificar a retenção do dado, ou havendo
alguma das hipóteses do art. 16 da LGPD, os dados podem ser mantidos.
Explicação e informação
O titular tem direito à informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento
e sobre as consequências da negativa assim como sobre as entidades públicas e privadas com as quais o
controlador realizou uso compartilhado de dados.
Revogação do consentimento
Direito de revogar o consentimento uma vez obtido do titular para tratamento de seus
dados pessoais.
Revisão de Decisões Automatizadas
O titular dos dados tem direito a solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente
com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses, incluídas as decisões
destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua
personalidade.
Portabilidade
O titular de dados tem o direito de portabilidade de seus dados a outro fornecedor de
serviço ou produto, mediante requisição expressa.
5.2 - Solicitações
Caso o titular de dados tenha alguma dúvida sobre o tratamento de dados que Nós realizamos ou queira
exercer algum dos seus direitos, de acordo com a legislação aplicável, é possível realizar uma solicitação. O
titular pode, por exemplo, requerer o acesso, a retificação ou a exclusão dos seus dados pessoais.
A solicitação relativa a quaisquer destes direitos deve ser requisitada através deste endereço de
e-mail: privacidade@certponto.com.br.
6. Por quanto tempo os seus dados pessoais serão armazenados?
6.1. Período de tratamento
Os Dados Pessoais indicados nesta Política, serão tratados por Nós, de acordo com a lei, até que
alguma dessas hipóteses ocorra:
A finalidade do tratamento seja alcançada;
Os dados deixem de ser necessários ou pertinentes ao alcance da finalidade proposta;
eja exercido o direito de exclusão dos Dados Pessoais do Titular de dados, no caso de não existir outras
finalidades que justifiquem sua manutenção, como alguma obrigação legal ou regulatória, e/ou no caso de
tratamento de dados baseado apenas no consentimento;
Sobrevenha eventual penalização aplicada pelo órgão responsável por fiscalizar a legislação aplicável;
Ainda, em situações específicas, a CERTPONTO e seus Prestadores de Serviços poderão conservar dados
pessoais
mesmo após as hipóteses de término do tratamento, em razão de cumprimento de obrigação legal ou regulatória.
Nesses casos, os dados pessoais serão armazenados pelo tempo necessário para cumprimento da obrigação legal ou
regulatória, sempre em local seguro e com acesso segmentado.
7. Mudanças e adaptações nesta Política
Atualizações desta Política de Privacidade. Estamos em constante desenvolvimento, então algumas
mudanças ou adaptações podem ser realizadas nesta Política. Por este motivo, é importante que Você a verifique de
forma recorrente ao utilizar o nosso Website e páginas.
8. Como entrar em contato com a CERTPONTO?
Entre em contato. Nós cumprimos com toda a legislação brasileira aplicável à proteção e privacidade
de dados. Dúvidas ou solicitações sobre qualquer item desta política podem ser encaminhadas ao e-mail privacidade@certponto.com.br.
Glossário
Serviços: Referem-se aos serviços prestados pela CERTPONTO, envolvendo o fornecimento da plataforma CERTPONTO,
que oferece funcionalidades como marcações de ponto; gestão compartilhada das jornadas de trabalho com pessoas
chave nas equipes; controle de ponto; gestão, organização e armazenamento de documentos, entre outros.
Website e páginas ou apenas Website: Inclui as páginas que estejam vinculadas ao website da CERTPONTO, além de
outras páginas de titularidade da empresa, não necessariamente vinculadas a este website, mas que são divulgadas
através dele, das redes sociais da CERTPONTO ou de outros meios de divulgação oficiais da CERTPONTO;
Titulares de Dados Pessoais, ou simplesmente Titulares: São as pessoas físicas a quem se referem os dados
pessoais que são objeto de tratamento
Visitantes: São aqueles titulares de Dados Pessoais que visitam ou acessam os Sites ou páginas da CERTPONTO;
Leads CERTPONTO: São os contatos ou possíveis clientes da CERTPONTO que interagiram ou interagem com o nosso
conteúdo através do preenchimento de páginas de contato, de páginas de agendamento de demonstração, de páginas
de inscrição para recebimento de newsletter ou conteúdos úteis em seus meios de contato, e/ou outras situações
que envolvam a divulgação e promoção dos nossos Serviços;
Inclusive e Incluindo: significam “inclusive, sem limite” e “incluindo, sem limite”, respectivamente;
O singular inclui o plural e vice-versa e cada gênero inclui o outro;
Os Aditivos, Anexos, Cronogramas, Comunicações, Informes e quaisquer outros apensos, disposições e documentos
integram a presente Política de Privacidade e têm o mesmo efeito como se estivessem expressamente incluídos no
corpo desta Política, sendo que qualquer menção a um inclui uma menção aos demais;